UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

20 de out. de 2012

ENTENDER AS PARTES PARA COMPREENDER O TODO.










           Terceiro ano, na segunda aula da Hora do Rush.

         Como gostam deste jogo, confesso que é um de meus preferidos.

         Na aula de hoje, nos concentramos nas habilidades de desmontar o todo em partes, desmembrar um problema, em pequenos problemas. Resolvendo cada um, até chegar a resolução do principal.

         E como Rush serve bem para desenvolver estas habilidades, é um jogo prazeroso que nos faz pensar, repensar, organizar, desorganizar e voltar a organizar as estratégias. Desmontar o  congestionamento para chegar à saída.

         Como seria bom se fosse tão simples aplicar estas habilidades em dificuldades interiores do ser humano ( alguns conseguem, outros permanecem " trancados " no emaranhado de seus problemas ).

         Divisão e conquista, esta é a estratégia aprendida e utilizada hoje. Dividir para conquistar, entender as partes para realmente conhecer o todo. Fazemos isso o tempo todo e não percebemos.

         Na escola, estudamos as partes para compreender o todo, é assim com as letras - sílabas - palavras - frases- textos. É assim com eu - família - escola - bairro - cidade - estado - país - continente - mundo. Não é?

         Assim precisamos fazer para realmente conhecer as pessoas, por exemplo. O exterior é só uma parte que vemos.

         As pessoas não são sua aparência. Há os sentimentos ( os bons e os maus ), porque ninguém é 100% bom ou integralmente mau.

         Amor, todos sentimos ( o que se faz por este amor é o que realmente somos). Raiva, todos sentimos ( o que se faz com esta raiva é o que somos ).

         Há os pensamentos, a forma de enfrentar as dificuldades, nossos defeitos, nossas qualidades. Enfim, toda a complexidade dos seres humanos.

         Para encerrar o assunto, existe aquela célebre frase " a 1ª impressão é a que fica ", da qual discordo totalmente. Quantas pessoas que ao conhecer, achei incríveis e percebi ao longo do convívio que só tinham " casca", o interior era vazio. E tantas outras com as quais não simpatizei e com a convivência descobri seres inacreditavelmente especiais, completos.

         A frase " as aparências enganam " pode ser bem útil em nosso cotidiano. Sempre espere por sua 2ª, 3ª, 4ª impressão. Sempre.

         Até.

17 de out. de 2012

PIRÂMIDES


          Terminado as aulas com o jogo Formas e Cores, vem Pirâmide.
 
          Ano passado optei por passar um documentário pequeno sobre as Pirâmides do Egito, e construímos vários tipos de pirâmides.
 
         Este ano ao planejar, pensei na possibilidade de explorar mais os conceitos matemáticos: Polígonos, poliedros , sólidos geométricos não poliedros, lado, face, aresta, vértice, nomenclatura. Praticamente “casei” as aulas de MATEMÁTICA com MENTEINOVADORA, isto sem levar em conta o vocabulário. Usei também o livro de matemática da Editora Positivo.
 
         O livro do professor do 2º semestre do Menteinovadora traz sugestões ótimas para introduzir o jogo e ainda temos a vantagem de sermos a professora das outras disciplinas. Agora com a noção melhor dos jogos, já é possível organizar melhor o plano de trabalho. Podemos até incluir conteúdos!
 
         Mas, e o jogo? O jogo Pirâmide é fabuloso. Esferas que formam “quadrados”, que acabam em Pirâmides! Claro que não é tão fácil. Precisamos economizar esferas (recursos), porque ganha quem colocar a última esfera!
 
         Estamos aprendendo sobre diferentes tipos de recursos, além de economizar o que temos disponível, ao mesmo tempo em que usamos estratégias do jogo para termos esferas até o final! Jogo para duplas. Dois alunos tentando ser o último a colocar a esfera na ponta de pirâmide!
 
         O mais importante, no momento do jogo (nas outras aulas também), é a MEDIAÇÃO. É preciso observar, questionar jogadas, fazer com que o aluno pense!
 
         Semana que vem mais uma aula de Pirâmide, e depois Passagem Subterrânea! Vamos aprender sobre captação, acúmulo e conservação de recursos! Bom, muito bom, ótimo!






 
 



 
 
        

14 de out. de 2012

Orgulho de ser Professor.


Ah os professores!
Seres cheios de amor e dissabores.
Pessoas comuns, mentes especiais,
gente que pode, sabe fazer mais.

Ah o olhar do professor!
É farol sinalizando boas vindas.
É portal de infindáveis descobertas,
é carinho, pupilas de amor recobertas.

Ah a voz do professor!
É música doce que encanta.
É vento que delicia com o ventar,
é guia, é suave e forte ao escutar.

Ah as mãos do professor!
Seguras ao escrever e ensinar.
Dedos de afeto e toque de segurança,
nos encorajam, nos convidam pra dança. 

Ah o coração do professor!
É forte, este não descansa.
Enorme e espaçoso por demais,
recebe a todos, sem nunca achá-los iguais.

Ah o professor!
Mudança quer e mudanças faz.
Inova as novidades, conhece cada lição,
nunca se esquece que está semeando a plantação.


Ah os professores!!