UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

4 de set. de 2012

MÉTODOS DO MENTEINOVADORA, SÓ NOS JOGOS?? NÃO. SEMPRE.


             Os métodos do Menteinovadora fazem a diferença deste projeto. E podem, melhor, devem estar presentes a todo momento durante as aulas e nas atividades diferenciadas, como a gincana que o 3º ano faz às Quintas-feiras.
            Divididos em equipes ( escolha deles ), os alunos têm inicialmente algumas decisões a tomar : escolher um nome para a equipe e decidir qual integrante será responsável por anotar as respostas do grupo ( Aves Migratórias ).
            Este tipo de atividade cria nos alunos o sentido de grupo, onde cada um contribui para um  objetivo comum.
            Quando perdem, aprender a respeitar os vencedores e perceber o quanto fizeram.
            Quando vencem, aprendem a respeitar os perdedores, dividindo a vitória com os demais.
            Cada equipe recebe 10 tarefas para realizar em 20 minutos ( o tempo pode variar ). O limite de tempo ajuda a concentrar os esforços.
            As atividades vão de perguntas relacionadas aos conteúdos trabalhados durante a semana, perguntas sobre assuntos atuais, da escola e da turma, até tarefas como cantar, representar, imitar.
            TODOS contribuem com seus conhecimentos para compor as respostas ( Semáforo, Detetive, Pin ).
            Cada tarefa, vale uma pontuação.
            Ao final do tempo, recolhidas as folhas-tarefa, a professora soma os pontos de cada equipe.
            Antes dos resultados, cada tarefa é lida e a resposta compartilhada por todos, oralmente.
            A equipe vencedora recebe uma premiação que pode ser um lápis para cada membro do grupo, uma canetinha, um tempo a mais para jogo, um livrinho, chocolate, enfim, algo para marcar o momento.
            E boa Gincana do Conhecimento!


2 de set. de 2012

METODOLOGIA RENOVADORA: O bom e velho DOMINÓ.

      É muito bom quando podemos trazer para sala de aula jogos que fizeram, e ainda fazem, parte de nossa vida cotidiana. Quem não lembra do velho DOMINÓ? Aquele que juntava a família, os vizinhos, os primos, os amigos, enfim, aquele que anima muitas tarde de domingo e os dias de chuva...pois bem, o MenteInovadora traz o dominó como jogo inicial para o 2º trimestre no segundo ano, onde iremos aprender a resolver problemas com a imaginação... então bem vindo ao ciclo IMAGINANDO COM O 2º ANO...
      Resolvemos dividir este jogo em três aulas, isso por que as aulas direcionadas ao jogo vinham com muitas dinâmicas importantes para o uso do dia a dia de nossa sala de aula, então, a fim de aproveitar todas da melhor maneira, tivemos que aumentar uma aula em nossa semana...nada que pudesse atrapalhar, mas sim somar.
      Penso ser importante salientar que o fato de termos aulas já ''prontas'' não quer dizer que precisamos fazer tudo ao mesmo tempo, não podemos esquecer que estamos trabalhando com mediação, e nós enquanto professores devemos saber direcionar, da melhor forma, claro, o decorrer de nosso planejamento não ''jogando'' tudo de uma vez só...o fator surpresa ajuda e muito no querer de nossos pensantes alunos.
           Iniciamos o semestre com o uso dos sinais < = > (menor que..., igual, maior que...) usamos números de 1 a 10 como orientava o livro com cores simultâneas e com o diferencial da nova escolha de duplas, sim os números e as cores me levaram a minha ''nova'' dupla deste jogo inicial: DOMINÓ. Os alunos pegaram muito bem os sinais, pois a tabela de números ajudou e muito na orientação...olha que achei que iria ser uma''peleia''.
      Mas o grande momento, acredito que o melhor, foi o ''BATALHA DE DOMINÓ'', onde os cálculos entraram em ação, salientando que a todo o tempo os métodos eram relembrados pelos alunos, ainda mais quando o pensar estava em jogo...o SEMÁFORO (SINALZINHO) trabalhou e muito.
     A mediação neste momento foi imprescindível, pois é necessário trazer a tona em que momentos precisamos organizar nosso pensamento para realizar tarefas como as solicitadas no jogo: obter pontos tendo que contar com seu raciocínio, o do grupo, o conhecimento dos sinais e cálculos corretos.
      Outra forma que deixou os alunos bem entusiasmados foi o trabalho com o material em tamanho grande, no caso do dominó utilizamos uma regra diferente, onde cada aluno recebeu uma peça apenas, pois é uma forma de colocarmos por partes a regra tradicional e os alunos acabam assimilando com mais facilidade a raciocínio utilizado no dominó no caso a quantidade por ela mesma (igual).
      O Jogo do Dominó vem trazer transcendências voltadas ao método do semáforo, mas também ao DETETIVE (LUPITA), tendo em vista as estratégias de ''Aumento de Chances'' bem como a forma de organização do jogo propriamente dito. 
      É interessante levar os alunos a analisarem as possibilidades mais importantes em cada situação, e que o pensar faz toda a diferença em todos os momentos de nossas vidas. É pelo pensar que encontramos novos caminhos para chegarmos a um resultado, lembrando sempre, que nem sempre ganhamos, mas o que importa é estarmos sempre cientes de nossas ações indiferentes que nos deem, ou não, o controle da situação ou nos façam depender da sorte, o importante é pensar em várias alternativas e as consequências de cada decisão, controlando sempre a impulsividade e tudo dependendo unicamente de sua AÇÃO.


SUPERANDO DIFICULDADES COM 3º ANO



               Hoje muita chuva, aliás nesta semana toda.
               Neste dia, iniciaria o jogo Bloqueio mas devido a chuva, vieram apenas 13 alunos.
               E dia de Mente, é sagrado.

              Então, decidi repetir o Connect four, repassar todas as regras e estratégias.

              Mas, como tínhamos 13, definidas as duplas, um dos meninos ficou só.

             Entreguei os kits para que como sempre conferissem as peças. E L. recebeu um kit também.
L. conferiu e fui jogar com ele.

             Estrategista este L. Aprendeu bem o controle do centro, ganhou 4 vezes seguidas.
Fiquei feliz!

            Dei a ele uma missão = formar no tabuleiro do Connect, as letras que conseguisse.
L       I        U





                 Ideia ótima para uma futura atividade.

                Depois, um dos meninos desafiou, isso mesmo, desafiou com elegância, L e outro colega =
                -Eu, contra vocês dois.

                E assim, surgem novas maneiras, variações e aprende-se a superar dificuldades.