UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

26 de mai. de 2012

DECIFRANDO GESTOS (KARA KUPE)


                 Foi a semana do KARA KUPE! Foi também a semana das AVES MIGRATÓRIAS!
                Para criar um clima, na segunda-feira os alunos ao chegarem na sala de aula  viram na parede ao lado dos outros métodos uma imagem de aves migratórias, com o nome do método.  A primeira pergunta (deles) foi se o horário tinha mudado e se era dia de Menteinovadora. Explicado que era só para ir adiantando “o trabalho”, iniciamos a aula de Português, depois Matemática, conforme horário normal. Claro que falamos das aves! Mas não tudo!
                No dia do jogo usamos o planejamento do livro do professor, onde tem uma brincadeira com mímica muito legal e apropriada. Tarefas impressas, fomos aos” riscos”! Na verdade não tinha ideia de como iria ser o resultado. Foi o primeira vez que bateu uma certa insegurança (alunos mudos por 7 minutos). Insegura mas ao mesmo tempo com o desejo enorme que desse certo. E deu! Com diferenças de resultados nas duas turmas.
                Umas das turmas cumpriram a tarefa perfeitamente. Uma sintonia que não havia percebido que existia na sala de aula! Fiquei encantada! A outra turma cumpriu parcialmente, fiquei encantada também pela clareza que tiveram ao explicarem como entenderam o  que era para fazer! O interessante é que nesta segunda turma os assuntos pertinente aos objetivos da aula fluíram melhor.
                Hora do jogo! Regras explicadas. Métodos retomados. Segui a sugestão de jogar uma vez e deixar os alunos observando. Arrumamos os grupos e a emoção começou! KARA KUPE é um jogo rápido, empolgante e se um da dupla não se mostra “antenado” dá problemas! Solucionado com a troca de parceiros a cada rodada!
Precisei jogar em todos os grupos uma vez, e para isto contei com a ajuda dos próprios alunos. Enquanto eu jogava um deles circulava entre os grupos. Depois foi só festa! Muita observação e os alunos alegres, ganhando ou perdendo, estavam curtindo muito.
                Descobri durante o jogo a percepção aguçada de uns alunos. Até impressiona, e por outro lado a  falta de agilidade em outros. Tenho alunos que conseguem rapidez nas trocas, sempre antenados para dizer KARA e descobrirem o sinal da outra dupla e ainda avisam : “profe o grupo do fulano está jogando errado”! Tenho aluno que não conseguiu na primeira aula perceber o sinal do outro! Mas o que impressiona é que nem um desiste !Na hora de acabar foi com pesar, mas necessário!
                 Foi bacana nas duas turmas o assunto comunicação, equipe, colaboração, cooperação. Com a vivência desta aula ficou claro os conceitos, o que dá a certeza que as próximas serão melhores ainda!
                Na aula de educação física(dois dias depois), na volta a calma planejei uma brincadeira com mímica. Simples. Dividi a turma em quatro grupos, e cada grupo tinha que representar uma frase para os outros grupos descobrirem. A pontuação aconteceria se o grupo conseguisse comunicar a ideia de uma frase determinada (AFINAL O OBJETIVO ERA SE FAZER ENTENDER) . Foi ótimo! Prometi outras “brincadeiras”. 
O Menteinovadora mexe com nosso planejamento em todas as áreas! Que venha a próxima semana! Nós do 5º ano estamos sempre aguardando ansiosos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário