UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

17 de mai. de 2012

VISITA NA SALA DE AULA


                A professora Silvana atualmente está coordenadora, e acompanha nosso trabalho no turno da manhã. Sabe dos “problemas” que temos ao tentar engajar todos os alunos no que é inerente a escola ( aprender, aprender e aprender...). Como notamos mudanças significativas e estávamos indo para a 4ª aula do jogo Decifrando a Senha, pensamos:
- Porque não convidar alguém da escola para jogar?  Alguém que não participa da formação e não conhece o jogo. Alguém que não se importa em aprender com os alunos. Alguém que tenha a visão do que é uma sala de aula, e alguém que conhece a turma, para que possa perceber o crescimento?
Então convidamos! Para primeira hora da manhã.
 Lançamos desafios, permitimos que a convidada fizesse uma proposição de senha, que usasse a Mesa de Jogo, que participasse da mediação, da transcendência. A aula foi PLANEJADA para uma hora, e foi!

Vale a pena ler o depoimento de nossa convidada! 

                “ Hoje fui convidada para participar do jogo “ Descobrindo a Senha”, no 5º ano A, da professora Nalu.
                É um jogo de raciocínio e atenção. Fiquei encantada com a dinâmica.
                Os alunos que me explicaram as regras e o que deveria fazer. Ficou evidente a compreensão que tinham do jogo.
                Me chamou atenção quando dei uma “ pista” e um dos alunos, que numa outra atividade que participei se mostrou muito tímido, desvendou a senha com rapidez e desenvoltura.
                Isso comprova que os jogos favorecem, e muito, o crescimento do aluno como um todo. O respeito que tiveram um com o outro, esperando sua vez de falar e de fazer a atividade (proposição), aceitando a sugestão de colegas como possibilidades, demonstra que meu encanto tem razão de ser.
                Quando há organização, planejamento e o professor está motivado, ele transmite aos alunos e tudo flui de maneira mais tranquila e os resultados aparecem.”
                                                                                                                         Professora Silvana Lima, Coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário