Terminado
as aulas com o jogo Formas e Cores, vem Pirâmide.
Ano passado optei por passar um documentário
pequeno sobre as Pirâmides do Egito, e construímos vários tipos de pirâmides.
Este ano ao planejar, pensei na
possibilidade de explorar mais os conceitos matemáticos: Polígonos, poliedros ,
sólidos geométricos não poliedros, lado, face, aresta, vértice, nomenclatura.
Praticamente “casei” as aulas de MATEMÁTICA com MENTEINOVADORA, isto sem levar
em conta o vocabulário. Usei também o livro de matemática da Editora Positivo.
O livro do professor do 2º semestre do Menteinovadora traz sugestões
ótimas para introduzir o jogo e ainda temos a vantagem de sermos a professora das
outras disciplinas. Agora com a noção melhor dos jogos, já é possível organizar
melhor o plano de trabalho. Podemos até incluir conteúdos!
Mas, e o jogo? O jogo Pirâmide é
fabuloso. Esferas que formam “quadrados”, que acabam em Pirâmides! Claro que
não é tão fácil. Precisamos economizar esferas (recursos), porque ganha quem
colocar a última esfera!
Estamos aprendendo sobre diferentes
tipos de recursos, além de economizar o que temos disponível, ao mesmo tempo em
que usamos estratégias do jogo para termos esferas até o final! Jogo para
duplas. Dois alunos tentando ser o último a colocar a esfera na ponta de
pirâmide!
O mais importante, no momento do jogo
(nas outras aulas também), é a MEDIAÇÃO. É preciso observar, questionar
jogadas, fazer com que o aluno pense!
Semana que vem mais uma aula de Pirâmide,
e depois Passagem Subterrânea! Vamos aprender sobre captação, acúmulo e
conservação de recursos! Bom, muito bom, ótimo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário