UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

17 de out. de 2012

PIRÂMIDES


          Terminado as aulas com o jogo Formas e Cores, vem Pirâmide.
 
          Ano passado optei por passar um documentário pequeno sobre as Pirâmides do Egito, e construímos vários tipos de pirâmides.
 
         Este ano ao planejar, pensei na possibilidade de explorar mais os conceitos matemáticos: Polígonos, poliedros , sólidos geométricos não poliedros, lado, face, aresta, vértice, nomenclatura. Praticamente “casei” as aulas de MATEMÁTICA com MENTEINOVADORA, isto sem levar em conta o vocabulário. Usei também o livro de matemática da Editora Positivo.
 
         O livro do professor do 2º semestre do Menteinovadora traz sugestões ótimas para introduzir o jogo e ainda temos a vantagem de sermos a professora das outras disciplinas. Agora com a noção melhor dos jogos, já é possível organizar melhor o plano de trabalho. Podemos até incluir conteúdos!
 
         Mas, e o jogo? O jogo Pirâmide é fabuloso. Esferas que formam “quadrados”, que acabam em Pirâmides! Claro que não é tão fácil. Precisamos economizar esferas (recursos), porque ganha quem colocar a última esfera!
 
         Estamos aprendendo sobre diferentes tipos de recursos, além de economizar o que temos disponível, ao mesmo tempo em que usamos estratégias do jogo para termos esferas até o final! Jogo para duplas. Dois alunos tentando ser o último a colocar a esfera na ponta de pirâmide!
 
         O mais importante, no momento do jogo (nas outras aulas também), é a MEDIAÇÃO. É preciso observar, questionar jogadas, fazer com que o aluno pense!
 
         Semana que vem mais uma aula de Pirâmide, e depois Passagem Subterrânea! Vamos aprender sobre captação, acúmulo e conservação de recursos! Bom, muito bom, ótimo!






 
 



 
 
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário