UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

26 de mai. de 2012

MISSÃO LUNAR, MISSÃO UNIR, MISSÃO CONTAR COM O OUTRO.



              Jogo interessante, desafiador.

              A grande aprendizagem deste jogo é a noção de contar com o outro.
No espaço, o astronauta Cassandro encontra-se fora da nave, com os robôs que auxiliam em seu trabalho. Pane nos equipamentos, Cassandro precisa voltar para a nave por uma porta de emergência. Acontece que o astronauta pode iniciar o movimento mas não consegue parar, a não ser que encontre uma barreira ou seja um de seus robôs. O mesmo acontece com o movimento dos robôs que podem andar, acionados por um controle remoto mas não podem parar sozinhos.
              Colaboração o tempo todo. Cooperação. Ajuda mútua.
              Em nossa 2ª aula, trouxe os jogos e como não tinha um para cada um, formaram-se algumas duplas. Vários alunos quiseram jogar, a principio, sozinhos. Mas ao longo dos desafios, notei que os que jogavam sozinhos, tinham mais dificuldades de chegar a seu objetivo do que aqueles que estavam pensando em grupo. Eles também assim sentiram e acabaram por agrupar-se em duplas e grupos. Ótimo.

              Pude partir daí, da necessidade de se viver em grupo, para trabalhar algumas dificuldades que alguns alunos têm apresentado, principalmente no recreio, agressividade entre colegas.

              Partimos do primeiro grupo do qual participamos, a família que tem respeito entre os membros, e regras a serem seguidas. Depois, a turma na escola que tem regras a serem seguidas. Exploramos também os grupos dos quais participam fora da escola, como a Igreja que frequentam, alguns participam dos Escoteiros, o time de futebol, de volei, a turma da pescaria (tenho um aluno que adora pescar), enfim todos esses grupos que participamos e nos quais nos comportamos bem.

              Por que razão o recreio da escola é da maneira que é?

              Surgiu daí um debate entre os alunos, onde todos deram suas opiniões.

              Em nosso último encontro de estudo, as UVETES, preocupadas com a questão do recreio, planejaram ações, utilizando os métodos do Menteinovadora. Vamos usar a Tentativa e erro, vamos dar um passo em direção a nosso objetivo.

              E como no jogo Missão lunar, vamos contar com o grupo para trabalhar dificuldades de alguns membros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário