UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

11 de jul. de 2012

APRENDENDO SOBRE REGRAS OCULTAS

        
         Terceiro ano e a 2ª aula do Jogo do Rei, versão Hambúrguer e fritas.
         A lição de hoje nos falava de principio subjacente...nossa! O que é isso!?
         Bom, princípios são regras. Subjacente é oculto.
         E foi assim desmembrando e esclarecendo cada palavra que iniciei esta aula.
         Afinal no dia a dia seguimos muitos princípios subjacentes ou melhor regras ocultas.
         E os alunos lembraram de algumas que seguem.
         Na sala = sem boné, sem chiclete, sem balançar as cadeiras para trás ( muito perigoso).
         No refeitório = sem derramar a comida, servir somente o que será comido, comer em silêncio.
         No recreio = sem brigas, sem correr nos corredores (apesar do nome incentivar o ato, deveria chamar-se caminhador mas...).
         E então, chegamos ao princípio subjacente do jogo do Rei = se o número de batatas fritas mais o hambúrguer for múltiplo de 3, o próximo a jogar perde o jogo.
         Continuaram a jogar observando a regra.
         E perderam um pouco do interesse após algumas partidas. Acho que o fator surpresa, fez falta para alguns.
         Na aula de hoje, usamos colheres de plástico como batatas e um desenho do hambúrguer ( economiza-se papel desta forma e os alunos gostaram mais). Pois bem, circulando entre os grupos, notei três alunos arrumando um número grande de "batatas" na classe. Cheguei perto para observar.
         Estavam jogando de 3. E se resolveram perfeitamente. Primeiro tiraram discordar, depois par e ímpar. Pronto. Resolvida a ordem de jogadores.
         A partir daí, foram jogando normalmente. Os demais, observaram a atitude dos 3 e também jogaram a nova versão.
         Esta é a essência do Menteinovadora. Pensamento vivo. Raciocínio rápido. Resolução de problemas.
         Turma 3C, parabéns!