UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

26 de jun. de 2012

MENTEINOVADORA + MARÉ DIGITAL= uvetesinovando.blogspot.com


Quem disse que os opostos se atraem, estava certo. Eles se atraem. Se completam. Mas os iguais, esses se unem, compartilham, cooperam. Pensam juntos objetivos comuns: educar, informar, incluir, possibilitar.
Assim somos! Um grupo de professoras e amigas: UVETES.
Nós pensamos uma escola diferente. Alunos de todos. Professores de todos. Aluno de uma UVETE, é aluno de todas UVETES.
Quando pensamos em planejamento, pensamos na parte mais importante de uma escola, o ALUNO. Pensamos que todos eles podem mais. Nós os vemos como únicos, os tratamos com respeito, os ouvimos. Eles têm muito a dizer.
O Menteinovadora nos trouxe outra visão para nosso trabalho. Nos dá trabalho, claro, mas é sensacional o retorno. Vale a pena!
O Projeto Maré Digital possibilitou este blog. Possibilitou a Turma do Mentinho, cujos personagens têm o corpo físico do Maré e a alma do Menteinovadora.
Temos muito a aprender. Esperamos que eternamente aprendamos. A aprendizagem constante é o que faz nosso intelecto vivo. Quem pensa que já sabe tudo, está parado, pois tudo nunca saberemos.
Temos muito a escrever e a dizer. O blog das UVETES dá vasão às nossas ideias que são  infinitas e são possíveis, graças a UNIÃO.
          O projeto Maré Digital, essa onda de conhecimento, de inclusão no mundo da tecnologia veio para atingir a todos, inundar as escolas, e transbordar os alunos de vontade, de querer sempre o mais, o diferente, o inovador, fazê-los ver que tudo é possível quando se quer muito.
         Nós UVETES queremos muitas coisas, mas uma delas é fazer com que nosso aluno se sinta parte importante e fundamental em todo contexto, seja na escola,na comunidade ou na ESCOLA DA VIDA. Eles são o presente e o futuro e se não acreditarmos por eles e neles não faz sentido algum, tanta inovação, não há sentido na palavra EDUCADOR.
         Estamos plantando, sempre, em todos os lugares.
         E foi num desses lugares que nos reunimos para falar de nossa visão sobre o Projeto Maré Digital. Fomos convidadas pelas professoras Marjorie e Vanessa Scotti para dar depoimentos. Comparecemos.
          Falou-se sobre educação e a era digital  que está entrando em nosso município.Fomos " entrevistadas", filmadas e fotografadas por Vinicius Carrasco.
         Foi uma experiência válida. É o Projeto Maré Digital mostrando o trabalho das UVETES, que talvez nem seja o melhor, mas é visível, e sempre receptível. Afinal adoramos o novo, a descoberta e desafios!






25 de jun. de 2012

DAMAS OLÍMPICAS NO 4º ANO


Nesse jogo são usados os métodos do Semáforo e do Detetive.

Jogamos em duplas, observando as regras que são :
- mover-se na diagonal;
- andar somente pelas casas escuras;
- quando duas peças oponentes se confrontam, o jogador da vez tem por obrigação a captura;
- pode-se capturar peças múltiplas. Se duas ou mais capturas múltiplas forem possíveis, deve-se fazer a maior delas;
- uma peça que atinja o lado oposto do tabuleiro, torna-se uma Dama, esta peça dever ser coberta com outra, da mesma cor.

O objetivo do jogo, além das capturas, é alcançar uma posição na qual as peças do oponente não possam mais ser movimentadas.

Durante a partida, os jogadores necessitam de muita concentração e atenção. Exigindo a cada movimento o uso do método do Semáforo que nos faz parar para pensar, analisando o quadro de jogo e decidir a melhor forma de agir, isto é, mover as peças.

Com o método do Detetive é possível buscar pistas de movimentos possíveis a se fazer e organizar as possibilidades.

Após o jogo, durante as transcendências, os alunos perceberam que em todas as situações de suas vidas, precisam analisar e raciocinar sobre o que vamos fazer, decidindo a melhor forma de resolver problemas e chegar ao objetivo.






24 de jun. de 2012

HAMBURGUER E FRITAS - 1ª AULA


Jogo Hamburguer e fritas, primeira aula no 3º ano.

Iniciei a aula jogando com meus alunos. Par ou ímpar para decidir quem inicia, aperto de mãos ( respeito ao adversário, sempre). Estar em lados opostos não significa estar contra, apenas com opiniões diversas, em perspectivas diferentes, em pontos de vista com vistas de pontos diferentes.

Desenhei no quadro 8 batatas e um hamburguer (objetivo a ser alcançado).
Cada jogador deve "comer" uma ou duas batatas, até que se alcance o hamburguer.

No início, foram "comendo" de duas em duas as batatas, porque pensaram ser a maneira mais correta. Depois, decidiram "comer" somente uma em cada vez. Enfim, o grupo, foi construindo estratégias. Foram fazendo combinações ao longo das partidas.

Joguei com eles mais algumas vezes e já pude notar as cabecinhas funcionando, fazendo seus cálculos, suas perguntas internas. Interessante a capacidade do intelecto humano.

Passaram então, a jogar em duplas, utilizando o livro do aluno e depois desenhando outras possibilidades de jogo.

O objetivo desta aula que era aprender com os erros, com certeza foi alcançado.

Nosso método para este jogo foi a Tentativa e o Erro.

Depois do jogo, passamos para as transcendências. O que aprenderam em suas vidas, depois de tentar, errar, tentar de novo?  " Aprendi a andar de bicicleta, caindo uma porção de vezes." "Eu aprendi a andar." " No Jiu jitsu quando aprendo cada golpe novo." " Na Educação Física, na competição de andar com a bolinha na cabeça, eu não conseguia. A bolinha não parava na minha cabeça, mas eu não desisti e consegui." 

Que venha a segunda aula.