Hoje no 4º ano jogamos Hora do Rush. Para este jogo usamos os métodos Tentativa e erro e Detetive.
Utilizamos diagramas de desafios e um tabuleiro de demonstração para que pudéssemos jogar todos juntos, utilizando o princípio da cooperação, trabalhando também Aves Migratórias.
Passamos então a jogar em duplas, onde um pensava juntamente com o outro, estabelecendo parcerias. Durante todo o jogo, os alunos têm que priorizar atitudes, planejar ações, desfazer ações, procurar novos caminhos. Hora do Rush desenvolve o raciocínio lógico, levando o aluno a desconstruir o que havia pensado, buscando outros caminhos para a resolução do problema.
Após esta lição da Hora do Rush, aproveitamos para trabalhar a multiplicação, utilizando o tabuleiro do jogo. Pedi então que contassem quantos quadradinhos tem no tabuleiro do jogo na linha horizontal e na vertical.
Trouxe um material quadriculado para que pudessem recortar a quantidade de quadradinhos e estabelecessem o número de carrinhos que caberia no tabuleiro. Também fizeram a multiplicação.
Trouxe fichas com quantidades diversas para que estabelecessem a quantidade de quadradinhos na linha horizontal e na vertical do tabuleiro, conforme a multiplicação feita.
Exemplo = 12 - o tabuleiro deveria ter 2x6 ou 3x4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário