UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

29 de mai. de 2012

ABALONE - FORÇAS UNIDAS -


ALÉM DA SALA DE AULA...
NA SALA DE AULA!

FORÇAS UNIDAS – ABALONE...


Quem disse que Menteinovadora é apenas o ‘’joguinho’’?  Quem disse que o Livro do professor é O ÚNICO meio para o professor realizar seu planejamento? Quem disse que o joguinho é a única aprendizagem possível com este projeto? Quem disse que o Menteinovadora deve ficar somente na sala de aula?
QUEM DISSE NÃO ENTENDEU NADA.... O mundo é o limite! Nem que seja pelo globo...
Neste projeto o que vale ainda mais que a METODOLOGIA é o fazer pedagógico do professor, ou seja, o PLANEJAMENTO.
O segundo ano tem como módulo neste primeiro semestre o UNINDO FORÇAS que vem tratar de uma metodologia muito importante no projeto em si é o AVES MIGRATÓRIAS, que trata da necessidade da união e do auxilio um com o outro, e aproveitando este método venho agradecer a professora estagiária do PIBID Ana Paula Pedron, pela participação nesta aula do jogo FORÇAS UNIDAS, O ABALONE, este originário da França , que nos proporcionou uma aula de língua francesa, como assim? Oque tem haver? Vou te contar!
Como já dito, o jogo em questão vem da França é lá ele tem o nome ABALONE jogado de uma forma diferente do projeto, mas a base é igual, o que isso tem a ver com a vinda de nossa parceira Ana Paula, ora,  o pai dela é professor de Frances, ela fala Frances, e sabe muitas coisas sobre a França, afinal ele já esteve lá!
Neste dia aprendemos à localização geográfica, a alimentação, alguns costumes, curiosidades dos alunos, mas, o que mais chamou atenção foi a língua falada claro. Foram vinte minutos de conversa perguntas e muita curiosidade, os alunos adoraram afinal quem não quer conhecer a frança, pois bem nós do segundo ano conhecemos!
Bom daí para o jogo propriamente dito foi uma maravilha, ainda mais vendo meus alunos arriscarem algumas palavrinhas em Frances, números na sua maioria, assim, o jogo ganhou outro significado, e digo que não me deu o tão temido TRABALHO, bastou saber o que fazer com as informações descritas no livro do professor, saber quando o fazer e principalmente PLANEJAR, afinal seu alunos merecem o melhor sempre.
Comunicada as regras, dados os sentidos de movimento, realizadas as intervenções necessária, o jogo aconteceu, de uma forma organizada e interessante,e mediada metodologicamente, ainda mais, que para próxima aula contaríamos com uma fábula pra lá de necessária na vida de tantas pessoas... segue ela abaixo... quem sabe você se inspire e faça suas escolhas... MERCI BEAUCOUP!!!! Au revoir! Abços mon`ami!

O BURRO E A MULA.

UM PEQUENO BURRO E UMA GRANDE MULA ESTAVAM PUXANDO UMA CARGA MUITO PESADA JUNTOS.
O BURRO FICOU CANSADO E PEDIU AJUDA PARA A SUA AMIGA, A MULA.
A MULA SE RECUSOU E NÃO ACEITOU CARREGAR UMA SACA SEQUER A MAIS DO QUE O BURRO.
O BURRO, EXAUSTO, TENTOU CONTINUAR, MAS ACABOU DESMAIANDO.
AGORA A MULA TINHA QUE CARREGAR TODA SACA SOZINHA. ALÉM DISSO, ELA TINHA QUE CARREGAR O BURRO DESMAIADO.
 A MULA PAROU E PENSOU: SE EU TIVESSE AJUDADO MEU AMIGO NÃO ESTARIA NESTA SITUAÇÃO.
 A PARTIR DE ENTÃO A MULA APRENDEU A IMPORTANTE LIÇÃO...
O QUE A MULA APRENDEU?
A MULA APRENDEU QUE QUEM AJUDA UM AMIGO ACABA AJUDANDO A SI PRÓPRIO.

E ENTÃO????

Nenhum comentário:

Postar um comentário