Ano passado nos deslumbramos com
o projeto. Continuamos deslumbradas, até porque é bom mesmo! Mas sabemos que tem entraves. As vezes o aluno está em
dia difícil, outras vezes o professor (mas isto é para qualquer disciplina do
currículo, não?). Sabemos também que na prática, na hora da aula, é que vão acontecer todos os dilemas, por mais
que saibamos jogar, que treinemos a mediação, porque lidamos com gente.
Passamos por isto!!! Cometemos erros. O importante é olhar atentamente para os
acertos e discutir os erros sem medo,
por isto é importante um grupo!
Ao
analisar um jogo em grupo, sem se importar para que ano se destina, onde se tem
liberdade com seus pares, podemos questionar umas as outras:
-
Quais a habilidades que serão desenvolvidas? Quais habilidades que o aluno
precisa ter para entender o jogo? Tem conteúdos do ano em questão envolvido? Vais
aplicar o jogo na quarta-feira? Será que não seria importante segunda ou terça
planejar uma aula sobre...(aí depende do jogo)!!!!!!Este cartaz está legal?
Os
alunos não vão usar os métodos por “osmose”, ou somente com aquela explicação
que damos sobre. Eles vão começar a usar quando sentirem de perto a mediação.
Sim!!!!É aquela aula que o professor não pode ficar sentado na sua classe
esperando o aluno jogar até cansar, enjoar!!!!!Em compensação o professor se
diverte, interage, fica conhecendo melhor o aluno, e depois de um mês já
acontece de um aluno mediar com outro!!!!!!
Sobre
estas coisas que nós UVETES conversamos, discutimos. Porque o trabalho na sala
de aula é solitário para o professor, então ele tem que estar “forte”, é ele e
as crianças. E este Projeto clareou muito o conceito de mediação, e nós
queremos ser mediadoras (mediadoras de verdade). Nós já nos reuníamos antes
para uma dar “palpite” no trabalho da outra! Agora estamos tentando dar mais
qualidade. Temos que aproveitar todos os recursos que nos é oferecido! Não
temos a pretensão de ser melhor nem pior que ninguém, mas sim de cada dia ser
melhor em relação ao nosso próprio trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário