O 5º ano está indo para a aula 3 do Quebrando a
Senha!!!!!Este jogo do Menteinovadora é divertidíssimo, intrigante e pode
complicar se dermos as regras do jogo e o jogo sem “sentir” algumas habilidades
que nosso aluno precisa ter!
Para
marcar a “Mesa de Jogo” ele precisa saber coordenadas! Calma, não precisa
antecipar as coordenadas geográficas! Tem exercícios divertidíssimos de
localização para ir aprendendo com paciência! De certa forma os jogos
anteriores ajudam a chegar até aqui, porque ficará mais fácil de entender se a
“garagem” do jogo da Hora do Rusch, for bastante explorada( 6 x 6, localização
dos carros...)! Os Animais de Lucas, também trabalha com localização. Estes
jogos além das habilidades específicas do Menteinovadora podem auxiliar nos conteúdos
de outras disciplinas, e podem ser um grande aliados para observarmos
melhor habilidades que nossos alunos não
construíram!
As
primeiras aulas do Quebrando o Código, os alunos pegaram rápido, não houve
problema com marcação, com o fazer o código. Quando inseridas as estratégias
ficou melhor ainda! Mas agora vem a versão com a Mesa de Jogo! O aluno deverá achar o ponto para colocar o X, ou o número e
não pode cometer erros ao marcar porque
senão a Mesa do Jogo perde seu propósito! Para facilitar a aula que já deverá ser dada
semana que vem, trabalhamos coordenadas de maneira básica, desenhando
florzinha, barquinho, em 1A, 2B. Na aula de Artes, fizemos as cartelas do jogo.
Cada aluno fez sua Mesa de Jogo, e sua cartela de proposição! Usamos
medidas(cm), figuras geométricas(retângulo e quadrado). E na aula de matemática
que deverá ser antes da aula de Menteinovadora ainda vamos trabalhar o ponto “Explorando
coordenadas” do livro de matemática usado por toda rede (Positivo), ou não
usado, mas acreditamos que todas as escolas de Tramandaí possuam! Dá página 34
até a página 39 tem exercícios ótimos
sobre o tema!
Na
terça-feira dia de menteinovadora, vamos jogar com números e a mesa de jogo,
acredito que vai ser facilitado por que os alunos já conhecem as regras, e só
acrescentaremos a Mesa de Jogo e retomamos as estratégias e os métodos!
Ao invés de
ficar usando as outras disciplinas para o aluno entender tudo que envolve o
jogo, o lance é usar o jogo para que aprenda conceitos de outra disciplina!
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