Páginas
UVETES
UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!
18 de ago. de 2012
17 de ago. de 2012
IMPORTÂNCIA E URGÊNCIA
A aula 2 do Connect four nos trouxe a comparação entre
importância e urgência.
As habilidades
priorizadas nesta aula, foram a compreensão entre urgente e importante,
distinguindo maneiras de agir diante de cada situação. Perceber as ameaças e
desenvolver um plano de bloqueio, quando possível e desenvolver estratégias
para atingir um objetivo.
Iniciamos
conversando. O diálogo sempre é bem vindo em todas as aulas. Ouvir o aluno
enriquece o trabalho.
Então, trouxe a
seguinte situação, para que tivessem a noção da diferença entre as duas
palavras.
Desenhei no
quadro uma casa construída a pouco. Vazia. A casa está pronta, mas falta muita
coisa. O que é importante colocar nesta casa?
Surgiram
muitas coisas, algumas bem importantes, outras nem tanto. Mas as opiniões são
sempre muito importantes. Ideias são únicas e devem ser valorizadas, sempre.
Enfim,
puderam experimentar a diferença.
Outros exemplos surgiram, e pudemos
então levar ambos conceitos para situação de jogo, no caso o Connect four.
Perceber que é importante criar uma
situação onde se possa fechar quatro peças é importante, mas bloquear o
adversário é urgente.
Este conceito ficou bem claro na
aula de hoje.
Durante as partidas, pude perceber
que estavam muito mais atentos às situações de jogo e o Semáforo presente em
todas as jogadas.
E você sabe o que é importante e
urgente? Com certeza sabe.
Mas em seu dia a dia, ao invés de
ficar nervoso com muitas coisas a fazer, experimente fazer uma lista de
atividades importantes a fazer. Depois eleja as urgentes, priorize. E se
tornará menos estressante.
Aproveitei para introduzir a
numeração ordinal e os alunos fizeram sua lista de prioridades do 1º ao 10º
lugar.
Todos os métodos são importantes,
mas o Semáforo é urgente.
Em todas as situações ele nos
auxilia a ter paciência.
14 de ago. de 2012
REFLETINDO COM ESPÊ E PERGUNTILDO
Este
é o método do Espelho ou Espê para os íntimos.
Espê faz parte da turma do Mentinho e
nos faz refletir, pensar, enxergar além do que se vê.
Ele nos auxilia a nos tornarmos
críticos. Você pode estar se perguntando, devo criticar a tudo e a todos??
Enxergarei somente erros e pontos a melhorar?
Mas afinal, o que é ser crítico?!
Com certeza não é apontar defeitos, até
porque isso é muito fácil. Difícil é mostrar soluções.
Mas alguém crítico tem a capacidade de
criar sua própria opinião, independente do senso comum que é obviamente o caminho mais fácil. Concordar com todos não dá trabalho, não cria problemas, não
nos dá inimizades. Mas isso é bom?? Para nós UVETES, não.
Queremos que nossos alunos sejam
capazes de apreciar e julgar algo com ponderação e inteligência. Que não se
satisfaçam com o que vem pronto, nem compartilhem de ideias por preguiça de
formular suas próprias.
Não contentar-se com o simples, com o
igual, com o mais fácil.
E você como é?? Crítico ou apático. Curioso ou de fácil contentamento??
Comece perguntando-se, questionando-se.
Busque novas possibilidades em você mesmo.
Você não consegue? Não é capaz?
Pois dizemos a você o mesmo que a
nossos alunos:
--- VOCÊ É CAPAZ! Todos
somos.
12 de ago. de 2012
PERGUNTILDO
Eis um novo
personagem! PERGUNTILDO nasceu para valorizar aos que deixam fazer perguntas, Sentimos
que aprendemos quando o aluno nos faz pensar por meio de perguntas e
observações. Somente nesta hora percebemos o quanto anda nosso preparo, nosso
planejamento.
Perguntas diferentes do esperado são
aquelas que nos fazem pensar, e se mesmo assim conseguimos orientar, mediar é porque
de fato aprendemos e deixamos de ser meros copiadores e transmissores.
Nem sempre o aluno que decora pontos
é que mais aprendeu, este é o que tem boa memória(que é bom também), às vezes é
hora de olhar, parar e analisar as
perguntas, porque as respostas para o obvio a maioria já sabe!
PERGUNTILDO pretende mostrar aos
alunos que questionar, querer saber mais, aprofundar assuntos é muito
importante porque tira dúvidas, esclarece e com isso se aprende a não “comprar”
o que vem pronto. Perguntar quando não entendeu, sempre.
Alunos críticos e curiosos formarão
cidadãos conscientes e responsáveis.
Pergunta PERGUNTILDO, pode perguntar.
Assinar:
Postagens (Atom)