Os
métodos do Menteinovadora fazem a diferença deste projeto. E podem, melhor,
devem estar presentes a todo momento durante as aulas e nas atividades
diferenciadas, como a gincana que o 3º ano faz às Quintas-feiras.
Divididos em equipes ( escolha deles
), os alunos têm inicialmente algumas decisões a tomar : escolher um nome para
a equipe e decidir qual integrante será responsável por anotar as respostas do
grupo ( Aves Migratórias ).
Este tipo de atividade cria nos
alunos o sentido de grupo, onde cada um contribui para um objetivo comum.
Quando perdem, aprender a respeitar
os vencedores e perceber o quanto fizeram.
Quando vencem, aprendem a respeitar
os perdedores, dividindo a vitória com os demais.
Cada equipe recebe 10 tarefas para
realizar em 20 minutos ( o tempo pode variar ). O limite de tempo ajuda a
concentrar os esforços.
As atividades vão de perguntas
relacionadas aos conteúdos trabalhados durante a semana, perguntas sobre
assuntos atuais, da escola e da turma, até tarefas como cantar, representar,
imitar.
TODOS contribuem com seus
conhecimentos para compor as respostas ( Semáforo, Detetive, Pin ).
Cada tarefa, vale uma pontuação.
Ao final do tempo, recolhidas as
folhas-tarefa, a professora soma os pontos de cada equipe.
Antes dos resultados, cada tarefa é
lida e a resposta compartilhada por todos, oralmente.
A equipe vencedora recebe uma
premiação que pode ser um lápis para cada membro do grupo, uma canetinha, um
tempo a mais para jogo, um livrinho, chocolate, enfim, algo para marcar o
momento.
E boa Gincana do Conhecimento!