MENTEINOVADORA
X CONTEÚDOS. E AGORA? JOGO DOS 4 (quatro). 2ºANO
Em inúmeras vezes em nossa
prática pedagógica diária encontramos muita dificuldade em inserir os conteúdos
programáticos para cada ano do currículo escolar, pois bem, com o MENTEINOVADORA
não é diferente.
Tudo que envolve inovação nos
fazer repensar uma série de coisas que aprendemos ao longo de nossa vida
profissional, mas felizmente ou infelizmente, algumas pessoas não conseguem se
desapegar dos CONTEUDOS propriamente ditos, não que eles não sejam importante,
claro que são, afinal é eles que dão base para futuras escolhas de nossos alunos,
e lógico, o que é bom para vida escolar de nossos alunos devem nossa devida
importância SEMPRE, mas ao que me refiro aqui é extremamente ao conteúdo cru!
Mas então, porque os JOGOS deixam
alguns professores tão preocupados? Pois bem, o que alguns vêem outros não
conseguem identificar tão facilmente, mas vamos lá então!
Vou exemplificar esta questão da
metodologia com os conteúdos, usando o JOGO DOS 4(QUATRO), que é um, jogo que
trabalha a diferença de uma forma bem interessante a começar pelas pecas que são bastante chamativas...
O jogo vem para acrescentar algo
a mais àquilo que você quer trabalhar diariamente, no caso aqui levamos em
consideração a classificação geométrica (quadrado e redondo), bem como sistema
de medida (aqui altura e tamanho), e cores, alem de retomar questões de
coordenadas (linha, coluna e diagonal) e seriação.
Não podemos esquecer que temos um
suporte muito importante na fase do planejamento O LIVRO DO PROFESSOR. Ali ele
traz a rotina da aula MENTEINOVADORA, com algumas sugestões de atividade
anteriores ao jogo, mas não quer dizer que você tenha que fazer tal como, pode
sim colocar o seu toque pessoal.
O jogo traz a formação de grupos
por características, então utilizamos a aula de educação física para trabalhar questões
de semelhança entre os alunos através do FORMANDO GRUPOS, aqui trabalhamos também
movimentação freio inibitório e motricidade ampla, alem de socialização entre
os alunos.
Terminado esta parte fomos à sala
de aula para registrar estes grupos através da TABELA DAS CARACTERISTICAS, onde
os alunos foram convidados a montar um gráfico com características comuns a
eles tal como no pátio só que agora utilizando à escrita.
Na segunda aula apresentei o jogo
para os alunos, tendo em vista que na primeira aula eles só olharam as peças,
hoje o desafio é formar grupos através da seriação com as peças, aqui o legal é
explorar as peças sem regras, só na diversão. Nesta aula vamos utilizar O LIVRO
DO ALUNO, para registros do jogo. Aqui iniciamos a jogar, mas sem usar ainda estratégias...
Na terceira aula inserimos as
estratégias e colocamos os métodos mais propriamente ditos, é aqui que o aluno
vai mostrar que tudo o seu planejamento valeu a pena...
Não se preocupe se no seu livro
estava dito que seriam apenas duas aulas, cada realidade é uma realidade, tem
turmas que a primeira aula e a segunda poderá ser feitas juntas em outra não, é
aqui que entra o seu conhecimento sobre sua turma, afinal ninguém conhece
melhor o seu aluno do que você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário