UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

10 de ago. de 2012

APRESENTANDO CONNECT FOUR



              E então retornamos. Segundo semestre, novos jogos, novas habilidades, muito a aprender, a experimentar, a   conhecer.

             O terceiro ano começa esta segunda etapa do MENTEINOVADORA  com o jogo Connect Four.
               Neste jogo o objetivo é fazer uma sequência de quatro peças da mesma cor ao longo de uma coluna, linha ou diagonal.

            Os métodos Semáforo e Detetive estão presentes durante a partida.

            Organizados em duplas, os alunos iniciaram as partidas conferindo o material, 21 peças pretas e 21 peças brancas. Par ou ímpar resolve quem inicia.

            Atenção durante todo o tempo, para ao mesmo tempo que tenta fechar 4 peças, tenta impedir que o adversário o faça antes.

            A principal habilidade desenvolvida neste jogo é a percepção de ameaças, levando o jogador a desenvolver um plano de defesa e a compreensão do quanto é importante ter estratégias e desenvolvê-las com um propósito.

             Importante perceber como alguns alunos no princípio preocupam-se somente em fechar as 4 peças, permitindo que o adversário chegue a seu intento antes. E nessa hora, o professor mediador está presente para alertar este aluno a usar o Semáforo e o Detetive. Estar atento a todo o jogo, em todas as direções e ao do colega não é fácil para alguns.

             Mas assim é na vida. Transcendamos. Muitas vezes somente ter um objetivo claro a alcançar não é suficiente. É preciso traçar estratégias para chegar ao seu intento. Utilizar-se de meios claros e limpos, obedecendo as regras do jogo e da vida, para vencer.

            Semana que vem aula 2.

           Na expectativa. 

          AO FINAL, CADA DUPLA CONFERE O MATERIAL E GUARDA, SEMPRE COM A SUPERVISÃO DA PROFESSORA. ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE COM OS JOGOS QUE SÃO DE TODOS.

8 de ago. de 2012

ABALONE - 5º ANO



            Novo semestre, continuando com os jogos do RA (Raciocínio Avançado). No caso terminamos as aulas do ABALONE.

            Este jogo trouxe muita concentração. As partidas foram com menos ansiedade, jogadas mais pensadas, estratégias mais entendidas e praticadas.

            Assim, acabamos levantando hipóteses:

            1ª- os alunos já estão incorporados na metodologia do projeto, e a cada jogo vão levando mais à sério.

            2ª- estão já com o espírito das Olimpíadas de Raciocínio e estão fazendo das simulações “um caso sério”.

            3ª- o jogo é ótimo, eles adoraram, então não pensam em mais nada ao jogar.

            4ª- eles gostam de ganhar, e não ficam deprimidos se perderem, mas se o esforço foi o máximo, e o jogo foi difícil, ganhar ou perder é só consequência.

            Ou todas as hipóteses são verdadeiras.

            Na verdade já conhecíamos o jogo. O 2º ano joga. Se uma UVETE conhece, todas conhecem. Não conhecia o efeito do jogo nos alunos!

            Unindo forças, dois tira um, três tira dois...um fica só, não tira ninguém e ainda fica desprotegido. Grande lição, não é?