UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

24 de out. de 2012

MANCALA ... no 2º ano ... AULA DE CIDADANIA!



ÁFRICA... MANCALA... MENTEINOVADORA... RACIOCINIO LÓGICO...

Raciocinar logicamente indo além das impressões imediatas com planejamento de ação, com planejamento de ação corporal e movimento. Estas habilidades são desenvolvidas junto ao jogo Mancala. Trazido da África, onde surgiu, o jogo realizado pelas tribos como forma de selecionar seus lideres, vem como o segundo jogo do bloco Imaginando do segundo semestre do MenteInovadora para o 2º ano.
É o segundo ano que venho trabalhando com o Mancala e por incrível que pareça a cada ano uma novidade, este ano confesso que a turma sentiu um pouco mais de dificuldade na rotação do jogo, isso porque com o tempo e a diversificação dos jogos os alunos tendem a fazer relações com outros jogos, e inevitavelmente criar “vícios”, mas como o mmancala é um jogo de regras já estabelecidas a muito tempo e muito complexas, precisou ser cobrada de forma reforçada a cada jogada.
 Todo jogo traz uma contextualização, como já sabemos, neste caso não foi diferente. Nada como trazer o mundo para a sala de aula, pois bem, nossa primeira aula contou com uma bela aula de geografia com direito a relações de placas tectônicas e trabalhos na lousa interativa com a montagem do mapa do mundo. Preciso falar que os alunos adoraram?
Bom conhecida a história da áfrica, que acreditem, fizeram os alunos levantarem questões serias e discutidas a nível mundial, como fome, educação e doenças, pois é nossos alunos sabem o que acontece do outro lado do mundo, o jogo foi como um meio de mostrar que cada cultura tem sempre um lado bom e lógico de se viver.
Raciocinar logicamente não é algo apenas voltado a questões matemáticas, é muito importante saber que nossos alunos tem sim capacidade de levantar questões muito mais relevantes do que as tratadas “no nível de série”. É muito bom saber que nossos alunos se importam sim com o que acontece e tem ideias para auxiliar no mundo. Inteligência se aprende, mas consideração e comprometimento com o outro é digno de corações bons e logicamente solidários com o próximo... Jogo... Sim... Aula de matemática... Sim... Aula de geografia... Sim... Mas acima de tudo AULA DE CIDADANIA!

Segue link do jogo online e dados para curiosidade de nossos seguidores:

                                  pt.wikipedia.org/wiki/Mancala

Nenhum comentário:

Postar um comentário