É muito bom quando podemos trazer para sala de aula jogos que fizeram, e ainda fazem, parte de nossa vida cotidiana. Quem não lembra do velho DOMINÓ? Aquele que juntava a família, os vizinhos, os primos, os amigos, enfim, aquele que anima muitas tarde de domingo e os dias de chuva...pois bem, o MenteInovadora traz o dominó como jogo inicial para o 2º trimestre no segundo ano, onde iremos aprender a resolver problemas com a imaginação... então bem vindo ao ciclo IMAGINANDO COM O 2º ANO...
Resolvemos dividir este jogo em três aulas, isso por que as aulas direcionadas ao jogo vinham com muitas dinâmicas importantes para o uso do dia a dia de nossa sala de aula, então, a fim de aproveitar todas da melhor maneira, tivemos que aumentar uma aula em nossa semana...nada que pudesse atrapalhar, mas sim somar.
Penso ser importante salientar que o fato de termos aulas já ''prontas'' não quer dizer que precisamos fazer tudo ao mesmo tempo, não podemos esquecer que estamos trabalhando com mediação, e nós enquanto professores devemos saber direcionar, da melhor forma, claro, o decorrer de nosso planejamento não ''jogando'' tudo de uma vez só...o fator surpresa ajuda e muito no querer de nossos pensantes alunos.
Iniciamos o semestre com o uso dos sinais < = > (menor que..., igual, maior que...) usamos números de 1 a 10 como orientava o livro com cores simultâneas e com o diferencial da nova escolha de duplas, sim os números e as cores me levaram a minha ''nova'' dupla deste jogo inicial: DOMINÓ. Os alunos pegaram muito bem os sinais, pois a tabela de números ajudou e muito na orientação...olha que achei que iria ser uma''peleia''.
Mas o grande momento, acredito que o melhor, foi o ''BATALHA DE DOMINÓ'', onde os cálculos entraram em ação, salientando que a todo o tempo os métodos eram relembrados pelos alunos, ainda mais quando o pensar estava em jogo...o SEMÁFORO (SINALZINHO) trabalhou e muito.
A mediação neste momento foi imprescindível, pois é necessário trazer a tona em que momentos precisamos organizar nosso pensamento para realizar tarefas como as solicitadas no jogo: obter pontos tendo que contar com seu raciocínio, o do grupo, o conhecimento dos sinais e cálculos corretos.
Outra forma que deixou os alunos bem entusiasmados foi o trabalho com o material em tamanho grande, no caso do dominó utilizamos uma regra diferente, onde cada aluno recebeu uma peça apenas, pois é uma forma de colocarmos por partes a regra tradicional e os alunos acabam assimilando com mais facilidade a raciocínio utilizado no dominó no caso a quantidade por ela mesma (igual).
O Jogo do Dominó vem trazer transcendências voltadas ao método do semáforo, mas também ao DETETIVE (LUPITA), tendo em vista as estratégias de ''Aumento de Chances'' bem como a forma de organização do jogo propriamente dito.
É interessante levar os alunos a analisarem as possibilidades mais importantes em cada situação, e que o pensar faz toda a diferença em todos os momentos de nossas vidas. É pelo pensar que encontramos novos caminhos para chegarmos a um resultado, lembrando sempre, que nem sempre ganhamos, mas o que importa é estarmos sempre cientes de nossas ações indiferentes que nos deem, ou não, o controle da situação ou nos façam depender da sorte, o importante é pensar em várias alternativas e as consequências de cada decisão, controlando sempre a impulsividade e tudo dependendo unicamente de sua AÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário