Primeira aula da Hora do Rush.
Concentramos na exploração e ampliação dos métodos da Tentativa e erro e do Detetive, no jogo e na vida.
Dispostos em U, melhor forma de trabalhar, pois todos se enxergam, se comunicam e o centro da sala fica livre para trabalhar com o tapete de demonstração.
Mas hoje, primeira aula desta lição, basicamente jogaram, exploraram as possibilidades, em duplas, em trios, sozinhos, fazendo competições saudáveis, tentando, errando, tentando, refazendo, errando, acertando êeeee!!
Quando o carrinho vermelho sai é gol! É jogo de campeonato ganho!
Estabeleci um limite, até o 10º desafio porque alguns são muito rápidos e com certeza chegariam logo ao 20º, 30º. Mas pensei naqueles que demoram um pouco mais. Somos diferentes, temos tempos diferentes.
Aqueles mais demorados, ficariam frustrados pensando " estou no 3º desafio e meu colega já chegou ao 20º!!" , por essa razão limitei o 10º desafio como objetivo desta aula.
Mas é claro que alguns que chegaram logo ao 10º desafio começaram a ficar impacientes e então "estiquei" o objetivo destes para o 20º e foi tranquilo para todos.
Lidar com frustrações é bem difícil e as reações são as mais diversas. Há aqueles que "travam", não conseguindo sair do lugar. Há os que choram, os que sentem raiva. Há os que desistem, incapazes de reverter uma situação desfavorável. E há aqueles, estes os Menteinovadora, capazes de encarar o erro como degrau ascendente e não como fundo do poço. Aprendizado este feito dia a dia. Estamos plantando, lembra-se?
Após o jogo, os alunos assistiram a Turma do Mentinho em Energias que movem o mundo. Nesta historinha, Lupita (Detetive), investiga com Menino João as várias alternativas para criar a energia elétrica.