E então retornamos. Segundo semestre, novos jogos, novas habilidades, muito a aprender, a experimentar, a conhecer.
O terceiro ano começa esta segunda etapa do MENTEINOVADORA com o jogo Connect Four.
Neste jogo o objetivo é fazer uma sequência de quatro peças da mesma cor ao longo de uma coluna, linha ou diagonal.
Os métodos Semáforo e Detetive estão presentes durante a partida.
Organizados em duplas, os alunos iniciaram as partidas conferindo o material, 21 peças pretas e 21 peças brancas. Par ou ímpar resolve quem inicia.
Atenção durante todo o tempo, para ao mesmo tempo que tenta fechar 4 peças, tenta impedir que o adversário o faça antes.
A principal habilidade desenvolvida neste jogo é a percepção de ameaças, levando o jogador a desenvolver um plano de defesa e a compreensão do quanto é importante ter estratégias e desenvolvê-las com um propósito.
Importante perceber como alguns alunos no princípio preocupam-se somente em fechar as 4 peças, permitindo que o adversário chegue a seu intento antes. E nessa hora, o professor mediador está presente para alertar este aluno a usar o Semáforo e o Detetive. Estar atento a todo o jogo, em todas as direções e ao do colega não é fácil para alguns.
Mas assim é na vida. Transcendamos. Muitas vezes somente ter um objetivo claro a alcançar não é suficiente. É preciso traçar estratégias para chegar ao seu intento. Utilizar-se de meios claros e limpos, obedecendo as regras do jogo e da vida, para vencer.
Semana que vem aula 2.
Na expectativa.
AO FINAL, CADA DUPLA CONFERE O MATERIAL E GUARDA, SEMPRE COM A SUPERVISÃO DA PROFESSORA. ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE COM OS JOGOS QUE SÃO DE TODOS.