Páginas
UVETES
UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!
22 de jun. de 2012
20 de jun. de 2012
ANIMAIS DE LUCAS, QUEBRA-CÓDIGO E DECIFRANDO GESTOS
Encerrando uma
etapa, dia do circuito! A sala de aula em grupos de quatro, de maneira que pudessem
jogar frente a frente (QUEBRA_CÓDIGO), de lado a lado (OS ANIMAIS DE LUCAS), ou
em quatro componentes (DECIFRANDO GESTOS). Em cada grupo os kits necessários
para cada jogo. Lógico que os jogos se repetiram, porque em uma sala de aula geralmente
tem mais que três grupos de quatro. Combinamos um rodízio. Ao sinal o grupo
trocava de mesa. Terminaria quando todos os grupos passassem por todas as mesas
e chegasse na mesa onde iniciaram.
É preciso
ficar atenta ao tempo. Lembrando que além do tempo do jogo, tem o tempo de se cumprimentar,
analisar o jogo iniciado por outros colegas (MUITO BOM) lembrar qual MÉTODO,
ESTRATÉGIA, para dar continuidade. E é preciso sobrar tempo para a TRANSCENDÊNCIA.
É dureza
acabar o tempo de jogo. Os alunos sempre querem mais. No circuito como já se
passaram várias aulas, eles já estão jogando bem, jogam dominando estratégias,
métodos, ficam mais empolgados, e ainda tem o elemento novo, de dar continuidade a outro
jogo. Mas é preciso encerrar. Tem o outro lado , ficam com o gostinho de “quero mais”, e eles ficam
aguardando ansiosos a próxima aula com
jogos!
Neste estágio
o professor não precisa mais se esforçar muito para TRANSCENDÊNCIAS, os alunos estão já com o
hábito das “conversas” e das mensagens escritas e começam a nos surpreender.
Em função das
trocas e continuar jogos de outros, um aluno desabafou: “APRENDI HOJE QUE
PRECISAMOS LIDAR COM QUALQUER DIFERENÇA!”
Este comentário rendeu. Porque veio a tona o recreio, o refeitório, os
irmãos, a dificuldade de querer fazer uma coisa e o melhor amigo querer fazer
outra, de como temos que nos “ policiar “ para dar atenção a todos e prestar
atenção a tudo. Enfim, as crianças
praticamente deram uma aula de “filosofia”! Semana que vem nova etapa!
A propósito ,
dei para os alunos um trabalhinho de ciências semana passada (tipo revisão), e
com a ajuda da UVETE desenhista ficou muito legal. Está disponível no link
abaixo, colorido e branco e preto!
https://docs.google.com/open?id=0B-5kgmdYT9MfSnpaY1Q2bVZtakEOlha eles aí estudando!
19 de jun. de 2012
OS JOGOS SÃO DE TODOS. TODOS SÃO RESPONSÁVEIS POR ELES.
Iniciamos
sempre nossas aulas com os jogos do Menteinovadora, pedindo que os alunos
confiram as peças de cada jogo que estão recebendo. Se faltar em algum kit,
logo no início o separamos, se possível completamos, se não, avisamos que está
incompleto.
Ao final,
antes de guardar os jogos, os alunos conferem as peças, contam, guardam,
posicionam cartas em ordem. E a Professora SUPERVISIONA estas tarefas.
É preciso
que TODOS os professores façam desta maneira. Sabemos que uma peça perdida,
pode inutilizar um jogo ou torná-lo, obviamente incompleto.
Cada um
fazendo sua parte, tudo funciona bem melhor.
Perdemos
muito tempo arrumando as cartas dos desafios que ficam em desordem...isto é
organização.
O
investimento realizado, precisa ser valorizado nas salas de aula e fora delas.
Cuidar a parte física do Menteinovadora (jogos) é habilidade que também se
busca na parte não visível do projeto ( os métodos).
Assinar:
Postagens (Atom)