UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

30 de set. de 2012

COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO, OUTRO PONTO DE VISTA DE UMA MESMA SITUAÇÃO




 

          Como é difícil entender e respeitar opiniões diferentes das nossas. Difícil, não impossível. Para isso é preciso vivenciar, imaginar, colocar-se no lugar do outro, adaptando-se a novas situações.

            A 5ª lição, aula 1, do 3º ano nos faz vivenciar estas habilidades, adaptação perante o novo, busca dos recursos aprendidos ( estratégias e métodos ) para lidar com novas situações e respeito, principalmente respeito às ideias, ao pensar, às opiniões do outro.

            Preparei a sala para o circuito entre Bloqueio e Connect Four. Os alunos dividiram-se em duplas e cada uma escolheu um jogo. Ao sinal (apito), as duplas deveriam trocar de jogo e continuar a partida já iniciada por outra dupla.

            Alguns sentiram-se confusos e até frustrados porque no jogo que deixaram, estavam vencendo e muitas vezes assumiram uma posição desfavorável no outro jogo. E então puderam utilizar as estratégias e métodos aprendidos para "virar" o jogo e vencer.

            Várias vezes trocamos os lugares, os jogos, experiências novas. E como gostaram, como foram divertidas as trocas, muito, muito legal.

            Ao final, conferir e guardar os jogos, SEMPRE.

            As experiências com o Menteinovadora, são muito ricas, sempre há surpresas, inovações em algo inovador.


            Respeitemos sempre as opiniões alheias, mesmo que sejam diferentes das nossas, pois "todo ponto de vista é a vista do ponto", Leonardo Boff.




Ansiosos pelo próximo jogo.













Um comentário:

  1. Gostei do conteúdo filosófico da proposta. Muito bom. É preciso resgatar isso nas escolas básicas.

    ResponderExcluir