UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

6 de jun. de 2012

DECIFRANDO GESTOS (KARA KUPE) - CONTINUANDO



Comunicação, cooperação, autoconhecimento...estratégias!!!

Que atitude é importante manter para que esta comunicação se dê? É importante também prestar atenção no oponente? Por quê? Ficar de olho nas trocas de cartas que ocorrem na mesa, é também importante? Como perceber se o parceiro fez uma quadra ou uma seguida, ou se a dupla oponente está dando indícios de que está pronta para fazer uma quadra ou uma seguida?  Como prestar atenção em tudo? Pode priorizar? É preciso agir rápido? Pensar e analisar rápido? E a escolha do código? E assim vai. Parecido, quase igual as sugestões do livro do professor. Mas todas estas perguntas surgiram, antes de iniciar a 2ª aula! Foi dar a largada, e choveu situações! Era braço levantado para todo lado, e ainda nem tínhamos estudado as estratégias! Estas cabecinhas pensantes facilitaram a aula, porque conforme um ia perguntando outro já ia respondendo, e como PROFESSORA, ouvia e fechava as estratégias!

Nesta segunda aula os alunos já tinham claro que a falta de atenção de um componente, e a falta de discrição na hora de fazer o gesto, ou falar o combinado poderia prejudicar o jogo. Nesta segunda aula as jogadas foram cuidadas, as trocas de cartas na mesa começaram a ser percebidas! O jogo estava mais “difícil” de “ganhar”, porque a turma no geral estava mais envolvida! Como se tivessem tomado um “chá de atenção”!

Assim começamos a dar importância ao olhar das pessoas e seus gestos, prestar atenção ao tom de voz e ao nosso tom, começamos a nos  perceber.

Aproveitando o Método das Aves Migratórias (apresentado aos alunos na primeira aula de Kara kupe) organizamos combinações. Não foram combinações de regras de convivência, mas combinações de grupo! Agora temos metas de grupo. A grande meta é todos chegarem ao 6º ano, e para isto temos que uns cuidar dos outros. Perceber o colega que precisa de conselho, ajuda nos estudos, de uma palavra amiga. Temos lemas diários também!

Decifrando Gestos (kara Kupe) definitivamente não é só um jogo de cartas!

Um comentário: