UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

18 de mai. de 2012

HORA DO RUSH - 4º ANO



                 Hoje no 4º ano jogamos Hora do Rush. Para este jogo  usamos os métodos Tentativa e erro e Detetive.
                Utilizamos diagramas de desafios e um tabuleiro de demonstração para que pudéssemos  jogar todos juntos, utilizando o princípio da cooperação, trabalhando também Aves Migratórias.
                Passamos então a jogar em duplas, onde um pensava juntamente com o outro, estabelecendo parcerias. Durante todo o jogo, os alunos têm que priorizar atitudes, planejar ações, desfazer ações, procurar novos caminhos. Hora do Rush desenvolve o raciocínio lógico, levando o aluno a desconstruir o que havia pensado, buscando outros caminhos para a resolução do problema.
               Após esta lição da Hora do Rush, aproveitamos para trabalhar a multiplicação, utilizando o tabuleiro do jogo. Pedi então que contassem quantos quadradinhos tem no tabuleiro do jogo na linha horizontal e na vertical. 
               Trouxe um material quadriculado para que pudessem recortar a quantidade de quadradinhos e estabelecessem o número de carrinhos que caberia no tabuleiro. Também fizeram a multiplicação.
             Trouxe fichas com quantidades diversas para que estabelecessem a quantidade de quadradinhos na linha horizontal e na vertical do tabuleiro, conforme a multiplicação feita. 
            Exemplo = 12 - o tabuleiro deveria ter 2x6 ou 3x4.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário