UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

8 de jun. de 2012

RECICLAR TAMBÉM FAZ PARTE DO MENTEINOVADORA


Conscientizar-se da importância de preservar o Meio Ambiente faz parte de educar para um futuro melhor, mas também para um presente melhor. Afinal a natureza já sofre hoje consequências de nossas escolhas de ontem.

Você pode pensar que não tem participação na destruição do Meio Ambiente. Mas tem sim, na verdade todos temos. Se não com atos criminosos, mas com a omissão. Saber o que deve ser feito e não fazê-lo é o mesmo que contribuir para os danos.

Você sabe que deve escovar os dentes com a torneira fechada, mas muitas vezes não o faz e pensa " ah, só desta vez não faz mal". Você e mais quantos trilhões de pessoas? Uma vez de cada um, desperdício de água potável que está acabando...você sabe...já ouviu isso quantas vezes?

Você sabe que jogar uma latinha que seja no mar vai acabar causando danos aos animais que habitam nele, mas pensa " ah, tão legal ver a latinha flutuando, uma só, não vai fazer mal ". Trilhões de pessoas podem ter feito o mesmo. Pense na quantidade de lixo jogado nos mares, rios, lagoas...seres vivos vivem nestes lugares e servem de alimento a você...e seus filhos alimentam-se deles. E é desta água, devidamente tratada que bebemos, que precisamos para viver. Nós podemos tratar a água para beber, os peixes têm que viver nela com toda a poluição que jogamos no seu ambiente.

Você não separa o lixo seco do orgânico. E pensa " ah, só uma garrafa pet que mal tem? ". Uma que você jogou e outras trilhões que outros jogaram na natureza. Elas ficarão lá por anos e anos e anos. Seus filhos e netos e bisnetos, crescerão e encontrarão a mesma garrafa plástica, no mesmíssimo lugar onde você a jogou. Se ninguém a recolher, ela continuará lá, não tem como sair sozinha. Pois é! Mas elas podem ser reutilizadas, o lixo seco pode ser reaproveitado. Reciclado.

Mas dá trabalho separar o lixo... Trabalho nenhum.

Você precisa saber que lixo seco é todo o material feito de vidro, plástico, metal e papel. E lixo orgânico é resto de alimentos, cascas e lixo do banheiro. Pronto. Separe uma caixa grande num canto de sua casa para ir colocando o lixo feito daqueles materiais que podem ser reaproveitados, aqueles que levam anos e anos para se decompor. Acostume todos da família a colocarem nesta caixa o lixo seco. Durante a semana você junta o lixo seco e entrega para o caminhão da coleta seletiva de seu município. Não sabe quando ele passa? Ora, procure saber. É para o futuro de seus descendentes, vale a pena!

Não tem coleta seletiva em seu município? Nossa! Fale com seus governantes. Está na hora de ter.

E lembre-se que o lixo orgânico continua indo para o lixeiro comum. Certo?

Foi pensando na importância da coleta seletiva do material que pode ser reaproveitado que a Turma do Mentinho se envolveu nisso e na historinha PENSANDO NO FUTURO, RECICLANDO AGORA, chama nossa atenção = vamos reciclar.

Os métodos que usamos para isso, foram :

SEMÁFORO -Paramos para pensar na situação do Meio Ambiente e o lixo que produzimos. Ele chama nossa atenção para o fato de que precisamos agir, fazer algo.

ÁRVORE DO PENSAMENTO - Consequências. Escolhas trazem consequências. Escolhas erradas...

AVES MIGRATÓRIAS - União pelo bem comum. Todos juntos, cada um fazendo sua parte.

ESCADA - Um degrau por vez. Iniciar é preciso.

TENTATIVA E ERRO - É preciso começar, tentar, arriscar-se.

Vamos conosco? Vamos fazer nossa parte?

Nós já iniciamos.







6 de jun. de 2012

DECIFRANDO GESTOS (KARA KUPE) - CONTINUANDO



Comunicação, cooperação, autoconhecimento...estratégias!!!

Que atitude é importante manter para que esta comunicação se dê? É importante também prestar atenção no oponente? Por quê? Ficar de olho nas trocas de cartas que ocorrem na mesa, é também importante? Como perceber se o parceiro fez uma quadra ou uma seguida, ou se a dupla oponente está dando indícios de que está pronta para fazer uma quadra ou uma seguida?  Como prestar atenção em tudo? Pode priorizar? É preciso agir rápido? Pensar e analisar rápido? E a escolha do código? E assim vai. Parecido, quase igual as sugestões do livro do professor. Mas todas estas perguntas surgiram, antes de iniciar a 2ª aula! Foi dar a largada, e choveu situações! Era braço levantado para todo lado, e ainda nem tínhamos estudado as estratégias! Estas cabecinhas pensantes facilitaram a aula, porque conforme um ia perguntando outro já ia respondendo, e como PROFESSORA, ouvia e fechava as estratégias!

Nesta segunda aula os alunos já tinham claro que a falta de atenção de um componente, e a falta de discrição na hora de fazer o gesto, ou falar o combinado poderia prejudicar o jogo. Nesta segunda aula as jogadas foram cuidadas, as trocas de cartas na mesa começaram a ser percebidas! O jogo estava mais “difícil” de “ganhar”, porque a turma no geral estava mais envolvida! Como se tivessem tomado um “chá de atenção”!

Assim começamos a dar importância ao olhar das pessoas e seus gestos, prestar atenção ao tom de voz e ao nosso tom, começamos a nos  perceber.

Aproveitando o Método das Aves Migratórias (apresentado aos alunos na primeira aula de Kara kupe) organizamos combinações. Não foram combinações de regras de convivência, mas combinações de grupo! Agora temos metas de grupo. A grande meta é todos chegarem ao 6º ano, e para isto temos que uns cuidar dos outros. Perceber o colega que precisa de conselho, ajuda nos estudos, de uma palavra amiga. Temos lemas diários também!

Decifrando Gestos (kara Kupe) definitivamente não é só um jogo de cartas!

4 de jun. de 2012

PRIMEIRO MÊS DE MUITOS QUE VIRÃO!


                  Claro que não é um aniversário! É uma comemoração especial! É o primeiro mês que o BLOG está no "ar". Surgiu em conversas informais. Levamos semanas para deixar com o nosso "jeito"! E acreditem, ainda queremos modificar muitas coisas! Temos "PAUTAS" para discutir! Somos um grupo de pessoas.Somos  PROFESSORAS e PROFESSORAS cheias de IDEIAS! Nem sempre é fácil achar um senso comum, e NÓS estamos conseguindo! O BLOG é importante para nós! Cuidamos dele com carinho. É um COMPROMISSO assumido! Estamos de parabéns sim, até pelo fato de assumir que é bom ser PROFESSORA, temos orgulho da profissão que escolhemos, e coragem para assumir que as vezes o que vem de cima é BOM! Jamais vamos esquecer que o MENTEINOVADORA foi o que acendeu a chama, das brasas que já existiam! O MENTEINOVADORA nos uniu, nos tornou parceiras, companheiras.
                     Primeiro mês de muitos que virão. Passo dado, caminho iniciado, estrada infinita. Aonde chegaremos? Veremos.

3 de jun. de 2012

COLEGA ALESSANDRA, CONTRIBUINDO!


“No começo  foi muito difícil. Tive que repetir algumas vezes a mesma aula, entre outros imprevistos! Agora a turma começou a se interessar e até as transcendências começaram a aparecer, alguns depoimentos foram bem legais, os alunos dizem:

- Quando a minha mãe fala, agora eu brinco de estátua, eu paro para pensar no que ela me disse e depois eu faço as coisas!”
                Nossa colega Alessandra Paula Pereira, é nova na escola, é nova na profissão. Mas PROFESSORA de verdade não desiste nunca! Lindos teus alunos! Obrigada por compartilhar este momento, e permitir colocar o teu depoimento no blog! Tenha certeza que você está no caminho certo, as dificuldades aparecerão sempre, as repetições se tornarão presentes ao longo do caminho, afinal tentar, errar, acertar...não é assim!?