UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

14 de nov. de 2012

JUNTANDO MENTEINOVADORA E MARÉ DIGITAL, DESENHANDO A TURMA DO MENTINHO.















             Que tempos incríveis temos vivido em Tramandaí, em termos de educação.

            Dois projetos que vieram para sacudir, mexer com convicções, desmontar alicerces, inovar, inundar de conhecimento. Ambos, Menteinovadora e Maré Digital, permitiram a renovação de como educar em nossas escolas. Juntos, como nós UVETES, usamos na Turma do Mentinho e outras atividades, tornam-se poderosos, inegavelmente perfeitos.

            Nós Uvetes, somos seis professoras em sala de aula, e pudemos vivenciar e experimentar todas as faces possíveis e imagináveis dos dois projetos...ainda temos muitas mais a descobrir, e não duvido, descobriremos. O que for impossível e inimaginável, nossas mentes, unidas, farão acontecer.

            Estamos apenas no início e, como costumamos dizer, plantando...com bastante adubo e terra bem preparada...a colheita, talvez, não vejamos, pois cada uma de nossas "plantinhas" se espalhará pelo mundo, em outras salas, em outras escolas, faculdades, empresas, cidades...nossos alunos são o futuro.

            A maior parte de nossos alunos, vem de uma vida difícil, com muitas dificuldades, com dezenas de frustrações, de "nãos", alguns de famílias sem esperança. Sabe o que é, para este aluno não enxergar esperança nos olhos dos pais?

            Muitas perguntas têm sido feitas sobre a educação, muitas. Não temos todas as respostas, mas temos uma que se encontra na família da maioria destes que apresentam tanta dificuldade na escola. Família que apenas sobrevive, lutando diariamente para comer...família que não sonha porque sabe que não vai realizar...família que não incentiva porque não sabe de onde tirar esta força...família que não dá amor e carinho porque simplesmente não aprendeu como. Nós, professores, quando abraçamos este aluno, sentimos o quanto este toque tem feito falta...é sempre um abraço muito apertado, muito carente, muito difícil de suprir.

            A Educação pede respostas...sim, pede. Sim, precisa.

            Nós, professores, também temos muitas perguntas...alguém quer ouvir e responder?

            Nossos alunos são capazes, mesmo os com mais dificuldades. Têm nos mostrado isso todos os dias.

            E nos emocionamos com eles, quando os vemos trabalhando em frente a um computador. Arrepia.

            Eles tem nos mostrado o quanto podem quando respeitados e enxergados por seu professor. Cada um é um. Merece total atenção, porque tem capacidade.

            Talvez, as respostas não estejam somente na escola, na sala de aula. Podem estar em como vivem, em onde vivem, na saúde ( ou falta dela ), na segurança, na insegurança, nos exemplos ( ou maus exemplos ), na alimentação ( na falta dela ), na paz ou na falta desta. O foco está na educação, mas talvez devamos abrir a perspectiva e enxergar estes alunos que não apresentam bom rendimento escolar, como um todo, não só a parte que está na escola.

            Muitos professores têm feito muito por estes alunos. Entendemos que devemos e podemos fazer mais. E temos feito.

            Temos mostrado neste blog uma parte do que vivenciamos com nossos lindos alunos. Cada uma de nós, tem a certeza de que os seus são os mais lindos, porque todos são nossos.

            Estes desenhos foram feitos por eles, no Paint. E desenharam usando a Turma do Mentinho.

            Nosso orgulho e nossa reverência, nossa admiração e nosso respeito aos alunos que lutam diariamente para sobreviver e que mostram o quanto são capazes.

Até.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário