UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

5 de mai. de 2012

JOGO DEBAIXO DO MAR - SUBMARINO


Ano passado quando iniciamos no Menteinovadora como piloto no Município de Tramandaí, não joguei Submarinos com meus alunos, pois começamos no 2º semestre.

Depois de bastante planejamento e preparação do material que inclui os cartazes com os mapas de frota e alvo, cartaz com o mapeamento da sala de aula para que descubram o aluno misterioso, os submarinos feitos em papel cartaz, tabuleiro grande para visualização do jogo, trabalhamos toda esta parte introdutória.

Joguei com eles marcando suas tentativas no mapa de alvos. Trabalhamos muito a ideia de coluna e linha, vertical, horizontal, aproveitei para desenvolver esquerda e direita. Enfim, fomos para nossa 2ª aula.

Preparei todo o material, planejei, estudei. Iniciamos com um mapa de frota grande e os submarinos destacáveis. Coloquei minha frota seguindo as regras de deixar espaços em volta. Jogamos, jogamos,jogamos.

Foram ao jogo, reunidos em duplas, cada um dos adversários com seus mapas de frota e alvo em mãos. Iniciado os jogos, após o par e ímpar e os cumprimentos, notei que nem todos conseguiam cuidar sua frota e tentar acertar o alvo do colega, também enfrentavam dificuldade para localizar o ponto de encontro entre a linha e a coluna. Pequena confusão formada, tive que agir rapidamente, para que todo nosso trabalho anterior não se perdesse e para que os alunos que estavam conseguindo jogar, não se frustrassem.

Na hora pensei em utilizar o piso da sala de aula para ser um enorme mapa de frota. Utilizei o material que tinha no momento : papel ofício e canetão. Marquei nas folhas de ofício de 1 a 6, e as letras de A a F. Coloquei no chão e pedi que todos olhassem para o mapa de frota da Prô. Novamente expliquei o que é frota, e que eu colocaria meus submarinos da maneira como eu decidisse, assim como eles também fariam quando fossem colocar seus submarinos no mapa. Fui então, com as folhas de ofício nos pisos, localizando os submarinos de uma casa, de duas casas, de três casas e de quatro casas, pedindo mais auxilio àqueles que tinham mais dificuldade. Minha frota disposta, cada um teve direito a um "tiro". Em cada um deles eu enfatizava a ideia de coluna e linha e me colocava sobre o piso de junção. E todos nós dizíamos "ÁGUA" se não houvesse submarino ou "VOCÊ ACERTOU", caso houvesse. Jogamos mais algumas vezes, só que agora, todos eles ficaram de costas para meu mapa de frota., com direito a um "tiro" cada um , todos marcando em seus mapas de alvo. Foi incrível, todos chegaram ao objetivo.

Terminamos nossa aula, fazendo as atividades do livro do aluno. O Projeto Menteinovadora não vem pronto, mas ele dá direções para que você possa encontrar seus próprios caminhos.

Todos prontos para a 3ª aula.









PORQUE UVETES?

Em 2011 quando iniciamos no Projeto, juntamente com a outra escola piloto, tínhamos os encontros mensais com as Supervisoras do Mente. Uma colega deu a ideia de fazermos camisetas que nos identificassem. Cada escola escolheu uma cor para a camiseta. Nós escolhemos a cor uva.
Como nosso grupo passou a encontrar-se periodicamente fora do horário para jogar, planejar, aprender mesmo e nesses encontros estávamos quase sempre com as camisetas uva, passamos a nos chamar de uvetes. E uvetes pra cá, uvetes pra lá, acabou que este nome virou sigla para Únicas Verdadeiras Espirituosas Trabalhadoras Especiais e Super legais. UVETES

TÂNIA NUNES OLIVEIRA




Sou a Tânia Nunes Oliveira, supervisora da E.M.F. Nossa Senhora das Dores, e participo do grupo desde o início da implantação do projeto na escola em 2011.

Encontramos algumas dificuldades na escola, mas, como o grupo gosta de desafios e mudanças foi possível a realização do projeto.

As UVETES são um grupo de professoras comprometidas e dedicadas que vem desenvolvendo um ótimo trabalho diante da metodologia existente por traz dos jogos, de forma prazerosa e responsável, tendo em vista que a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo acontece melhor através dos jogos.

É muito bom fazer parte deste grupo!

JANICE SANSON

Sou a Professora Janice Sanson e trabalho com o 4º ano.
Iniciamos este Projeto no Município com muita garra e vontade de inovar e está valendo a pena.
Vamos em frente!

PATRÍCIA GEANINE BOZZA

Sou professora do 2º ano. Penso que o Menteinovadora depende muito da postura que o professor tem frente a inovações e a concepção que tem de educação. A proposta foi lançada, temos então que aproveitar esta metodologia e os recursos que vem com ela para melhorar a aprendizagem. Tenho certeza que dará certo! Já está dando certo!

4 de mai. de 2012

MARIA DE LOURDES BUENO

Sou a Professora Maria de Lourdes Bueno. Sou Pedagoga e trabalho com o 4º ano.
Estou no Projeto Menteinovadora desde Setembro de 2011 e hoje posso dizer que o trabalho desenvolvido dentro do Projeto é maravilhoso. O aluno aprende a raciocinar melhor, respeitar, usar novo vocabulário e acima de tudo, o Projeto tem contribuído muito na aprendizagem de cada um.
Adoro o Projeto!

ANA LINHATTI

Sou a Professora Ana Linhatti, formada em Pedagogia e trabalho com o 3º ano do Ensino Fundamental.
Conheci o Menteinovadora no 2º Semestre de 2011 e achei incrível. Fomos piloto em nosso município, abrindo o caminho para que o Projeto se estendesse a toda a rede em 2012. Foi sucesso.
Os jogos do Menteinovadora são o meio prazeroso para se alcançar aspectos bem mais profundos da aprendizagem, estendendo para situações do dia a dia, habilidades aprendidas com os métodos.
O Menteinovadora é bem mais que os jogos, para cada hora de jogo, muitas de planejamento e preparação. Muito trabalho, muito gratificante. Plantar é um trabalho árduo mas a colheita é rica. E as sementes, essas brotam e crescem cada vez mais fortes.

LILIANE ALVES


Sou a professora Liliane Alves, a prof. Lili; sou formada pelo curso de Pedagogia da Facos, amo o que faço, aliás, às vezes penso que o melhor que eu faço é na sala de aula é lá que desperto o meu melhor.
No ano de 2011 quando iniciamos o projeto Mente Inovadora trabalhava com as turmas de 1º e 2º anos.... Nossa uma loucura jogos diferentes em turnos diferentes com turmas diferentes, mas com uma mesma proposta “despertar o querer pelo aprender pela inteligência existente em todo ser”. Hoje seis meses depois eu recebo novamente o projeto agora com minha turma de 2º ano e vejo o quanto importante é fazer com que a criança consiga se fazer entender através de ações cotidianas que com pequenas mediações se fazem entender e apreender nos jogos, isso devido as mediações constantes que o educador faz na prática do MenteInovadora.
O professor é essencial neste projeto é ele que vai fazer com que os alunos participem ativamente na busca de melhores soluções e estratégias, é o professor que ajuda a esclarecer os reais interesses e desperta o verdadeiro gosto pelo aprender, porque “inteligência se aprende”.

NALU ALESSANDRA BOZZA

Trabalho com o 5º ano, e conheci a Metodologia do Projeto Menteinovadora no 2º semestre de 2011! Foi apaixonante! É gostoso trabalhar com as crianças! A sala de aula ganhou uma vida nova. Percebi também minha importância como professora mediadora!Não é uma "aula de jogos", são aulas de raciocínio, de pensamentos,que colaboram com todas aprendizagens escolares, e ajuda a  melhorar o diálogo entre  professor e alunos. Na verdade ainda estou na fase de deslumbramento, mesmo sabendo que é preciso estudar mais!É importante a troca entre colegas que se identificam com as ideias do projeto.

UM POUCO DE REFLEXÃO


                      O que escrever do projeto Menteinovadora? Que é excelente!!!!!!
                     Metodologicamente é avançado porque contempla a  “toda gente”!!!!!Rico, pobre, remediado. Mexe com o interior do professor. Conosco foi assim. Devolveu um espaço nosso que estava perdido!!!!!Sempre fomos “aplicadas”, gostamos de ser professoras, mas faltava algo!!!!!Na medida que fomos nos “jogando” nas leituras, no planejamento, revivemos a mediação (aí está o poder do professor). Está dando trabalho! Não por causa do aprender a jogar, ou ter que fazer alguma preparação, mas porque queremos todas as nossas aulas assim!!!!!Objetivos claros, com transcendência, com alegria, e que o aluno volte para casa levando algo, e não com a impressão de tarefa cumprida!!!!!Estamos dando uns passos, mas acendeu a luz! Agora é aproveitar a claridade e olhar atentamente! Vamos sempre elogiar quem ousou acreditar no nosso  trabalho e gastar o dinheiro público com ideias!!!!!Que fique claro, que Tramandaí não gastou com joguinhos, gastou com ideias e ideias não tem preço!!!!Quem está diariamente na sala de aula por convicção que está no lugar certo, com certeza está muito feliz!