Se
for somente o jogo "largado" sozinho, não ajuda mesmo. O professor
que vai aproveitar este tempo no qual os alunos estejam jogando e diz aos
alunos:
-Vão
jogando, enquanto vou trabalhar com o Zezinho que precisa desenvolver a
memorização e a atenção, com o Dudu que não consegue seguir regras e com a
Laurinha para que ela perca o medo de errar. Tudo isso e ainda tem que jogar...
Este professor não está aproveitando o projeto.
Este professor não está aproveitando o projeto.
Com
certeza, muitos professores já se perguntaram ou ainda se perguntam : Como jogos auxiliam na aprendizagem!? Como esse projeto vai ajudar nas dificuldades de meus alunos!?
O
Menteinovadora vem somar ao nosso trabalho. Na verdade, pode-se compará-lo a um
iceberg. Em cima vê-se os jogos, as regras. Abaixo é que encontra-se o
verdadeiro objetivo do projeto, os métodos. Porque são eles que fazem o
projeto. Eles são o Menteinovadora.
Lembre-se
que estamos plantando. Sabemos que os resultados aparecerão a longo prazo.
Dê
uma chance ao projeto.
Dê-se
uma chance.
Permita-se
inovar, repensar seu trabalho.
Use
as estratégias em você.
Pare,
analise com calma e mente aberta toda a proposta do Menteinovadora, para depois
agir - SEMÁFORO.
Colha
"pistas" do que já está dando certo, pesquise sobre, converse com
seus colegas, vá as reuniões mensais, pergunte, questione, fale suas dúvidas,
ninguém nasceu sabendo - DETETIVE.
Arrisque-se,
atire-se ao novo, sem medo. Procure seus caminhos. Se errar, se não der certo,
tente de novo, e de novo, e de novo - TENTATIVA E ERRO.
Agrupe-se,
procure parcerias que lhe completem, que somem ao seu trabalho. Ninguém sabe
tudo. Graças a Deus, ninguém sabe tudo - AVES MIGRATÓRIAS.
Você
terá muitos caminhos que levarão a outros caminhos, com diferentes
consequências. Busque o que melhor adaptar-se à sua turma. O que dá certo para
a turma do seu colega, pode não servir para a sua. Você conhece seus alunos. Só
você. Escolha os melhores caminhos, pensando nas consequências e na realidade
da sua turma - ÁRVORE DO PENSAMENTO.
Você
também pode. Por que não? Seu aluno, pode também, ele é capaz. Vislumbre sua
riqueza interior. Quando trabalha com seu aluno, você acredita que ele pode ou
não? - ESPELHO.
Esteja
bem preparado, leia, converse, pesquise. Tenha clareza de onde você quer
chegar, sempre - FILMADORA.
Você
está iniciando um caminho, dê um passo de cada vez. Suba um degrau por vez -
ESCADA.
Você
vai ouvir muitas opiniões, positivas e negativas. Filtre o que for melhor para
você e principalmente para seus alunos - FILTRO.
Use
sua criatividade, sua memória de atividades que lhe trouxeram prazer ao
aprender - PINTOR.
As
dúvidas e os questionamentos vão acompanhar você sempre.
Ler,
estudar, jogar, questionar, preparar, serão seus verbos mais usados.
Mais
trabalho? Sim, muito mais.
Mais
gratificante? Sim, muito mais.
O
novo assusta? Claro que sim.
Alguns
professores têm resistência a inovar em sala de aula. Claro, sentem-se mais
seguros caminhando por onde conhecem. É um "ranso" que trava bons
projetos. Você pode não gostar do que faz, mas isso, desculpe, é problema seu.
Faça o melhor sempre.
Você
não ganha o quanto gostaria? Muita gente tem certeza que poderia ganhar mais.
Você
não é valorizado, nem reconhecido em seu trabalho? Muitas pessoas não são. O bom trabalho de um professor, muitas vezes não é incentivado dentro da própria escola, pelos seus superiores. Isso não é motivo para desistir. O reconhecimento que
importa é o dos alunos e de seus pais.
O
Projeto Menteinovadora é, mal comparando, um limão que foi entregue a um grupo
de pessoas. Algumas vão segurar o limão, sem saber ou querer fazer algo com
ele. O limão vai apodrecer nessas mãos.
Outras
pessoas enxergarão no limão um lado azedo, e o transformarão numa arma,
espremendo-o nos olhos dos outros.
Um
grupo bem maior, espremerá o limão, e com ele fará doces e refrescantes
limonadas.
É
o que as UVETES têm feito.
Boas
limonadas para você também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário