Jogo Hamburguer e fritas, primeira aula no 3º ano.
Iniciei a aula jogando com meus alunos. Par ou ímpar para decidir quem inicia, aperto de mãos ( respeito ao adversário, sempre). Estar em lados opostos não significa estar contra, apenas com opiniões diversas, em perspectivas diferentes, em pontos de vista com vistas de pontos diferentes.
Desenhei no quadro 8 batatas e um hamburguer (objetivo a ser alcançado).
Cada jogador deve "comer" uma ou duas batatas, até que se alcance o hamburguer.
No início, foram "comendo" de duas em duas as batatas, porque pensaram ser a maneira mais correta. Depois, decidiram "comer" somente uma em cada vez. Enfim, o grupo, foi construindo estratégias. Foram fazendo combinações ao longo das partidas.
Joguei com eles mais algumas vezes e já pude notar as cabecinhas funcionando, fazendo seus cálculos, suas perguntas internas. Interessante a capacidade do intelecto humano.
Passaram então, a jogar em duplas, utilizando o livro do aluno e depois desenhando outras possibilidades de jogo.
O objetivo desta aula que era aprender com os erros, com certeza foi alcançado.
Nosso método para este jogo foi a Tentativa e o Erro.
Depois do jogo, passamos para as transcendências. O que aprenderam em suas vidas, depois de tentar, errar, tentar de novo? " Aprendi a andar de bicicleta, caindo uma porção de vezes." "Eu aprendi a andar." " No Jiu jitsu quando aprendo cada golpe novo." " Na Educação Física, na competição de andar com a bolinha na cabeça, eu não conseguia. A bolinha não parava na minha cabeça, mas eu não desisti e consegui."
Que venha a segunda aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário