UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

6 de mai. de 2012

Jogo BLOQUEIO, usando dados


Minha experiência com o jogo Bloqueio permitiu que eu pensasse numa adaptação para o jogo.

Dentre meus alunos do 3º ano do ano de 2011, havia um hiperativo. Ele não usava as barreiras, tal era sua ansiedade em chegar primeiro do outro lado. Somente usava o peão pulando de casa em casa, em linha reta, o que praticamente obrigava seus adversários a somente usarem as barreiras, sem tempo de mover o peão ou também jogarem somente com o peão. O jogo perdia seus objetivos de usar e economizar recursos e estabelecer relação entre a gestão de recursos e suas consequências.

Pensei então em utilizar um dado que desse a ele limites no que fazer e ao mesmo tempo pudesse escolher como usar o que lhe fosse pedido. Comprei 12 dados e adaptei cada um deles. Os números 1, 2 e 3 foram preservados para indicarem o número de casas para mover o peão. Nos outros lados de cada dado, colei a palavra bloqueio, indicando q a cada vez que ela aparecesse o jogador deveria usar a barreira.

Para meu aluno com muita dificuldade de concentração foi ótimo. Ele jogou utilizando-se das possibilidades dadas pelo dado, montando estratégias de jogo e com menos ansiedade, já que não estava totalmente livre para fazer somente o que quisesse, precisava seguir uma determinação.

Como a experiência com o uso dos dados foi benéfica, todos os alunos passaram a usá-los. E numa jogada o usavam, noutras não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário