UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

11 de mai. de 2012

ENCONTRO!


Hoje tivemos a oportunidade de rever colegas de outras escolas, rever as supervisoras do projeto, nossa Secretária de Educação e JOGAR!!!!!!!
Sexta-feira, depois de todas terem cumprido a jornada normal e algumas ainda terem que ir para outras escolas (tem professores que na sexta-feira trabalham os três turnos), estávamos em mais um encontro!
Claro que todas cansadas, “reclamonas” (pensam que ser UVETE é sinônimo de não cansar? Se enganaram), mas na hora que a formação começa tudo que é ruim some!O lugar passa a ser de esclarecimento de dúvidas, de novas aprendizagens, e começa a certeza que estávamos no lugar certo no momento certo!
É nos encontros com as supervisoras do projeto que colocamos nossas ansiedades, dúvidas, erros e acertos! JOGAMOS, pensamos, queremos raciocinar, ganhar, lidamos com a perda! Compartilhamos tudo isto com outras escolas! Adoramos!
Fica tudo resolvido? Claro que não! Saímos da formação com mais conceitos para rever, mais jogadas para aprender, e como gostamos do limão para fazer limonada, nós UVETES vamos juntas até o próximo encontro nos encontrando e nos ajudando!

SEMPRE REFLETINDO!


                  Ano passado nos deslumbramos com o projeto. Continuamos deslumbradas, até porque é bom mesmo! Mas sabemos  que tem entraves. As vezes o aluno está em dia difícil, outras vezes o professor (mas isto é para qualquer disciplina do currículo, não?). Sabemos também que na prática, na hora da aula,  é que vão acontecer todos os dilemas, por mais que saibamos jogar, que treinemos a mediação, porque lidamos com gente. Passamos por isto!!! Cometemos erros. O importante é olhar atentamente para os acertos e discutir os erros  sem medo, por isto é importante um grupo!
                Ao analisar um jogo em grupo, sem se importar para que ano se destina, onde se tem liberdade com seus pares, podemos questionar umas as outras:
                - Quais a habilidades que serão desenvolvidas? Quais habilidades que o aluno precisa ter para entender o jogo? Tem conteúdos do ano em questão envolvido? Vais aplicar o jogo na quarta-feira? Será que não seria importante segunda ou terça planejar uma aula sobre...(aí depende do jogo)!!!!!!Este cartaz está legal?
                Os alunos não vão usar os métodos por “osmose”, ou somente com aquela explicação que damos sobre. Eles vão começar a usar quando sentirem de perto a mediação. Sim!!!!É aquela aula que o professor não pode ficar sentado na sua classe esperando o aluno jogar até cansar, enjoar!!!!!Em compensação o professor se diverte, interage, fica conhecendo melhor o aluno, e depois de um mês já acontece de um aluno mediar com outro!!!!!!
                Sobre estas coisas que nós UVETES conversamos, discutimos. Porque o trabalho na sala de aula é solitário para o professor, então ele tem que estar “forte”, é ele e as crianças. E este Projeto clareou muito o conceito de mediação, e nós queremos ser mediadoras (mediadoras de verdade). Nós já nos reuníamos antes para uma dar “palpite” no trabalho da outra! Agora estamos tentando dar mais qualidade. Temos que aproveitar todos os recursos que nos é oferecido! Não temos a pretensão de ser melhor nem pior que ninguém, mas sim de cada dia ser melhor em relação ao nosso próprio trabalho!

               

8 de mai. de 2012

A TURMA DO MENTINHO















          Um jeito carinhoso de brincar com eles!!!!!!Será que sai uma historinha?  

ESTUDAR É PRECISO


O que estamos postando agora  é um pouquinho de muita leitura que vem junto com os jogos. Leituras necessárias para aplicabilidade do Projeto!
O desenvolvimento das aulas com o Projeto Menteinovadora, se dá por meio de jogos de raciocínio, estudando estratégias e métodos que ajudam a aprimorar a forma de jogar, de pensar nas diversas situações do cotidiano, de se organizar na escola e nas diferentes disciplinas, de lidar com os desafios, de conviver com as pessoas e consigo mesmo, as reflexões sobre a aplicabilidade dos métodos e das estratégias estudadas facilitam o acesso e a utilização destes recursos para enfrentarmos o nosso dia a dia.
Os jogos de raciocínio criam um ambiente de aprendizado significativo, em que os alunos lidam com desafios cognitivos, emocionais, sociais e éticos…jogando!
Por que com jogos?
Porque jogar é intrigante desafiador, divertido e empolgante, porque compartilha com os colegas, momentos inesquecíveis, amplia o pensamento a cada partida, aprende a perder e a ganhar e desenvolve habilidades. Por que para jogar bem é preciso raciocínio, respeitar às regras e ao outro, atenção, concentração e calma.
Mas e os métodos?
São recursos norteadores e organizadores do pensamento e das ações, que podem ser utilizadas em diferentes situações da. Vida. Os métodos contribuem no desenvolvimento de atitudes mais responsáveis e construídas por meio do raciocínio, o que implica em planejamento e tomada de decisões com mais qualidade.
E as crianças? Aha! Elas acabam entendo!!!!!

6 de mai. de 2012

Jogo BLOQUEIO, usando dados


Minha experiência com o jogo Bloqueio permitiu que eu pensasse numa adaptação para o jogo.

Dentre meus alunos do 3º ano do ano de 2011, havia um hiperativo. Ele não usava as barreiras, tal era sua ansiedade em chegar primeiro do outro lado. Somente usava o peão pulando de casa em casa, em linha reta, o que praticamente obrigava seus adversários a somente usarem as barreiras, sem tempo de mover o peão ou também jogarem somente com o peão. O jogo perdia seus objetivos de usar e economizar recursos e estabelecer relação entre a gestão de recursos e suas consequências.

Pensei então em utilizar um dado que desse a ele limites no que fazer e ao mesmo tempo pudesse escolher como usar o que lhe fosse pedido. Comprei 12 dados e adaptei cada um deles. Os números 1, 2 e 3 foram preservados para indicarem o número de casas para mover o peão. Nos outros lados de cada dado, colei a palavra bloqueio, indicando q a cada vez que ela aparecesse o jogador deveria usar a barreira.

Para meu aluno com muita dificuldade de concentração foi ótimo. Ele jogou utilizando-se das possibilidades dadas pelo dado, montando estratégias de jogo e com menos ansiedade, já que não estava totalmente livre para fazer somente o que quisesse, precisava seguir uma determinação.

Como a experiência com o uso dos dados foi benéfica, todos os alunos passaram a usá-los. E numa jogada o usavam, noutras não.


DESCOBRINDO A SENHA (QUEBRE O CÓDIGO)

               
               A maior prova que estamos no caminho certo, que a mediação, que a metodologia é  o mais importante são os jogos que estamos aprendendo neste semestre! Por quê? Simplesmente porque não temos todos os jogo em uma caixinha, com pecinhas como são a maioria dos jogos do Projeto Menteinovadora! Temos sim um livro do professor bem estruturado, com a "receita pronta", cabendo aquela pitada de um tempero a mais que só o professor que conhece a turma vai saber quantificar!
                Assim é o jogo Descobrindo a Senha (Quebre o Código)!Nós do 5º ano estamos indo para versão 3 do jogo. A versão 1 e a 2 foi sucesso total, no que diz respeito a perguntas, aos métodos (aha, os métodos, merecem uma postagem), as regras do jogo, a participação dos alunos, a observação atenta durante as jogadas dos alunos, e para temperar construímos o nosso jogo!
                Jogamos, aprendemos e usamos régua, cores, leitura, escrita, expressão oral, resolvemos problemas, e o turno terminou!
                É preciso ficar claro que estas aulas são conteúdos a mais, e que  não precisamos abrir mão de outro conteúdo em função do tempo, precisamos sim direcionar o planejamento. Ler, olhar atentamente para as habilidades que serão aprendidas e para as habilidades que precisam ter para aprenderem as novas! 
                Tudo é questão de acreditar e aproveitar!