UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

26 de out. de 2012

Só pensando... só refletindo...










           Eu, com toda certeza, nem imagino quanto seja o valor, em reais, investido no Projeto Menteinovadora. O que conheço, e sei muito bem, é o valor dele para cada um de meus alunos, para cada um dos alunos de 1 a 5º ano que o utilizam da melhor forma. Este valor é inestimável, não cabe em números.

         Na aula de hoje, a última do Rush, antes do circuito, revimos aprendizagens, estratégias, métodos utilizados.

         E observando meus alunos jogando, interagindo, relembrando a melhor maneira de resolver cada desafio, percebi a evolução de cada um, dentro de seu potencial. Eu acredito na capacidade de cada um. E quando digo " VOCÊ É CAPAZ " ao que se menospreza, em relação aos outros, digo acreditando.          Mas não deixo de perceber o quanto aquele pequeno sente, em sua vida fora da escola, uma inferioridade. É justamente este, que chega à escola vindo de um convívio ( " sem vívio" seria melhor dito ) com familiares que também foram crianças com muitas dificuldades, que cresceram sem afetividade e por isso não o sabem passar aos filhos carinho, respeito.

         Este aluno que mais precisa daquele abraço apertado da Prô, daquele beijo estalado, dado com gosto mesmo. Das palavras de incentivo, da bronca também quando age mal com seus colegas. Este aluno se acha incapaz de aprender como outros colegas porque já viveu, viu e ouviu tantas misérias em sua pouca existência. Este, é o que mais progride com o Menteinovadora.

         Um destes que passa por tantas dificuldades, se vê resolvendo desafios que outros levam mais tempo, melhor, se vê auxiliando colegas, mostrando suas estratégias e relembrando métodos.

         O Menteinovadora é isso. Não é algo complicado, nem rebuscado, xarope. Não! É simples. É tão simples.

Por esta razão é que nós, Uvetes, criamos a Turma do Mentinho. Porque método do Semáforo, assusta um pouquinho... mas Sinalzinho é doce, é próximo, conforta.

         Ah que arrepio nos dá, quando estes, justamente estes que têm em casa tão pouco, nos dizem o que aprenderam com o Sinalzinho, " PARAR, ANALISAR, AGIR "! É especial, é bom demais!!

         O Menteinovadora fez, faz e continuará fazendo sua parte, despertar o novo. Ele uniu seis professoras, dispostas a fazer a diferença em cada aluno seu. Uvetes! Nós não somos especialistas em Menteinovadora, nem sabemos tudo...precisamos estudar bastante antes de cada aula, nos preparar. Somos professoras apaixonadas pelo que fazem, abertas a novidades, curiosas, buscando sempre.

         Hoje, as fotos falam por si. Elas descrevem nossas aulas. Elas mostram o quanto já caminhamos. Mas é uma estrada tão longa pela frente e temos que caminhar. É bom estarmos apoiadas num grupo.

         Hoje, é só um momento de reflexão. De olhar a transformação. E de saudade, já antecipada, das turmas deste ano, como todas, especiais e únicas.

         Secretária Alvanira, o Menteinovadora, valeu a pena!

 

 

24 de out. de 2012

MANCALA ... no 2º ano ... AULA DE CIDADANIA!



ÁFRICA... MANCALA... MENTEINOVADORA... RACIOCINIO LÓGICO...

Raciocinar logicamente indo além das impressões imediatas com planejamento de ação, com planejamento de ação corporal e movimento. Estas habilidades são desenvolvidas junto ao jogo Mancala. Trazido da África, onde surgiu, o jogo realizado pelas tribos como forma de selecionar seus lideres, vem como o segundo jogo do bloco Imaginando do segundo semestre do MenteInovadora para o 2º ano.
É o segundo ano que venho trabalhando com o Mancala e por incrível que pareça a cada ano uma novidade, este ano confesso que a turma sentiu um pouco mais de dificuldade na rotação do jogo, isso porque com o tempo e a diversificação dos jogos os alunos tendem a fazer relações com outros jogos, e inevitavelmente criar “vícios”, mas como o mmancala é um jogo de regras já estabelecidas a muito tempo e muito complexas, precisou ser cobrada de forma reforçada a cada jogada.
 Todo jogo traz uma contextualização, como já sabemos, neste caso não foi diferente. Nada como trazer o mundo para a sala de aula, pois bem, nossa primeira aula contou com uma bela aula de geografia com direito a relações de placas tectônicas e trabalhos na lousa interativa com a montagem do mapa do mundo. Preciso falar que os alunos adoraram?
Bom conhecida a história da áfrica, que acreditem, fizeram os alunos levantarem questões serias e discutidas a nível mundial, como fome, educação e doenças, pois é nossos alunos sabem o que acontece do outro lado do mundo, o jogo foi como um meio de mostrar que cada cultura tem sempre um lado bom e lógico de se viver.
Raciocinar logicamente não é algo apenas voltado a questões matemáticas, é muito importante saber que nossos alunos tem sim capacidade de levantar questões muito mais relevantes do que as tratadas “no nível de série”. É muito bom saber que nossos alunos se importam sim com o que acontece e tem ideias para auxiliar no mundo. Inteligência se aprende, mas consideração e comprometimento com o outro é digno de corações bons e logicamente solidários com o próximo... Jogo... Sim... Aula de matemática... Sim... Aula de geografia... Sim... Mas acima de tudo AULA DE CIDADANIA!

Segue link do jogo online e dados para curiosidade de nossos seguidores:

                                  pt.wikipedia.org/wiki/Mancala

Na onda do Maré Digital...


DOMINÓ? PODE SER NA LOUSA?

É do conhecimento de muitos que o município de Tramandaí esta envolvido em muitos projetos inovadores na busca de levar aos nossos alunos uma melhor qualidade de ensino e uma chance de seus recursos de estudo estarem equiparados com os de alunos de escolas particulares. Para isso foi oportunizado aos profissionais de rede qualificação gratuita como meio de aprimorar suas ferramentas de trabalho junto ao aprendizado dos docentes.
Um dos projetos que por sinal deu origem ao blog "Uvetes Inovando" é o MenteInovadora, mas hoje vamos abrir espaço para falar um pouquinho do VIVER DIGITAL, aqui ''batizado'' de MARÉ DIGITAL, projeto este que leva netbook pra uso dos alunos em cada escola e junto à lousa interativa para diversificar ainda mais o cotidiano escolar de nossos alunos e o fazer pedagógico do professor.
Levando em conta o encantamento dos alunos com o MenteInovadora e a ''Onda do Maré Digital" que oportunizou a junção dos dois projetos na execução de jogos com o uso da lousa interativa.
Dentro do aplicativo da lousa existem ferramentas e recursos que facilitam o trabalho com jogos pelo professor e muito motivam os pequenos conhecedores das tecnologias. Entre os recursos disponíveis estão na área da matemática o uso de peças de domino onde é possível realizar o jogo em tempo real com manuseio único dos alunos utilizando das estratégias e métodos estabelecidos pelo MenteInovadora.
Então, você já procurou recursos junto à lousa digital? Ta esperando o que? Seus alunos vão ficar extremamente contagiados pela “onda da Maré” e você vai mostrar toda sua habilidade e seu conhecimento apreendido com mais esta ferramenta disponível em nossas escolas.
Vamos lá!!! Motivar é preciso e você precisa se descobrir dentro das muitas novidades... Que tal amanhã?



A TURMA DO MENTINHO EM: RESPEITO