Quando o professor acredita de verdade no
que está fazendo, em seu planejamento ,
tudo fica mais fácil, mesmo em ambientes difíceis. Adversidades tornam-se
alavancas que possibilitam ganhos no processo de ensinar e aprender.
Deparamo-nos com problemas. Gente tem
problemas. Somos gente e os alunos também são.
Alguns alunos trazem de casa reflexos de mau relacionamento familiar,
falta de condições dignas de vida, reflexos da condição econômica, cultural.
Notamos esta carência: no rancor, nas atitudes de agressividade e na falta de
AMOR, na dificuldade nos relacionamentos, dureza no trato com o outro. É o
modelo de relacionamento que muitos vivenciam em casa. Portanto, precisamos ir
além do COGNITIVO, precisamos avaliar a AFETIVIDADE. É preciso buscar ESTRATÉGIAS
que ajudem os alunos a aderirem às propostas para termos mudanças de
COMPORTAMENTO, e como consequência crescimento na aprendizagem. Precisamos
tornar o conhecimento mais carinhoso, mais próximo das crianças. O que pode ser
mais próximo às crianças do que historinhas, com personagens que tornam o
aprender bem possível, personagens onde você possa se ver, se espelhar, se
encontrar.
Pensamos em INTELIGENCIA EMOCIONAL. A
criança precisa ir aprendendo a lidar com as emoções, a se identificar com
situações e personagens. Mas que personagens? Personagens que pudéssemos dar
forma e vida com o que queríamos das crianças. Assim surgiu a Turma do
Mentinho. Com a Turma do Mentinho o aluno pode criar respostas, falas de acordo
com o que cada personagem representa, e de contra ponto o Du Contrinho. Todo
aluno pode se ver na Turma do Mentinho.
Os métodos tornam-se muito mais fáceis de serem entendidos e
vivenciados, ficam menos “assustadores”. As transcendências são possíveis há
todo momento, não só após os jogos.
Ganhamos o MENTEINOVADORA, jogos
excelentes. Métodos metafóricos que nos ajudam a encaminhar, desenvolver, a
cumprir a rotina da aula. Eles nos fizeram rever conceitos e melhorar nosso
desempenho profissional em sala de aula. Decidimos que vai dar certo, com troca
de ideias, buscando soluções, e algumas até EFICAZES. Agora temos a aula em si,
os jogos, os métodos, a mediação como proposta, e os personagens para a
transcendência ultrapassar a sala de aula.
Eis nosso primeiro projeto com a Turma do
Mentinho.
TEMA-OBJETO
O ato de pensar deve estar em todos os espaços da escola e, queremos
incluir o recreio. É onde o aluno pode exercer sua autonomia de convivência com
os outros, porque é monitorado e não dirigido.
JUSTIIFICATIVA
Os alunos, em minutos de recreio mostram agressividade, brincadeiras que
machucam, baixa tolerância às pequenas desavenças. Não aproveitam o recreio
para o verdadeiro sentido de existir.
OBJETIVOS
- Promover a
integração e a socialização dos alunos de todas as séries participantes na hora
do recreio.
- Reintegrar
os alunos ditos “excluídos”, socializando-os e resgatando a autoestima através
de trabalhos realizados em sala de aula.
- Criar com
os alunos um espaço lúdico no recreio, incluindo durante as aulas brincadeiras
possível no espaço escolar.
- Diminuir a violência no recreio, proporcionando um ambiente agradável.
- Contribuir para que o recreio possa ser também um espaço de
aprendizagem.
METODOLOGIA
Aproveitando
a proposta do Menteinovadora, usar os métodos para trabalhar o tema recreio.
Para isto usaremos os personagens que deram vida aos métodos.
ATIVIDADES
PROPOSTAS
1ª etapa - Trabalhar a palavra recreio.
Ao pesquisar o sentido da palavra “recreio”, podemos constatar que ela
deriva de recrear, significando divertimento, prazer. “Recrear” vem do latim
recreare indica a possibilidade de proporcionar recreio, de divertir, causar
alegria, prazer ou brincar. A partir do conceito com a ajuda da Turma do
Mentinho, na sala de aula elaborar ideias de como cada personagem reagiria
frente aos problemas levantados, já que nas turmas são desenvolvidos todos os
métodos utilizados nos jogos. Como segundo momento cada turma se concentra mais
em um método, em um personagem para construir um painel sobre como pensar o
recreio.
2ª etapa - Cada professor responsável pelo projeto coloca o mural do
personagem da turma com as ideias dos alunos e ao mesmo tempo olha os outros.
Ler e desenvolver a oralidade através das ideias das outras turmas, usando os
métodos expostos. Neste início do trabalho é bom o professor não soltar o aluno
a mil quando bate, ir para o recreio acalmando, sempre lembrando a proposta dos
personagens. Na volta da sala de aula reservar um espaço para discutir o
assunto.
3ª etapa – leitura de uma história em quadrinhos reforçando a ideia de
como deve ser o recreio. A história será a mesma para todas as turmas
participantes, cabendo ao professor planejar as atividades de interpretação.
História disponível aqui:
https://docs.google.com/open?id=0B-5kgmdYT9MfZ2F2LUFZck4tbTA
4ª etapa- Na aula de educação física proporcionar atividades para
trabalhar fila, estabelecendo uma regra única, porque nos primeiros momentos do
projeto, a criança precisa sentir que o professor está levando a sério.
Pesquisar brincadeiras moderadas de pátio. Evitar dias de exceção a regras.
Cabe ao professor lembrar o uso dos métodos e os combinados.
5ª etapa- Avaliar com os alunos o andamento da semana. O que deu certo,
o que precisamos reforçar. Como podemos melhorar. Sempre registrar, pode ser
uma folha de reunião de turma.
Métodos e personagens que serão usados durante o projeto:
O trabalho desenvolvido por essas maravilhosas professoras não precisa de nenhum comentário de elogio, pois é só ver no sorriso dessa meninada que está estampado o qto o trabalho delas é de valor! Parabéns uvetes vcs são nota 10!
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