UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

11 de nov. de 2012

DAMAS OLÍMPICAS E O 3º ANO






 
               Dia de Menteinovadora no 3º ano.   Jogo novo.  Damas Olímpicas.
            Olímpicas!?    É!
            Existem torneios internacionais de Damas e as regras precisam ser as mesmas em todos os países que participam destas competições. Por isso, vamos aprender regras oficiais destes torneios e algumas são diferentes das que estamos acostumados.
            A principal diferença é a obrigatoriedade em capturar a peça do oponente. E não existe a peça "soprada" porque se o outro jogador não percebeu que pode capturar, você deve alertá-lo. Isso é lealdade. Sim, no jogo e levada para vida.
            Após as explicações das regras diferenciadas e da apresentação do jogo para os que nunca jogaram, definiram - se as duplas. E então, surge uma, digamos, dificuldade.
            Joga-se em duplas e os alunos são em número ímpar.
            Após entregar os tabuleiros e peças, e fazer a devida conferência, um aluno ficou só.           
             Imediatamente me ofereci para jogar com ele, posteriormente poderíamos trocar as duplas. Ele me surpreendeu ao dizer :
            - Não precisa, vou jogar primeiro, sozinho.
            Sozinho, pensei! Como?
            Permiti, claro. Queria ver como ele se sairia.
            Ele conferiu as peças e montou o tabuleiro. Eu, observando, de canto.
            Ele tirou no par e ímpar. Pois é!
            Iniciou o jogo, fazendo jogadas, em ambos os lados, na ordem. Sem "roubar" para nenhum lado.
            Eu, observando...de canto. Venceu!  Na outra jogada, o "outro" lado venceu.
            E eu, pasmei!  E, claro, me orgulhei!
            E como ele não tem problema de relacionamento, as demais partidas foram com os oponentes "físicos" mesmo!
            Este aluno tem uma dificuldade quanto a escrita e a leitura, mas com certeza, está preparado para lidar com as adversidades que se apresentam. Toma atitude, não fica esperando, nem por mim, nem por ninguém.
            Vai longe, confio nesta capacidade que ele e outros têm em enfrentar obstáculos.
            Até a próxima!

Um comentário: