UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

10 de nov. de 2012

PASSAGEM SUBTERRÂNEA

Atividade inicial- História(Cartagena)

Jogo coletivo




Na mesa!




 
                Esta lição nos leva refletir sobre o equilíbrio entre captar, acumular e usar os recursos no jogo e na vida, e ainda podemos retomar várias aulas e conteúdos de história!
                 O jogo Passagem Subterrânea é conhecido como Cartagena. Cartagena era o nome de uma prisão para piratas, e hoje é o nome de uma ilha, no Caribe. Claro que a história que envolve o jogo fica facilitada porque navegações, conquistas, descobertas, fazem parte do conteúdo do 5º ano.
                Resumindo, o objetivo do jogo é resgatar os piratas da prisão, e para resgatar temos incentivos, recursos (cartas), O jogo é interessante, porque os movimentos dependem unicamente de usar estrategicamente as cartas da mão!
                Para jogar arrumamos o caminho(6 peças), e este caminho pode ser diferente em cada jogo. Temos 6 peças que formam o caminho dos piratas, em cada uma dessas peças são impressos 6 símbolos (pistola, caveira ,faca, chave, chapéu de pirata, garrafa).Cada jogador controla 6 piratas e recebe os símbolos para move-las até o final, onde tem um barco esperando por eles, quem chegar primeiro com todos os piratas vence.
                O interessante é que iniciamos com 5 cartas, e na medida que descartamos não repomos ao mover os piratas. Para conseguir recursos temos que retornar, ou seja recuar, voltar para traz e conseguir recursos para continuar os movimentos.
                Para jogar a primeira vez, construí um tabuleiro de chão, com papelão. Jogamos em equipe. Fomos para o jogo de mesa com as regras claras.
                Já estamos ao longo do ano com aulas do Menteinovadora, isto faz com que os alunos já nas primeiras jogadas pensem em estratégias. Penso ser importante ao iniciar uma nova lição que o professor leia todas as aulas que a envolvem. O livro do professor é ótimo em ideias, sequência, porém as crianças podem surpreender, podem? Surpreendem!