UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

4 de out. de 2012

TENTAR, ERRAR, TENTAR, ACERTAR. JEITO MENTEINOVADORA DE ENCARAR AS FRUSTRAÇÕES.








          Primeira aula da Hora do Rush.
         Concentramos na exploração e ampliação dos métodos da Tentativa e erro e do Detetive, no jogo e na vida.

         Dispostos em U, melhor forma de trabalhar, pois todos se enxergam, se comunicam e o centro da sala fica livre para trabalhar com o tapete de demonstração.

       Mas hoje, primeira aula desta lição, basicamente jogaram, exploraram as possibilidades, em duplas, em trios, sozinhos, fazendo competições saudáveis, tentando, errando, tentando, refazendo, errando, acertando êeeee!!

       Quando o carrinho vermelho sai é gol! É jogo de campeonato ganho!

        Estabeleci um limite, até o 10º desafio porque alguns são muito rápidos e com certeza chegariam logo ao 20º, 30º. Mas pensei naqueles que demoram um pouco mais. Somos diferentes, temos tempos diferentes.

        Aqueles mais demorados, ficariam frustrados pensando " estou no 3º desafio e meu colega já chegou ao 20º!!" , por essa razão limitei o 10º desafio como objetivo desta aula.

         Mas é claro que alguns que chegaram logo ao 10º desafio começaram a ficar impacientes e então "estiquei" o objetivo destes para o 20º e foi tranquilo para todos.

          Lidar com frustrações é bem difícil e as reações são as mais diversas. Há aqueles que "travam", não conseguindo sair do lugar. Há os que choram, os que sentem raiva. Há os que desistem, incapazes de reverter uma situação desfavorável. E há aqueles, estes os Menteinovadora, capazes de encarar o erro como degrau ascendente e não como fundo do poço. Aprendizado este feito dia a dia. Estamos plantando, lembra-se?

         Após o jogo, os alunos assistiram a Turma do Mentinho em Energias que movem o mundo. Nesta historinha, Lupita (Detetive), investiga com Menino João as várias alternativas para criar a energia elétrica.

2 de out. de 2012

FORMAS E CORES









           Formas e Cores, para incentivar a criatividade e o planejamento de recursos, lição que desafia como usar o nosso próprio tempo.
            É difícil explicar com palavras tudo o que se passa em uma sala de aula durante o jogo e após o jogo. O que fica bem claro em cada aula é que realmente não são aulas de jogos mas aulas com jogos.
            Em cada jogo novo, na hora de mostrar tem conceitos novos, tabuleiro diferente, peças “estranhas”, “esquisitas”, “várias maneiras de juntar quadradinhos”. No caso, tais palavras para descrever as peças surgiram do jogo Formas e Cores.
            Para descrever o tabuleiro: “22 quadradinhos na horizontal, 22 na vertical, nossa 484 quadradinhos!”  
            E as regras do jogo? Vértice com vértice. Nunca lado com lado. Só vivenciando o jogo para perceber os  conceitos matemáticos existentes. Conceitos aprendidos para entender o jogo, o que já torna os conceitos práticos e fáceis.
            Mas na verdade, o jogo Formas e Cores faz parte de uma lição importante: PLANEJAMENTO DE RECURSOS.
            Toda a sugestão do livro do professor é válida, mas sempre tem o assunto que mais empolga uma turma. A turma da manhã levou o assunto direto para a boa energia, para o desperdício do material escolar, aproveitamento do lixo e consumo.
             A turma da tarde levantou uma polêmica com o recurso TEMPO.
             Polêmica porque entre os alunos o que é desperdício de tempo para uns, não é para outros.  Como professora, com conceitos já “claros”, que escola é onde vamos estudar “ coisas” de escola, concordei com o grupo que citou o “desperdício” de tempo quando dois alunos brigam e temos que parar a aula para acalmar o ânimo, quando na volta do recreio entram ainda brincando e lá se vai mais uns minutos da aula, quando na volta da merenda alguém inventa uma brincadeira e perdemos tempo mais uma vez, e assim fui concordando.  Porém o outro grupo, com todo direito, lembrou que são pessoas, convivendo com outros, e que “ conviver”  também deveria ser “coisa” de escola. Que esta de brincar em casa, jogar futebol de manhã, trocar figurinha nas horas livres, não cola, porque no turno que não estão na escola, não estão com os colegas.
            Concluímos que para aproveitar melhor o tempo precisamos gerenciar melhor nosso tempo na escola, de maneira que possamos aprender todos os conteúdos e ao mesmo tempo estreitar os laços. Ficou assim:
           Na volta da merenda, nada de brincadeira.
       Na volta do recreio, todos sentam, e faremos uma conversa coletiva de dez minutos, em contra partida se comprometeram de refazer alguns exercícios de estudo individualmente em casa (disseram eles que posso planejar que vai ser realizado).
       Na aula de Educação Física, que é toda dirigida, poderemos ficar nos últimos vinte minutos trocando figurinhas, conversando e brincando! (Oh! Céus!)
            E assim vamos tentar.
            Voltando para o jogo, foi interessante que as estratégias foram antecipadas, em cada grupo de jogadores tinha um aluno que pensava em como expandir o “território”, como se livrar logo das peças grandes e complexas, em como bloquear a expansão do outro.
            Não foi a primeira vez que trabalhei com este jogo, mas cada turma de alunos é única, e mais uma vez velhos conceitos se renovam.
           
           MÉTODOS METACOGNITIVOS UTILIZADOS:
 
 


 
           

30 de set. de 2012

COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO, OUTRO PONTO DE VISTA DE UMA MESMA SITUAÇÃO




 

          Como é difícil entender e respeitar opiniões diferentes das nossas. Difícil, não impossível. Para isso é preciso vivenciar, imaginar, colocar-se no lugar do outro, adaptando-se a novas situações.

            A 5ª lição, aula 1, do 3º ano nos faz vivenciar estas habilidades, adaptação perante o novo, busca dos recursos aprendidos ( estratégias e métodos ) para lidar com novas situações e respeito, principalmente respeito às ideias, ao pensar, às opiniões do outro.

            Preparei a sala para o circuito entre Bloqueio e Connect Four. Os alunos dividiram-se em duplas e cada uma escolheu um jogo. Ao sinal (apito), as duplas deveriam trocar de jogo e continuar a partida já iniciada por outra dupla.

            Alguns sentiram-se confusos e até frustrados porque no jogo que deixaram, estavam vencendo e muitas vezes assumiram uma posição desfavorável no outro jogo. E então puderam utilizar as estratégias e métodos aprendidos para "virar" o jogo e vencer.

            Várias vezes trocamos os lugares, os jogos, experiências novas. E como gostaram, como foram divertidas as trocas, muito, muito legal.

            Ao final, conferir e guardar os jogos, SEMPRE.

            As experiências com o Menteinovadora, são muito ricas, sempre há surpresas, inovações em algo inovador.


            Respeitemos sempre as opiniões alheias, mesmo que sejam diferentes das nossas, pois "todo ponto de vista é a vista do ponto", Leonardo Boff.




Ansiosos pelo próximo jogo.