UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

16 de mai. de 2012

MAS AFINAL, COMO JOGOS PODEM AJUDAR MEU ALUNO QUE NÃO SABE LER E ESCREVER?



Se for somente o jogo "largado" sozinho, não ajuda mesmo. O professor que vai aproveitar este tempo no qual os alunos estejam jogando e diz aos alunos:

-Vão jogando, enquanto vou trabalhar com o Zezinho que precisa desenvolver a memorização e a atenção, com o Dudu que não consegue seguir regras e com a Laurinha para que ela perca o medo de errar. Tudo isso e ainda tem que jogar...
Este professor não está aproveitando o projeto.

Com certeza, muitos professores já se perguntaram ou ainda se perguntam : Como jogos auxiliam na aprendizagem!? Como esse projeto vai ajudar nas dificuldades de meus alunos!?

O Menteinovadora vem somar ao nosso trabalho. Na verdade, pode-se compará-lo a um iceberg. Em cima vê-se os jogos, as regras. Abaixo é que encontra-se o verdadeiro objetivo do projeto, os métodos. Porque são eles que fazem o projeto. Eles são o Menteinovadora.
Lembre-se que estamos plantando. Sabemos que os resultados aparecerão a longo prazo.

Dê uma chance ao projeto.

Dê-se uma chance.
Permita-se inovar, repensar seu trabalho.

Use as estratégias em você.
Pare, analise com calma e mente aberta toda a proposta do Menteinovadora, para depois agir - SEMÁFORO.

Colha "pistas" do que já está dando certo, pesquise sobre, converse com seus colegas, vá as reuniões mensais, pergunte, questione, fale suas dúvidas, ninguém nasceu sabendo - DETETIVE.

Arrisque-se, atire-se ao novo, sem medo. Procure seus caminhos. Se errar, se não der certo, tente de novo, e de novo, e de novo - TENTATIVA E ERRO.

Agrupe-se, procure parcerias que lhe completem, que somem ao seu trabalho. Ninguém sabe tudo. Graças a Deus, ninguém sabe tudo - AVES MIGRATÓRIAS.

Você terá muitos caminhos que levarão a outros caminhos, com diferentes consequências. Busque o que melhor adaptar-se à sua turma. O que dá certo para a turma do seu colega, pode não servir para a sua. Você conhece seus alunos. Só você. Escolha os melhores caminhos, pensando nas consequências e na realidade da sua turma - ÁRVORE DO PENSAMENTO.

Você também pode. Por que não? Seu aluno, pode também, ele é capaz. Vislumbre sua riqueza interior. Quando trabalha com seu aluno, você acredita que ele pode ou não? - ESPELHO.
Esteja bem preparado, leia, converse, pesquise. Tenha clareza de onde você quer chegar, sempre - FILMADORA.

Você está iniciando um caminho, dê um passo de cada vez. Suba um degrau por vez - ESCADA.
Você vai ouvir muitas opiniões, positivas e negativas. Filtre o que for melhor para você e principalmente para seus alunos - FILTRO.

Use sua criatividade, sua memória de atividades que lhe trouxeram prazer ao aprender - PINTOR.

As dúvidas e os questionamentos vão acompanhar você sempre.
Ler, estudar, jogar, questionar, preparar, serão seus verbos mais usados.
Mais trabalho? Sim, muito mais.
Mais gratificante? Sim, muito mais.

O novo assusta? Claro que sim.

Alguns professores têm resistência a inovar em sala de aula. Claro, sentem-se mais seguros caminhando por onde conhecem. É um "ranso" que trava bons projetos. Você pode não gostar do que faz, mas isso, desculpe, é problema seu. Faça o melhor sempre.

Você não ganha o quanto gostaria? Muita gente tem certeza que poderia ganhar mais.
Você não é valorizado, nem reconhecido em seu trabalho? Muitas pessoas não são. O bom trabalho de um professor, muitas vezes não é incentivado dentro da própria escola, pelos seus superiores.  Isso não é motivo para desistir. O reconhecimento que importa é o dos  alunos e de seus pais.

O Projeto Menteinovadora é, mal comparando, um limão que foi entregue a um grupo de pessoas. Algumas vão segurar o limão, sem saber ou querer fazer algo com ele. O limão vai apodrecer nessas mãos.

Outras pessoas enxergarão no limão um lado azedo, e o transformarão numa arma, espremendo-o nos olhos dos outros.

Um grupo bem maior, espremerá o limão, e com ele fará doces e refrescantes limonadas.
É o que as UVETES têm feito.

Boas limonadas para você também.













Nenhum comentário:

Postar um comentário