Atividade inicial- História(Cartagena) |
Jogo coletivo |
Na mesa! |
Esta
lição nos leva refletir sobre o equilíbrio entre captar, acumular e usar os
recursos no jogo e na vida, e ainda podemos retomar várias aulas e conteúdos de
história!
O jogo Passagem Subterrânea é conhecido como
Cartagena. Cartagena era o nome de uma prisão para piratas, e hoje é o nome de
uma ilha, no Caribe. Claro que a história que envolve o jogo fica facilitada
porque navegações, conquistas, descobertas, fazem parte do conteúdo do 5º ano.
Resumindo,
o objetivo do jogo é resgatar os piratas da prisão, e para resgatar temos
incentivos, recursos (cartas), O jogo é interessante, porque os movimentos
dependem unicamente de usar estrategicamente as cartas da mão!
Para
jogar arrumamos o caminho(6 peças), e este caminho pode ser diferente em cada
jogo. Temos 6 peças que formam o caminho dos piratas, em cada uma dessas peças
são impressos 6 símbolos (pistola, caveira ,faca, chave, chapéu de pirata,
garrafa).Cada jogador controla 6 piratas e recebe os símbolos para move-las até
o final, onde tem um barco esperando por eles, quem chegar primeiro com todos
os piratas vence.
O
interessante é que iniciamos com 5 cartas, e na medida que descartamos não
repomos ao mover os piratas. Para conseguir recursos temos que retornar, ou
seja recuar, voltar para traz e conseguir recursos para continuar os
movimentos.
Para
jogar a primeira vez, construí um tabuleiro de chão, com papelão. Jogamos em
equipe. Fomos para o jogo de mesa com as regras claras.
Já
estamos ao longo do ano com aulas do Menteinovadora, isto faz com que os alunos
já nas primeiras jogadas pensem em estratégias. Penso ser importante ao iniciar
uma nova lição que o professor leia todas as aulas que a envolvem. O livro do
professor é ótimo em ideias, sequência, porém as crianças podem surpreender,
podem? Surpreendem!