UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

26 de mai. de 2012

MISSÃO LUNAR, MISSÃO UNIR, MISSÃO CONTAR COM O OUTRO.



              Jogo interessante, desafiador.

              A grande aprendizagem deste jogo é a noção de contar com o outro.
No espaço, o astronauta Cassandro encontra-se fora da nave, com os robôs que auxiliam em seu trabalho. Pane nos equipamentos, Cassandro precisa voltar para a nave por uma porta de emergência. Acontece que o astronauta pode iniciar o movimento mas não consegue parar, a não ser que encontre uma barreira ou seja um de seus robôs. O mesmo acontece com o movimento dos robôs que podem andar, acionados por um controle remoto mas não podem parar sozinhos.
              Colaboração o tempo todo. Cooperação. Ajuda mútua.
              Em nossa 2ª aula, trouxe os jogos e como não tinha um para cada um, formaram-se algumas duplas. Vários alunos quiseram jogar, a principio, sozinhos. Mas ao longo dos desafios, notei que os que jogavam sozinhos, tinham mais dificuldades de chegar a seu objetivo do que aqueles que estavam pensando em grupo. Eles também assim sentiram e acabaram por agrupar-se em duplas e grupos. Ótimo.

              Pude partir daí, da necessidade de se viver em grupo, para trabalhar algumas dificuldades que alguns alunos têm apresentado, principalmente no recreio, agressividade entre colegas.

              Partimos do primeiro grupo do qual participamos, a família que tem respeito entre os membros, e regras a serem seguidas. Depois, a turma na escola que tem regras a serem seguidas. Exploramos também os grupos dos quais participam fora da escola, como a Igreja que frequentam, alguns participam dos Escoteiros, o time de futebol, de volei, a turma da pescaria (tenho um aluno que adora pescar), enfim todos esses grupos que participamos e nos quais nos comportamos bem.

              Por que razão o recreio da escola é da maneira que é?

              Surgiu daí um debate entre os alunos, onde todos deram suas opiniões.

              Em nosso último encontro de estudo, as UVETES, preocupadas com a questão do recreio, planejaram ações, utilizando os métodos do Menteinovadora. Vamos usar a Tentativa e erro, vamos dar um passo em direção a nosso objetivo.

              E como no jogo Missão lunar, vamos contar com o grupo para trabalhar dificuldades de alguns membros.



DECIFRANDO GESTOS (KARA KUPE)


                 Foi a semana do KARA KUPE! Foi também a semana das AVES MIGRATÓRIAS!
                Para criar um clima, na segunda-feira os alunos ao chegarem na sala de aula  viram na parede ao lado dos outros métodos uma imagem de aves migratórias, com o nome do método.  A primeira pergunta (deles) foi se o horário tinha mudado e se era dia de Menteinovadora. Explicado que era só para ir adiantando “o trabalho”, iniciamos a aula de Português, depois Matemática, conforme horário normal. Claro que falamos das aves! Mas não tudo!
                No dia do jogo usamos o planejamento do livro do professor, onde tem uma brincadeira com mímica muito legal e apropriada. Tarefas impressas, fomos aos” riscos”! Na verdade não tinha ideia de como iria ser o resultado. Foi o primeira vez que bateu uma certa insegurança (alunos mudos por 7 minutos). Insegura mas ao mesmo tempo com o desejo enorme que desse certo. E deu! Com diferenças de resultados nas duas turmas.
                Umas das turmas cumpriram a tarefa perfeitamente. Uma sintonia que não havia percebido que existia na sala de aula! Fiquei encantada! A outra turma cumpriu parcialmente, fiquei encantada também pela clareza que tiveram ao explicarem como entenderam o  que era para fazer! O interessante é que nesta segunda turma os assuntos pertinente aos objetivos da aula fluíram melhor.
                Hora do jogo! Regras explicadas. Métodos retomados. Segui a sugestão de jogar uma vez e deixar os alunos observando. Arrumamos os grupos e a emoção começou! KARA KUPE é um jogo rápido, empolgante e se um da dupla não se mostra “antenado” dá problemas! Solucionado com a troca de parceiros a cada rodada!
Precisei jogar em todos os grupos uma vez, e para isto contei com a ajuda dos próprios alunos. Enquanto eu jogava um deles circulava entre os grupos. Depois foi só festa! Muita observação e os alunos alegres, ganhando ou perdendo, estavam curtindo muito.
                Descobri durante o jogo a percepção aguçada de uns alunos. Até impressiona, e por outro lado a  falta de agilidade em outros. Tenho alunos que conseguem rapidez nas trocas, sempre antenados para dizer KARA e descobrirem o sinal da outra dupla e ainda avisam : “profe o grupo do fulano está jogando errado”! Tenho aluno que não conseguiu na primeira aula perceber o sinal do outro! Mas o que impressiona é que nem um desiste !Na hora de acabar foi com pesar, mas necessário!
                 Foi bacana nas duas turmas o assunto comunicação, equipe, colaboração, cooperação. Com a vivência desta aula ficou claro os conceitos, o que dá a certeza que as próximas serão melhores ainda!
                Na aula de educação física(dois dias depois), na volta a calma planejei uma brincadeira com mímica. Simples. Dividi a turma em quatro grupos, e cada grupo tinha que representar uma frase para os outros grupos descobrirem. A pontuação aconteceria se o grupo conseguisse comunicar a ideia de uma frase determinada (AFINAL O OBJETIVO ERA SE FAZER ENTENDER) . Foi ótimo! Prometi outras “brincadeiras”. 
O Menteinovadora mexe com nosso planejamento em todas as áreas! Que venha a próxima semana! Nós do 5º ano estamos sempre aguardando ansiosos!

24 de mai. de 2012

FEUERSTEIN, MENTEINOVADORA, MARÉ DIGITAL e NÓS!



Nesta noite específica comentamos algo do FEUERSTEIN. Não, não ficamos estudando ele! Ficamos admirando! Ficamos imaginando ele promovendo aprendizagens com adolescentes sobreviventes do Holocausto. Alunos órfãos, pertencentes a diversas culturas, naturais de vários países europeus e africanos, com experiências terríveis, com carências cognitivas...muito assunto! Imaginem que segundo sua teoria, “toda pessoa é capaz de aumentar seu potencial de inteligência, independente de problemas que possa ter ou da idade”! Pois este educador está presente no projeto, e sabendo como o estudo dele iniciou, continuamos  deslumbradas! 

Não desviamos o foco! O foco é o Menteinovadora! Nós tínhamos que “treinar” jogos e mediações! Mas também queremos usar os jogos com a Lousa Digital! Seremos capazes? LÓGICO! Requer esforço, porque queremos “criar” nossos OBJETOS DE APRENDIZAGEM! Juntas, rindo muito das nossas DIFICULDADES (temos sim), vamos sanando uma a uma!

De certa forma nos aproveitamos umas das outras, das facilidades que cada uma apresenta em algo e das dificuldades que cada uma tem! Porque no grupo somos livres, até para errar, porque com certeza alguém do grupo vai estender a mão e nos ajudar a acertar!

Queremos uma sala de aula viva! Queremos alunos aprendendo todos os dias! Queremos ser o que sabemos ser: PROFESSORAS!

Podemos reclamar, podemos cansar, podemos tudo! Mas nunca deixar de PLANEJAR, de tentar realizar o MÁXIMO que pudermos para que os objetivos sejam alcançados.

SONHO? Até pode, mas porque não fazer do sonho uma META? É isto que nos move, além de uma GRANDE AMIZADE!

É bom rever teorias, mesmo descontraidamente! É bom lembrar que alguém deu o primeiro passo para chegarmos até aqui! Hoje nosso carinho é para FEUERSTEIN! Ele nos deu a CERTEZA que vamos daqui um tempo postar nossos OBJETOS de APRENDIZAGEM aqui no blog, misturando Maré Digital com Menteinovadora, e de que aprendendo vamos ajudar nossos alunos aprenderem!

20 de mai. de 2012

COMPARTILHANDO DESCOBERTAS, CAMINHANDO NA MESMA DIREÇÃO


Queremos neste blog compartilhar nossas descobertas, o que deu certo, o que não deu.

Queremos mostrar a beleza da construção do conhecimento, do nascer da aprendizagem, do vislumbre das descobertas.

Nós UVETES somos Professoras, iguais a você. Somos colegas de profissão. Tivemos um tempo a mais para conhecer o projeto e nos deixar tomar por ele. Seu tempo para isso, começou agora, mas você também vai, temos certeza, se encantar por ele.

Convidamos você, colega Professora de Tramandaí, a compartilhar conosco, a dividir aqui suas impressões, novidades, descobertas com o projeto. Sua contribuição será sempre bem vinda.

Aproveite o Maré Digital, como nós, e faça uma parceria. Muito do que temos aprendido no Maré, utilizamos no blog. Os desenhos da Turma do Mentinho, foram possíveis depois da aula que utizamos o paint. E assim vai, já temos muitas ideias que nascem com o fazer nas aulas. Menteinovadora, Maré, você, UVETES, Tramandaí, unidos.

Estamos caminhando juntos na mesma direção.