ALÉM DA SALA DE AULA...
NA
SALA DE AULA!
FORÇAS UNIDAS – ABALONE...
Quem
disse que Menteinovadora é apenas o ‘’joguinho’’? Quem disse que o Livro do
professor é O ÚNICO meio para o professor realizar seu planejamento? Quem disse
que o joguinho é a única aprendizagem possível com este projeto? Quem disse que
o Menteinovadora deve ficar somente na sala de aula?
QUEM DISSE NÃO ENTENDEU NADA.... O
mundo é o limite! Nem que seja pelo globo...
Neste projeto o que vale ainda mais que a METODOLOGIA é o
fazer pedagógico do professor, ou seja, o PLANEJAMENTO.
O
segundo ano tem como módulo neste primeiro semestre o UNINDO FORÇAS que vem
tratar de uma metodologia muito importante no projeto em si é o AVES MIGRATÓRIAS,
que trata da necessidade da união e do auxilio um com o outro, e aproveitando
este método venho agradecer a professora estagiária do PIBID Ana Paula Pedron, pela
participação nesta aula do jogo FORÇAS UNIDAS, O ABALONE, este originário da França , que nos proporcionou uma aula de língua francesa, como assim? Oque tem haver? Vou te contar!
Como
já dito, o jogo em questão vem da França é lá ele tem o nome ABALONE jogado de
uma forma diferente do projeto, mas a base é igual, o que isso tem a ver com a
vinda de nossa parceira Ana Paula, ora, o pai dela é professor de Frances, ela fala Frances, e sabe muitas coisas
sobre a França, afinal ele já esteve lá!
Neste
dia aprendemos à localização geográfica, a alimentação, alguns costumes, curiosidades dos alunos, mas, o que mais chamou
atenção foi a língua falada claro. Foram vinte minutos de conversa perguntas e
muita curiosidade, os alunos adoraram afinal quem não quer conhecer a frança,
pois bem nós do segundo ano conhecemos!
Bom
daí para o jogo propriamente dito foi uma maravilha, ainda mais vendo meus
alunos arriscarem algumas palavrinhas em Frances, números na sua maioria, assim, o jogo ganhou outro
significado, e digo que não me deu o tão temido TRABALHO, bastou saber o que
fazer com as informações descritas no livro do professor, saber quando o fazer
e principalmente PLANEJAR, afinal seu alunos merecem o melhor sempre.
Comunicada
as regras, dados os sentidos de movimento, realizadas as intervenções necessária,
o jogo aconteceu, de uma forma organizada e interessante,e mediada metodologicamente, ainda mais, que para
próxima aula contaríamos com uma fábula pra lá de necessária na vida de tantas pessoas...
segue ela abaixo... quem sabe você se inspire e faça suas escolhas... MERCI BEAUCOUP!!!! Au revoir! Abços mon`ami!
O BURRO E A MULA.
UM PEQUENO BURRO E UMA
GRANDE MULA ESTAVAM PUXANDO UMA CARGA MUITO PESADA JUNTOS.
O BURRO FICOU CANSADO
E PEDIU AJUDA PARA A SUA AMIGA, A MULA.
A MULA SE RECUSOU E
NÃO ACEITOU CARREGAR UMA SACA SEQUER A MAIS DO QUE O BURRO.
O BURRO, EXAUSTO,
TENTOU CONTINUAR, MAS ACABOU DESMAIANDO.
AGORA A MULA TINHA QUE
CARREGAR TODA SACA SOZINHA. ALÉM DISSO, ELA TINHA QUE CARREGAR O BURRO
DESMAIADO.
A MULA PAROU E PENSOU: SE EU TIVESSE AJUDADO
MEU AMIGO NÃO ESTARIA NESTA SITUAÇÃO.
A PARTIR DE ENTÃO A MULA APRENDEU A IMPORTANTE
LIÇÃO...
O QUE A MULA APRENDEU?
A MULA APRENDEU QUE QUEM AJUDA UM
AMIGO ACABA AJUDANDO A SI PRÓPRIO.
E ENTÃO????