UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

14 de mai. de 2012

JOGO DOS 4 - 2º ANO




MENTEINOVADORA X CONTEÚDOS. E AGORA? JOGO DOS 4 (quatro). 2ºANO

Em inúmeras vezes em nossa prática pedagógica diária encontramos muita dificuldade em inserir os conteúdos programáticos para cada ano do currículo escolar, pois bem, com o MENTEINOVADORA não é diferente.
Tudo que envolve inovação nos fazer repensar uma série de coisas que aprendemos ao longo de nossa vida profissional, mas felizmente ou infelizmente, algumas pessoas não conseguem se desapegar dos CONTEUDOS propriamente ditos, não que eles não sejam importante, claro que são, afinal é eles que dão base para futuras escolhas de nossos alunos, e lógico, o que é bom para vida escolar de nossos alunos devem nossa devida importância SEMPRE, mas ao que me refiro aqui é extremamente ao conteúdo cru!
Mas então, porque os JOGOS deixam alguns professores tão preocupados? Pois bem, o que alguns vêem outros não conseguem identificar tão facilmente, mas vamos lá então!
Vou exemplificar esta questão da metodologia com os conteúdos, usando o JOGO DOS 4(QUATRO), que é um, jogo que trabalha a diferença de uma forma bem interessante a começar  pelas pecas que são bastante chamativas...
O jogo vem para acrescentar algo a mais àquilo que você quer trabalhar diariamente, no caso aqui levamos em consideração a classificação geométrica (quadrado e redondo), bem como sistema de medida (aqui altura e tamanho), e cores, alem de retomar questões de coordenadas (linha, coluna e diagonal) e seriação.
Não podemos esquecer que temos um suporte muito importante na fase do planejamento O LIVRO DO PROFESSOR. Ali ele traz a rotina da aula MENTEINOVADORA, com algumas sugestões de atividade anteriores ao jogo, mas não quer dizer que você tenha que fazer tal como, pode sim colocar o seu toque pessoal.
O jogo traz a formação de grupos por características, então utilizamos a aula de educação física para trabalhar questões de semelhança entre os alunos através do FORMANDO GRUPOS, aqui trabalhamos também movimentação freio inibitório e motricidade ampla, alem de socialização entre os alunos.
Terminado esta parte fomos à sala de aula para registrar estes grupos através da TABELA DAS CARACTERISTICAS, onde os alunos foram convidados a montar um gráfico com características comuns a eles tal como no pátio só que agora utilizando à escrita.
Na segunda aula apresentei o jogo para os alunos, tendo em vista que na primeira aula eles só olharam as peças, hoje o desafio é formar grupos através da seriação com as peças, aqui o legal é explorar as peças sem regras, só na diversão. Nesta aula vamos utilizar O LIVRO DO ALUNO, para registros do jogo. Aqui iniciamos a jogar, mas sem usar ainda estratégias...
Na terceira aula inserimos as estratégias e colocamos os métodos mais propriamente ditos, é aqui que o aluno vai mostrar que tudo o seu planejamento valeu a pena...
Não se preocupe se no seu livro estava dito que seriam apenas duas aulas, cada realidade é uma realidade, tem turmas que a primeira aula e a segunda poderá ser feitas juntas em outra não, é aqui que entra o seu conhecimento sobre sua turma, afinal ninguém conhece melhor o seu aluno do que você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário