Além das
atividades que estão no livro do Professor, cada profissional pode utilizar-se
de outros meios, claro que sempre priorizando as estratégias todo o tempo.
Os métodos
precisam tornar-se parceiros, amigos presentes diariamente na escola e fora
dela.
Trabalhando
com o 3º ano, lição 2, aula 1, tínhamos como objetivo desenvolver a habilidade
de fazer perguntas que levem a respostas precisas e perguntas com respostas
múltiplas.
Durante
esta semana, trouxe para a sala uma sacolinha,onde coloquei um objeto diferente
a cada dia. Cada aluno pôde fazer três perguntas que tivessem como resposta,
apenas sim ou não. Depois que todos ouviram as perguntas de todos e levantaram
as pistas, puderam, cada um, escrever o que deduziram.
Na aula de
hoje, levei uma bolinha dentro da sacola e posso dizer que foram hábeis na
elaboração das perguntas, já que a maioria acertou.
Descoberta
a bolinha, foi usada num jogo de arremesso na caixa. Cada aluno teve três
chances e eu aproveitei para introduzir o método Tentativa e Erro e pudemos
conversar sobre a importância de arriscar-se, de tentar sem medo do erro,
utilizando-se dele como experiência.
Utilizando
os métodos Tentativa e Erro, Semáforo e Detetive os alunos fizeram uma
atividade onde precisavam juntar as pistas coletadas ao objeto e depois ao
contrário, formularam perguntas para um determinado objeto.
Pudemos
então, trabalhar escrita e leitura, percepção visual, raciocínio, memória,
cooperação, coordenação motora, pensamento lógico. Tudo isso, numa aula do
Menteinovadora.
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