UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

14 de nov. de 2012

JUNTANDO MENTEINOVADORA E MARÉ DIGITAL, DESENHANDO A TURMA DO MENTINHO.















             Que tempos incríveis temos vivido em Tramandaí, em termos de educação.

            Dois projetos que vieram para sacudir, mexer com convicções, desmontar alicerces, inovar, inundar de conhecimento. Ambos, Menteinovadora e Maré Digital, permitiram a renovação de como educar em nossas escolas. Juntos, como nós UVETES, usamos na Turma do Mentinho e outras atividades, tornam-se poderosos, inegavelmente perfeitos.

            Nós Uvetes, somos seis professoras em sala de aula, e pudemos vivenciar e experimentar todas as faces possíveis e imagináveis dos dois projetos...ainda temos muitas mais a descobrir, e não duvido, descobriremos. O que for impossível e inimaginável, nossas mentes, unidas, farão acontecer.

            Estamos apenas no início e, como costumamos dizer, plantando...com bastante adubo e terra bem preparada...a colheita, talvez, não vejamos, pois cada uma de nossas "plantinhas" se espalhará pelo mundo, em outras salas, em outras escolas, faculdades, empresas, cidades...nossos alunos são o futuro.

            A maior parte de nossos alunos, vem de uma vida difícil, com muitas dificuldades, com dezenas de frustrações, de "nãos", alguns de famílias sem esperança. Sabe o que é, para este aluno não enxergar esperança nos olhos dos pais?

            Muitas perguntas têm sido feitas sobre a educação, muitas. Não temos todas as respostas, mas temos uma que se encontra na família da maioria destes que apresentam tanta dificuldade na escola. Família que apenas sobrevive, lutando diariamente para comer...família que não sonha porque sabe que não vai realizar...família que não incentiva porque não sabe de onde tirar esta força...família que não dá amor e carinho porque simplesmente não aprendeu como. Nós, professores, quando abraçamos este aluno, sentimos o quanto este toque tem feito falta...é sempre um abraço muito apertado, muito carente, muito difícil de suprir.

            A Educação pede respostas...sim, pede. Sim, precisa.

            Nós, professores, também temos muitas perguntas...alguém quer ouvir e responder?

            Nossos alunos são capazes, mesmo os com mais dificuldades. Têm nos mostrado isso todos os dias.

            E nos emocionamos com eles, quando os vemos trabalhando em frente a um computador. Arrepia.

            Eles tem nos mostrado o quanto podem quando respeitados e enxergados por seu professor. Cada um é um. Merece total atenção, porque tem capacidade.

            Talvez, as respostas não estejam somente na escola, na sala de aula. Podem estar em como vivem, em onde vivem, na saúde ( ou falta dela ), na segurança, na insegurança, nos exemplos ( ou maus exemplos ), na alimentação ( na falta dela ), na paz ou na falta desta. O foco está na educação, mas talvez devamos abrir a perspectiva e enxergar estes alunos que não apresentam bom rendimento escolar, como um todo, não só a parte que está na escola.

            Muitos professores têm feito muito por estes alunos. Entendemos que devemos e podemos fazer mais. E temos feito.

            Temos mostrado neste blog uma parte do que vivenciamos com nossos lindos alunos. Cada uma de nós, tem a certeza de que os seus são os mais lindos, porque todos são nossos.

            Estes desenhos foram feitos por eles, no Paint. E desenharam usando a Turma do Mentinho.

            Nosso orgulho e nossa reverência, nossa admiração e nosso respeito aos alunos que lutam diariamente para sobreviver e que mostram o quanto são capazes.

Até.

 

 

12 de nov. de 2012

SEMPRE APRENDENDO!

        
Tãnia, Liliane,Nalu

Aguardando!

Anna colocando a proposta. Aprendemos mais um pouco!

Jogando- Hora do Rusch

Jogo dos Quatro



Mediar é o segredo!


Muito bom!

        
        Hoje cumprimos nossa hora planejamento/estudo na escola, mas em outra escola! Fomos junto com as simpáticas Angela e Anna (Mind Lab/ Menteinovadora)  para Xangri-lá.

         O objetivo era falar do projeto, no qual estamos inseridas, comprometidas desde o último trimestre de 2010. Tarefa prazerosa para qualquer UVETE, já que nosso planejamento já vem se pautando na mediação de aprendizagem, a partir do momento que nos foi dada a oportunidade de tê-lo em nossa escola.

         Estamos agora torcendo por Xangri-lá, Capão da Canoa já iniciou. Quem sabe daqui um tempo o Litoral Norte seja uma referência em Educação?

         Para nós foi uma tarde de estudo. Revisitamos a teoria, jogamos, mediamos e sempre com a certeza que esta proposta é o caminho.

         Foi um prazer estar com as educadoras de Xangri-lá!

        


11 de nov. de 2012

DAMAS OLÍMPICAS E O 3º ANO






 
               Dia de Menteinovadora no 3º ano.   Jogo novo.  Damas Olímpicas.
            Olímpicas!?    É!
            Existem torneios internacionais de Damas e as regras precisam ser as mesmas em todos os países que participam destas competições. Por isso, vamos aprender regras oficiais destes torneios e algumas são diferentes das que estamos acostumados.
            A principal diferença é a obrigatoriedade em capturar a peça do oponente. E não existe a peça "soprada" porque se o outro jogador não percebeu que pode capturar, você deve alertá-lo. Isso é lealdade. Sim, no jogo e levada para vida.
            Após as explicações das regras diferenciadas e da apresentação do jogo para os que nunca jogaram, definiram - se as duplas. E então, surge uma, digamos, dificuldade.
            Joga-se em duplas e os alunos são em número ímpar.
            Após entregar os tabuleiros e peças, e fazer a devida conferência, um aluno ficou só.           
             Imediatamente me ofereci para jogar com ele, posteriormente poderíamos trocar as duplas. Ele me surpreendeu ao dizer :
            - Não precisa, vou jogar primeiro, sozinho.
            Sozinho, pensei! Como?
            Permiti, claro. Queria ver como ele se sairia.
            Ele conferiu as peças e montou o tabuleiro. Eu, observando, de canto.
            Ele tirou no par e ímpar. Pois é!
            Iniciou o jogo, fazendo jogadas, em ambos os lados, na ordem. Sem "roubar" para nenhum lado.
            Eu, observando...de canto. Venceu!  Na outra jogada, o "outro" lado venceu.
            E eu, pasmei!  E, claro, me orgulhei!
            E como ele não tem problema de relacionamento, as demais partidas foram com os oponentes "físicos" mesmo!
            Este aluno tem uma dificuldade quanto a escrita e a leitura, mas com certeza, está preparado para lidar com as adversidades que se apresentam. Toma atitude, não fica esperando, nem por mim, nem por ninguém.
            Vai longe, confio nesta capacidade que ele e outros têm em enfrentar obstáculos.
            Até a próxima!