Minha experiência com o jogo Bloqueio permitiu que eu pensasse
numa adaptação para o jogo.
Dentre meus alunos do 3º ano do ano de 2011, havia um hiperativo.
Ele não usava as barreiras, tal era sua ansiedade em chegar primeiro do outro
lado. Somente usava o peão pulando de casa em casa, em linha reta, o que
praticamente obrigava seus adversários a somente usarem as barreiras, sem tempo
de mover o peão ou também jogarem somente com o peão. O jogo perdia seus
objetivos de usar e economizar recursos e estabelecer relação entre a gestão de
recursos e suas consequências.
Pensei então em utilizar um dado que desse a ele limites no que
fazer e ao mesmo tempo pudesse escolher como usar o que lhe fosse pedido.
Comprei 12 dados e adaptei cada um deles. Os números 1, 2 e 3 foram preservados
para indicarem o número de casas para mover o peão. Nos outros lados de cada
dado, colei a palavra bloqueio, indicando q a cada vez que ela aparecesse o
jogador deveria usar a barreira.
Para meu aluno com muita dificuldade de concentração foi ótimo.
Ele jogou utilizando-se das possibilidades dadas pelo dado, montando estratégias
de jogo e com menos ansiedade, já que não estava totalmente livre para fazer
somente o que quisesse, precisava seguir uma determinação.
Como a
experiência com o uso dos dados foi benéfica, todos os alunos passaram a
usá-los. E numa jogada o usavam, noutras não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário