UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

13 de mai. de 2012

QUEBRANDO A SENHA (AULA 3)



                 O   5º ano está indo para a aula 3 do Quebrando a Senha!!!!!Este jogo do Menteinovadora é divertidíssimo, intrigante e pode complicar se dermos as regras do jogo e o jogo sem “sentir” algumas habilidades que nosso aluno precisa ter!
                Para marcar a “Mesa de Jogo” ele precisa saber coordenadas! Calma, não precisa antecipar as coordenadas geográficas! Tem exercícios divertidíssimos de localização para ir aprendendo com paciência! De certa forma os jogos anteriores ajudam a chegar até aqui, porque ficará mais fácil de entender se a “garagem” do jogo da Hora do Rusch, for bastante explorada( 6 x 6, localização dos carros...)! Os Animais de Lucas, também trabalha com localização. Estes jogos além das habilidades específicas do Menteinovadora podem auxiliar nos conteúdos de outras disciplinas, e podem ser um grande aliados para observarmos melhor  habilidades que nossos alunos não construíram!
                As primeiras aulas do Quebrando o Código, os alunos pegaram rápido, não houve problema com marcação, com o fazer o código. Quando inseridas as estratégias ficou melhor ainda! Mas agora vem a versão com a Mesa de Jogo! O aluno deverá  achar o ponto para colocar o X, ou o número e não pode  cometer erros ao marcar porque senão a Mesa do Jogo perde seu propósito!  Para facilitar a aula que já deverá ser dada semana que vem, trabalhamos coordenadas de maneira básica, desenhando florzinha, barquinho, em 1A, 2B. Na aula de Artes, fizemos as cartelas do jogo. Cada aluno fez sua Mesa de Jogo, e sua cartela de proposição! Usamos medidas(cm), figuras geométricas(retângulo e quadrado). E na aula de matemática que deverá ser antes da aula de Menteinovadora ainda vamos trabalhar o ponto “Explorando coordenadas” do livro de matemática usado por toda rede (Positivo), ou não usado, mas acreditamos que todas as escolas de Tramandaí possuam! Dá página 34 até a página 39  tem exercícios ótimos sobre o tema!
                Na terça-feira dia de menteinovadora, vamos jogar com números e a mesa de jogo, acredito que vai ser facilitado por que os alunos já conhecem as regras, e só acrescentaremos a Mesa de Jogo e retomamos as estratégias e os métodos!
Ao invés de ficar usando as outras disciplinas para o aluno entender tudo que envolve o jogo, o lance é usar o jogo para que aprenda conceitos de outra disciplina!

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