A professora Silvana atualmente está coordenadora, e acompanha nosso
trabalho no turno da manhã. Sabe dos “problemas” que temos ao tentar engajar
todos os alunos no que é inerente a escola ( aprender, aprender e aprender...).
Como notamos mudanças significativas e estávamos indo para a 4ª aula do jogo
Decifrando a Senha, pensamos:
- Porque não convidar alguém da escola para jogar? Alguém que não participa da formação e não
conhece o jogo. Alguém que não se importa em aprender com os alunos. Alguém que
tenha a visão do que é uma sala de aula, e alguém que conhece a turma, para que
possa perceber o crescimento?
Então convidamos! Para primeira hora da manhã.
Lançamos desafios,
permitimos que a convidada fizesse uma proposição de senha, que usasse a Mesa
de Jogo, que participasse da mediação, da transcendência. A aula foi PLANEJADA
para uma hora, e foi!
Vale a pena ler o depoimento de nossa convidada!
“
Hoje fui convidada para participar do jogo “ Descobrindo a Senha”, no 5º ano A,
da professora Nalu.
É um jogo de
raciocínio e atenção. Fiquei encantada com a dinâmica.
Os alunos que me
explicaram as regras e o que deveria fazer. Ficou evidente a compreensão que
tinham do jogo.
Me chamou atenção
quando dei uma “ pista” e um dos alunos, que numa outra atividade que
participei se mostrou muito tímido, desvendou a senha com rapidez e
desenvoltura.
Isso comprova que
os jogos favorecem, e muito, o crescimento do aluno como um todo. O respeito
que tiveram um com o outro, esperando sua vez de falar e de fazer a atividade
(proposição), aceitando a sugestão de colegas como possibilidades, demonstra
que meu encanto tem razão de ser.
Quando há
organização, planejamento e o professor está motivado, ele transmite aos alunos
e tudo flui de maneira mais tranquila e os resultados aparecem.”
Professora Silvana Lima, Coordenadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário