UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

24 de ago. de 2012

COOPERAÇÃO, COLABORAÇÃO, PRESENÇA DE UM MESMO OBJETIVO.


             E o 3º ano chegou a lição 2 do jogo Connect four : UNIDOS VENCEREMOS.
             Nosso objetivo nesta aula era compreender a noção de cooperação e de "controle do centro".
             No jogo, para que se possa fechar as 4 peças alinhadas de forma horizontal, vertical e na diagonal é preciso que todas as peças "colaborem". É como num jogo de futebol, por exemplo, os jogadores vão passando a bola, uns para os outros, até que um deles faça o gol, intento de todos. O gol marcado por um jogador, na verdade é de todos, isso é colaboração, união, equipe.
            Cooperar, trabalhar em equipe. Esta ideia de união, de todos por um objetivo, praticamos todas as Quintas-feiras na Gincana do Conhecimento. Em grupos, os alunos recebem perguntas e tarefas, com pontuação. As perguntas são sempre relacionadas aos conteúdos trabalhados, atualidades... Num tempo determinado que pode variar de acordo com as tarefas, o grupo responde às questões. Um só escreve, em uma única folha que é do grupo, as respostas que TODOS colaboram para elaborar.
 
           Ao final, contados os pontos, os vencedores recebem um prêmio que pode ser um material escolar como um lápis ou bombons.
 
           É interessante observar como o interesse de todos em realizar as tarefas e responder as perguntas, tem aumentado a cada semana. E já começam a entender, com algumas exceções que ganham TODOS da equipe ou deixam de vencer TODOS também.
             Este tipo de atividade, tem ganhos a longo prazo para alguns...mas o Menteinovadora é semear para o futuro.
             A outra noção a aprender nesta aula foi o controle do centro.
            No jogo, aquele que tem o controle do centro, possui mais possibilidades de fechar 4 peças. Por isso, uma estratégia importante é concentrar-se no centro do tabuleiro vertical.
             E na vida?
             Foco. Objetivos traçados. É nosso centro.
             Ter o controle de nossas ações, de nossas atitudes.
             Caráter.
             A opinião de outros não pode influenciar aquele que tem suas próprias opiniões, suas próprias ideias.

             Que venha  a Lição 3 = Construindo o caminho da vida.

 

  

22 de ago. de 2012

ENSINAMENTOS PARA SEMPRE!



1º SEMESTRE:  UNINDO FORÇAS....

O primeiro semestre acabou, mas não podemos esquecer  do sentido dos jogos desenvolvidos durante o período no 2º ano: O TRABALHO EM EQUIPE.
 
Durante o semestre o segundo ano trabalhou firmemente com o propósito de trazer a união para dentro de suas aulas utilizando diariamente dos métodos, aqui em especial o AVES MIGRATÓRIAS.
 
O módulo fez com que os alunos trouxessem para seu dia a dia a união e a necessidade do trabalho em equipe para suas vidas dentro e fora da sala de aula, afinal vivemos em comunidade e é nela que nascemos, crescemos, amadurecemos e criamos vinculo para vida toda.
 
O semestre acabou, mas os ensinamentos permanecem ainda pertinentes dentro das mentes de cada um dos alunos, pois neste segundo momento a IMAGINAÇÃO trará a tona todo este conhecimento de equipe e grupo para estratégias ainda mais elaboradas...
 
Seguindo em frente vamos, afinal, logo ali muito mais conhecimento nos aguarda, e a metodologia só nos faz querer e aprimorar ainda mais nossa inteligência. 
 
Que venha o segundo semestre com muita IMAGINAÇÃO!!!

21 de ago. de 2012

OCTI



         Gerenciar recursos, fazer sacrifícios, planejar muito bem cada jogada, com rapidez e agilidade, é exigência para atingir o objetivo ao jogar o Octi! É um jogo sedutor e aparentemente fácil. E é tudo isto que estamos aprendendo no 5º ano!
         Aparentemente, porque seria só ir colocando os pinos que indicam a direção e andar, mas se não estivermos bem atentos na direção dos pinos do oponente podemos é perder sem usar todos os pinos. É DOLOROSO TER OS RECURSOS E NÃO USAR ADEQUADAMENTE!
         Para primeira aula deste jogo usei um tabuleiro, peças e pinos maiores (guardei a que utilizei ano passado), assim colocar as regras e as estratégias ficam mais fáceis. Poderia ser usado também a LOUSA DIGITAL.  
         Dividi a turma em dois grupos para a primeira partida, e jogaram no tabuleiro maior. Foi bem divertido!
         Nesta aula, primeiro sorteamos as duplas, para depois distribuir os jogos.

         Nos primeiros momentos que alunos começam a jogar perdiam e ganhavam rapidamente. Eles pediram para repassar as estratégias. Foi a primeira vez que pediram SOCORRO.
         Agora eles tem a percepção de que estratégias são essenciais e que o uso do Método Semáforo é constante.



        


19 de ago. de 2012

I CONGRESSO INTERNACIONAL – INTELIGÊNCIA SE APRENDE

Professoras Denizie, Juliana, secretária Alvanira, Prefeito Anderson, professoras Adriana e Paula
Fotografia via face


         Nosso município Tramandaí esteve presente no I CONGRESSO INTERNACIONAL – INTELIGÊNCIA SE APRENDE, onde mostrou a Metodologia do Projeto Menteinovadora através da oficina “Missão no espaço lunar”.
         As professoras Adriana  de Souza Oliveira, Juliana dos Santos Guatimozim, Paula Silva da Silveira, Denizie Eliziane Puchalski Lopes,  das escolas E.M.E.F. Marechal Castelo Branco - E.M.E.F.Nossa Sra das Dores – foram as nossas representantes, juntamente com a secretária de educação Alvanira Gamba.
         Nosso prefeito Anderssom Hoffmaister foi prestigiar o evento e nossas colegas.
         Abordaram na oficina uma grande missão da escola na atualidade: promover nos alunos a percepção, através do Método das Aves Migratórias, da importância de se desenvolver, no espaço escolar, as noções e as habilidades necessárias para a ajuda mútua, a cooperação e o respeito ao próximo através de material didático “Missão Lunar”, transpondo estas aprendizagens para todos os espaços sociais em que vivemos.
         Parabéns professoras! É Tramandaí cada vez mais se comprometendo com o projeto!