Páginas
UVETES
UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!
9 de jun. de 2012
8 de jun. de 2012
RECICLAR TAMBÉM FAZ PARTE DO MENTEINOVADORA
Conscientizar-se
da importância de preservar o Meio Ambiente faz parte de educar para um futuro
melhor, mas também para um presente melhor. Afinal a natureza já sofre hoje
consequências de nossas escolhas de ontem.
Você
pode pensar que não tem participação na destruição do Meio Ambiente. Mas tem
sim, na verdade todos temos. Se não com atos criminosos, mas com a omissão.
Saber o que deve ser feito e não fazê-lo é o mesmo que contribuir para os
danos.
Você
sabe que deve escovar os dentes com a torneira fechada, mas muitas vezes não o
faz e pensa " ah, só desta vez não faz mal". Você e mais quantos
trilhões de pessoas? Uma vez de cada um, desperdício de água potável que está
acabando...você sabe...já ouviu isso quantas vezes?
Você
sabe que jogar uma latinha que seja no mar vai acabar causando danos aos
animais que habitam nele, mas pensa " ah, tão legal ver a latinha
flutuando, uma só, não vai fazer mal ". Trilhões de pessoas podem ter
feito o mesmo. Pense na quantidade de lixo jogado nos mares, rios,
lagoas...seres vivos vivem nestes lugares e servem de alimento a você...e seus
filhos alimentam-se deles. E é desta água, devidamente tratada que bebemos, que
precisamos para viver. Nós podemos tratar a água para beber, os peixes têm que
viver nela com toda a poluição que jogamos no seu ambiente.
Você
não separa o lixo seco do orgânico. E pensa " ah, só uma garrafa pet que
mal tem? ". Uma que você jogou e outras trilhões que outros jogaram na
natureza. Elas ficarão lá por anos e anos e anos. Seus filhos e netos e
bisnetos, crescerão e encontrarão a mesma garrafa plástica, no mesmíssimo lugar
onde você a jogou. Se ninguém a recolher, ela continuará lá, não tem como sair
sozinha. Pois é! Mas elas podem ser reutilizadas, o lixo seco pode ser
reaproveitado. Reciclado.
Mas
dá trabalho separar o lixo... Trabalho nenhum.
Você
precisa saber que lixo seco é todo o material feito de vidro, plástico, metal e
papel. E lixo orgânico é resto de alimentos, cascas e lixo do banheiro. Pronto.
Separe uma caixa grande num canto de sua casa para ir colocando o lixo feito
daqueles materiais que podem ser reaproveitados, aqueles que levam anos e anos
para se decompor. Acostume todos da família a colocarem nesta caixa o lixo
seco. Durante a semana você junta o lixo seco e entrega para o caminhão da
coleta seletiva de seu município. Não sabe quando ele passa? Ora, procure
saber. É para o futuro de seus descendentes, vale a pena!
Não
tem coleta seletiva em seu município? Nossa! Fale com seus governantes. Está na
hora de ter.
E
lembre-se que o lixo orgânico continua indo para o lixeiro comum. Certo?
Foi
pensando na importância da coleta seletiva do material que pode ser
reaproveitado que a Turma do Mentinho se envolveu nisso e na historinha
PENSANDO NO FUTURO, RECICLANDO AGORA, chama nossa atenção = vamos reciclar.
Os
métodos que usamos para isso, foram :
SEMÁFORO
-Paramos para pensar na situação do Meio Ambiente e o lixo que produzimos. Ele
chama nossa atenção para o fato de que precisamos agir, fazer algo.
ÁRVORE
DO PENSAMENTO - Consequências. Escolhas trazem consequências. Escolhas
erradas...
AVES
MIGRATÓRIAS - União pelo bem comum. Todos juntos, cada um fazendo sua parte.
ESCADA
- Um degrau por vez. Iniciar é preciso.
TENTATIVA
E ERRO - É preciso começar, tentar, arriscar-se.
Vamos
conosco? Vamos fazer nossa parte?
Nós
já iniciamos.
6 de jun. de 2012
DECIFRANDO GESTOS (KARA KUPE) - CONTINUANDO
Comunicação, cooperação, autoconhecimento...estratégias!!!
Que
atitude é importante manter para que esta comunicação se dê? É importante
também prestar atenção no oponente? Por quê? Ficar de olho nas trocas de cartas
que ocorrem na mesa, é também importante? Como perceber se o parceiro fez uma
quadra ou uma seguida, ou se a dupla oponente está dando indícios de que está pronta para fazer uma quadra ou uma seguida?
Como prestar atenção em tudo? Pode priorizar? É preciso agir rápido?
Pensar e analisar rápido? E a escolha do código? E assim vai. Parecido, quase
igual as sugestões do livro do professor. Mas todas estas perguntas surgiram,
antes de iniciar a 2ª aula! Foi dar a largada, e choveu situações! Era braço
levantado para todo lado, e ainda nem tínhamos estudado as estratégias! Estas
cabecinhas pensantes facilitaram a aula, porque conforme um ia perguntando
outro já ia respondendo, e como PROFESSORA, ouvia e fechava as estratégias!
Nesta
segunda aula os alunos já tinham claro que a falta de atenção de um componente,
e a falta de discrição na hora de fazer o gesto, ou falar o combinado poderia
prejudicar o jogo. Nesta segunda aula as jogadas foram cuidadas, as trocas de
cartas na mesa começaram a ser percebidas! O jogo estava mais “difícil” de
“ganhar”, porque a turma no geral estava mais envolvida! Como se tivessem
tomado um “chá de atenção”!
Assim
começamos a dar importância ao olhar das pessoas e seus gestos, prestar atenção
ao tom de voz e ao nosso tom, começamos a nos
perceber.
Aproveitando
o Método das Aves Migratórias (apresentado aos alunos na primeira aula de Kara
kupe) organizamos combinações. Não foram combinações de regras de convivência,
mas combinações de grupo! Agora temos metas de grupo. A grande meta é todos chegarem
ao 6º ano, e para isto temos que uns cuidar dos outros. Perceber o colega que
precisa de conselho, ajuda nos estudos, de uma palavra amiga. Temos lemas
diários também!
Decifrando
Gestos (kara Kupe) definitivamente não é só um jogo de cartas!
4 de jun. de 2012
PRIMEIRO MÊS DE MUITOS QUE VIRÃO!
Claro que não é um aniversário! É uma comemoração especial! É o primeiro mês que o BLOG está no "ar". Surgiu em conversas informais. Levamos semanas para deixar com o nosso "jeito"! E acreditem, ainda queremos modificar muitas coisas! Temos "PAUTAS" para discutir! Somos um grupo de pessoas.Somos PROFESSORAS e PROFESSORAS cheias de IDEIAS! Nem sempre é fácil achar um senso comum, e NÓS estamos conseguindo! O BLOG é importante para nós! Cuidamos dele com carinho. É um COMPROMISSO assumido! Estamos de parabéns sim, até pelo fato de assumir que é bom ser PROFESSORA, temos orgulho da profissão que escolhemos, e coragem para assumir que as vezes o que vem de cima é BOM! Jamais vamos esquecer que o MENTEINOVADORA foi o que acendeu a chama, das brasas que já existiam! O MENTEINOVADORA nos uniu, nos tornou parceiras, companheiras.
Primeiro mês de muitos que virão. Passo dado, caminho iniciado, estrada infinita. Aonde chegaremos? Veremos.
Primeiro mês de muitos que virão. Passo dado, caminho iniciado, estrada infinita. Aonde chegaremos? Veremos.
3 de jun. de 2012
COLEGA ALESSANDRA, CONTRIBUINDO!
“No começo foi muito difícil. Tive que repetir algumas
vezes a mesma aula, entre outros imprevistos! Agora a turma começou a se
interessar e até as transcendências começaram a aparecer, alguns depoimentos
foram bem legais, os alunos dizem:
- Quando a minha
mãe fala, agora eu brinco de estátua, eu paro para pensar no que ela me disse e
depois eu faço as coisas!”
Nossa colega Alessandra Paula
Pereira, é nova na escola, é nova na profissão. Mas PROFESSORA de verdade não
desiste nunca! Lindos teus alunos! Obrigada por compartilhar este momento, e permitir
colocar o teu depoimento no blog! Tenha certeza que você está no caminho certo, as dificuldades aparecerão sempre, as repetições se tornarão presentes ao longo do caminho, afinal tentar, errar, acertar...não é assim!?
Assinar:
Postagens (Atom)