Foi a semana do KARA KUPE! Foi
também a semana das AVES MIGRATÓRIAS!
Para
criar um clima, na segunda-feira os alunos ao chegarem na sala de aula viram na parede ao lado dos outros métodos
uma imagem de aves migratórias, com o nome do método. A primeira pergunta (deles) foi se o horário
tinha mudado e se era dia de Menteinovadora. Explicado que era só para ir
adiantando “o trabalho”, iniciamos a aula de Português, depois Matemática,
conforme horário normal. Claro que falamos das aves! Mas não tudo!
No
dia do jogo usamos o planejamento do livro do professor, onde tem uma
brincadeira com mímica muito legal e apropriada. Tarefas impressas, fomos aos”
riscos”! Na verdade não tinha ideia de como iria ser o resultado. Foi o
primeira vez que bateu uma certa insegurança (alunos mudos por 7 minutos).
Insegura mas ao mesmo tempo com o desejo enorme que desse certo. E deu! Com
diferenças de resultados nas duas turmas.
Umas
das turmas cumpriram a tarefa perfeitamente. Uma sintonia que não havia
percebido que existia na sala de aula! Fiquei encantada! A outra turma cumpriu
parcialmente, fiquei encantada também pela clareza que tiveram ao explicarem
como entenderam o que era para fazer! O
interessante é que nesta segunda turma os assuntos pertinente aos objetivos da
aula fluíram melhor.
Hora
do jogo! Regras explicadas. Métodos retomados. Segui a sugestão de jogar uma
vez e deixar os alunos observando. Arrumamos os grupos e a emoção começou! KARA
KUPE é um jogo rápido, empolgante e se um da dupla não se mostra “antenado” dá
problemas! Solucionado com a troca de parceiros a cada rodada!
Precisei jogar
em todos os grupos uma vez, e para isto contei com a ajuda dos próprios alunos.
Enquanto eu jogava um deles circulava entre os grupos. Depois foi só festa!
Muita observação e os alunos alegres, ganhando ou perdendo, estavam curtindo
muito.
Descobri
durante o jogo a percepção aguçada de uns alunos. Até impressiona, e por outro
lado a falta de agilidade em outros.
Tenho alunos que conseguem rapidez nas trocas, sempre antenados para dizer KARA
e descobrirem o sinal da outra dupla e ainda avisam : “profe o grupo do fulano
está jogando errado”! Tenho aluno que não conseguiu na primeira aula perceber o
sinal do outro! Mas o que impressiona é que nem um desiste !Na hora de acabar
foi com pesar, mas necessário!
Foi bacana nas duas turmas o assunto
comunicação, equipe, colaboração, cooperação. Com a vivência desta aula ficou
claro os conceitos, o que dá a certeza que as próximas serão melhores ainda!
Na
aula de educação física(dois dias depois), na volta a calma planejei uma
brincadeira com mímica. Simples. Dividi a turma em quatro grupos, e cada grupo
tinha que representar uma frase para os outros grupos descobrirem. A pontuação
aconteceria se o grupo conseguisse comunicar a ideia de uma frase determinada (AFINAL O OBJETIVO ERA SE FAZER ENTENDER) .
Foi ótimo! Prometi outras “brincadeiras”.
O
Menteinovadora mexe com nosso planejamento em todas as áreas! Que venha a
próxima semana! Nós do 5º ano estamos sempre aguardando ansiosos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário