UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

17 de ago. de 2012

IMPORTÂNCIA E URGÊNCIA



          A aula 2 do Connect four nos trouxe a comparação entre importância e urgência.

         As habilidades priorizadas nesta aula, foram a compreensão entre urgente e importante, distinguindo maneiras de agir diante de cada situação. Perceber as ameaças e desenvolver um plano de bloqueio, quando possível e desenvolver estratégias para atingir um objetivo.

         Iniciamos conversando. O diálogo sempre é bem vindo em todas as aulas. Ouvir o aluno enriquece o trabalho.

         Então, trouxe a seguinte situação, para que tivessem a noção da diferença entre as duas palavras.

         Desenhei no quadro uma casa construída a pouco. Vazia. A casa está pronta, mas falta muita coisa. O que é importante colocar nesta casa?


             Surgiram muitas coisas, algumas bem importantes, outras nem tanto. Mas as opiniões são sempre muito importantes. Ideias são únicas e devem ser valorizadas, sempre.

               Enfim, puderam experimentar a diferença.
            Outros exemplos surgiram, e pudemos então levar ambos conceitos para situação de jogo, no caso o Connect four.
            Perceber que é importante criar uma situação onde se possa fechar quatro peças é importante, mas bloquear o adversário é urgente.
            Este conceito ficou bem claro na aula de hoje.
            Durante as partidas, pude perceber que estavam muito mais atentos às situações de jogo e o Semáforo presente em todas as jogadas.
            E você sabe o que é importante e urgente? Com certeza sabe.
            Mas em seu dia a dia, ao invés de ficar nervoso com muitas coisas a fazer, experimente fazer uma lista de atividades importantes a fazer. Depois eleja as urgentes, priorize. E se tornará menos estressante.
            Aproveitei para introduzir a numeração ordinal e os alunos fizeram sua lista de prioridades do 1º ao 10º lugar.
            Todos os métodos são importantes, mas o Semáforo é urgente.
            Em todas as situações ele nos auxilia a ter paciência.


14 de ago. de 2012

REFLETINDO COM ESPÊ E PERGUNTILDO



         Este é o método do Espelho ou Espê para os íntimos.

         Espê faz parte da turma do Mentinho e nos faz refletir, pensar, enxergar além do que se vê.

         Ele nos auxilia a nos tornarmos críticos. Você pode estar se perguntando, devo criticar a tudo e a todos?? Enxergarei somente erros e pontos a melhorar?

         Mas afinal, o que é ser crítico?!
         Com certeza não é apontar defeitos, até porque isso é muito fácil. Difícil é mostrar soluções.

         Mas alguém crítico tem a capacidade de criar sua própria opinião, independente do senso comum que é obviamente  o caminho mais fácil.       Concordar com todos não dá trabalho, não cria problemas, não nos dá inimizades. Mas isso é bom?? Para nós UVETES, não.

         Queremos que nossos alunos sejam capazes de apreciar e julgar algo com ponderação e inteligência. Que não se satisfaçam com o que vem pronto, nem compartilhem de ideias por preguiça de formular suas próprias.

         Não contentar-se com o simples, com o igual, com o mais fácil.

         E você como é??  Crítico ou apático.  Curioso ou de fácil contentamento??

         Comece perguntando-se, questionando-se. Busque novas possibilidades em você mesmo.

         Você não consegue?  Não é capaz?

         Pois dizemos a você o mesmo que a nossos alunos:

         --- VOCÊ É CAPAZ!  Todos somos.









12 de ago. de 2012

PERGUNTILDO


            
            Eis um novo personagem! PERGUNTILDO nasceu para valorizar aos que deixam fazer perguntas, Sentimos que aprendemos quando o aluno nos faz pensar por meio de perguntas e observações. Somente nesta hora percebemos o quanto anda nosso preparo, nosso planejamento.

            Perguntas diferentes do esperado são aquelas que nos fazem pensar, e se mesmo assim conseguimos orientar, mediar é porque de fato aprendemos e deixamos de ser meros copiadores e transmissores.

            Nem sempre o aluno que decora pontos é que mais aprendeu, este é o que tem boa memória(que é bom também), às vezes é hora de olhar, parar  e analisar as perguntas, porque as respostas para o obvio a maioria já sabe!

          PERGUNTILDO pretende mostrar aos alunos que questionar, querer saber mais, aprofundar assuntos é muito importante porque tira dúvidas, esclarece e com isso se aprende a não “comprar” o que vem pronto. Perguntar quando não entendeu, sempre.

         Alunos críticos e curiosos formarão cidadãos conscientes e responsáveis.

         Pergunta PERGUNTILDO, pode perguntar.