UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

30 de mai. de 2012

ESTRATÉGIAS COM AFETIVIDADE, TRANSCENDÊNCIA ALÉM DA SALA DE AULA






Quando o professor acredita de verdade no que está fazendo, em seu  planejamento , tudo fica mais fácil, mesmo em ambientes difíceis. Adversidades tornam-se alavancas que possibilitam ganhos no processo de ensinar e aprender.

Deparamo-nos com problemas. Gente tem problemas. Somos gente e os alunos também são.  Alguns alunos trazem de casa reflexos de mau relacionamento familiar, falta de condições dignas de vida, reflexos da condição econômica, cultural. Notamos esta carência: no rancor, nas atitudes de agressividade e na falta de AMOR, na dificuldade nos relacionamentos, dureza no trato com o outro. É o modelo de relacionamento que muitos vivenciam em casa. Portanto, precisamos ir além do COGNITIVO, precisamos avaliar a AFETIVIDADE. É preciso buscar ESTRATÉGIAS que ajudem os alunos a aderirem às propostas para termos mudanças de COMPORTAMENTO, e como consequência crescimento na aprendizagem. Precisamos tornar o conhecimento mais carinhoso, mais próximo das crianças. O que pode ser mais próximo às crianças do que historinhas, com personagens que tornam o aprender bem possível, personagens onde você possa se ver, se espelhar, se encontrar.

Pensamos em INTELIGENCIA EMOCIONAL. A criança precisa ir aprendendo a lidar com as emoções, a se identificar com situações e personagens. Mas que personagens? Personagens que pudéssemos dar forma e vida com o que queríamos das crianças. Assim surgiu a Turma do Mentinho. Com a Turma do Mentinho o aluno pode criar respostas, falas de acordo com o que cada personagem representa, e de contra ponto o Du Contrinho. Todo aluno pode se ver na Turma do Mentinho.  Os métodos tornam-se muito mais fáceis de serem entendidos e vivenciados, ficam menos “assustadores”. As transcendências são possíveis há todo momento, não só após os jogos.

Ganhamos o MENTEINOVADORA, jogos excelentes. Métodos metafóricos que nos ajudam a encaminhar, desenvolver, a cumprir a rotina da aula. Eles nos fizeram rever conceitos e melhorar nosso desempenho profissional em sala de aula. Decidimos que vai dar certo, com troca de ideias, buscando soluções, e algumas até EFICAZES. Agora temos a aula em si, os jogos, os métodos, a mediação como proposta, e os personagens para a transcendência ultrapassar a sala de aula.

Eis nosso primeiro projeto com a Turma do Mentinho.



TEMA-OBJETO
O ato de pensar deve estar em todos os espaços da escola e, queremos incluir o recreio. É onde o aluno pode exercer sua autonomia de convivência com os outros, porque é monitorado e não dirigido.
 JUSTIIFICATIVA
Os alunos, em minutos de recreio mostram agressividade, brincadeiras que machucam, baixa tolerância às pequenas desavenças. Não aproveitam o recreio para o verdadeiro sentido de existir.
 OBJETIVOS
- Promover a integração e a socialização dos alunos de todas as séries participantes na hora do recreio.
- Reintegrar os alunos ditos “excluídos”, socializando-os e resgatando a autoestima através de trabalhos realizados em sala de aula.
- Criar com os alunos um espaço lúdico no recreio, incluindo durante as aulas brincadeiras possível no espaço escolar.
- Diminuir a violência no recreio, proporcionando um ambiente agradável.
- Contribuir para que o recreio possa ser também um espaço de aprendizagem.
 METODOLOGIA
         Aproveitando a proposta do Menteinovadora, usar os métodos para trabalhar o tema recreio. Para isto usaremos os personagens que deram vida aos métodos.
 ATIVIDADES PROPOSTAS
1ª etapa - Trabalhar a palavra recreio.  Ao pesquisar o sentido da palavra “recreio”, podemos constatar que ela deriva de recrear, significando divertimento, prazer. “Recrear” vem do latim recreare indica a possibilidade de proporcionar recreio, de divertir, causar alegria, prazer ou brincar. A partir do conceito com a ajuda da Turma do Mentinho, na sala de aula elaborar ideias de como cada personagem reagiria frente aos problemas levantados, já que nas turmas são desenvolvidos todos os métodos utilizados nos jogos. Como segundo momento cada turma se concentra mais em um método, em um personagem para construir um painel sobre como pensar o recreio.
2ª etapa - Cada professor responsável pelo projeto coloca o mural do personagem da turma com as ideias dos alunos e ao mesmo tempo olha os outros. Ler e desenvolver a oralidade através das ideias das outras turmas, usando os métodos expostos. Neste início do trabalho é bom o professor não soltar o aluno a mil quando bate, ir para o recreio acalmando, sempre lembrando a proposta dos personagens. Na volta da sala de aula reservar um espaço para discutir o assunto.
3ª etapa – leitura de uma história em quadrinhos reforçando a ideia de como deve ser o recreio. A história será a mesma para todas as turmas participantes, cabendo ao professor planejar as atividades de interpretação. História disponível aqui:

https://docs.google.com/open?id=0B-5kgmdYT9MfZ2F2LUFZck4tbTA
4ª etapa- Na aula de educação física proporcionar atividades para trabalhar fila, estabelecendo uma regra única, porque nos primeiros momentos do projeto, a criança precisa sentir que o professor está levando a sério. Pesquisar brincadeiras moderadas de pátio. Evitar dias de exceção a regras. Cabe ao professor lembrar o uso dos métodos e os combinados.
5ª etapa- Avaliar com os alunos o andamento da semana. O que deu certo, o que precisamos reforçar. Como podemos melhorar. Sempre registrar, pode ser uma folha de reunião de turma.
Métodos e personagens que serão usados durante o projeto:
                              Nosso primeiro dia!!!!!






















                                          











29 de mai. de 2012

ABALONE - FORÇAS UNIDAS -


ALÉM DA SALA DE AULA...
NA SALA DE AULA!

FORÇAS UNIDAS – ABALONE...


Quem disse que Menteinovadora é apenas o ‘’joguinho’’?  Quem disse que o Livro do professor é O ÚNICO meio para o professor realizar seu planejamento? Quem disse que o joguinho é a única aprendizagem possível com este projeto? Quem disse que o Menteinovadora deve ficar somente na sala de aula?
QUEM DISSE NÃO ENTENDEU NADA.... O mundo é o limite! Nem que seja pelo globo...
Neste projeto o que vale ainda mais que a METODOLOGIA é o fazer pedagógico do professor, ou seja, o PLANEJAMENTO.
O segundo ano tem como módulo neste primeiro semestre o UNINDO FORÇAS que vem tratar de uma metodologia muito importante no projeto em si é o AVES MIGRATÓRIAS, que trata da necessidade da união e do auxilio um com o outro, e aproveitando este método venho agradecer a professora estagiária do PIBID Ana Paula Pedron, pela participação nesta aula do jogo FORÇAS UNIDAS, O ABALONE, este originário da França , que nos proporcionou uma aula de língua francesa, como assim? Oque tem haver? Vou te contar!
Como já dito, o jogo em questão vem da França é lá ele tem o nome ABALONE jogado de uma forma diferente do projeto, mas a base é igual, o que isso tem a ver com a vinda de nossa parceira Ana Paula, ora,  o pai dela é professor de Frances, ela fala Frances, e sabe muitas coisas sobre a França, afinal ele já esteve lá!
Neste dia aprendemos à localização geográfica, a alimentação, alguns costumes, curiosidades dos alunos, mas, o que mais chamou atenção foi a língua falada claro. Foram vinte minutos de conversa perguntas e muita curiosidade, os alunos adoraram afinal quem não quer conhecer a frança, pois bem nós do segundo ano conhecemos!
Bom daí para o jogo propriamente dito foi uma maravilha, ainda mais vendo meus alunos arriscarem algumas palavrinhas em Frances, números na sua maioria, assim, o jogo ganhou outro significado, e digo que não me deu o tão temido TRABALHO, bastou saber o que fazer com as informações descritas no livro do professor, saber quando o fazer e principalmente PLANEJAR, afinal seu alunos merecem o melhor sempre.
Comunicada as regras, dados os sentidos de movimento, realizadas as intervenções necessária, o jogo aconteceu, de uma forma organizada e interessante,e mediada metodologicamente, ainda mais, que para próxima aula contaríamos com uma fábula pra lá de necessária na vida de tantas pessoas... segue ela abaixo... quem sabe você se inspire e faça suas escolhas... MERCI BEAUCOUP!!!! Au revoir! Abços mon`ami!

O BURRO E A MULA.

UM PEQUENO BURRO E UMA GRANDE MULA ESTAVAM PUXANDO UMA CARGA MUITO PESADA JUNTOS.
O BURRO FICOU CANSADO E PEDIU AJUDA PARA A SUA AMIGA, A MULA.
A MULA SE RECUSOU E NÃO ACEITOU CARREGAR UMA SACA SEQUER A MAIS DO QUE O BURRO.
O BURRO, EXAUSTO, TENTOU CONTINUAR, MAS ACABOU DESMAIANDO.
AGORA A MULA TINHA QUE CARREGAR TODA SACA SOZINHA. ALÉM DISSO, ELA TINHA QUE CARREGAR O BURRO DESMAIADO.
 A MULA PAROU E PENSOU: SE EU TIVESSE AJUDADO MEU AMIGO NÃO ESTARIA NESTA SITUAÇÃO.
 A PARTIR DE ENTÃO A MULA APRENDEU A IMPORTANTE LIÇÃO...
O QUE A MULA APRENDEU?
A MULA APRENDEU QUE QUEM AJUDA UM AMIGO ACABA AJUDANDO A SI PRÓPRIO.

E ENTÃO????