Ano passado quando iniciamos no Menteinovadora como piloto no
Município de Tramandaí, não joguei Submarinos com meus alunos, pois começamos
no 2º semestre.
Depois de bastante planejamento e preparação do material que
inclui os cartazes com os mapas de frota e alvo, cartaz com o mapeamento da
sala de aula para que descubram o aluno misterioso, os submarinos feitos em
papel cartaz, tabuleiro grande para visualização do jogo, trabalhamos toda esta
parte introdutória.
Joguei com eles marcando suas tentativas no mapa de alvos.
Trabalhamos muito a ideia de coluna e linha, vertical, horizontal, aproveitei
para desenvolver esquerda e direita. Enfim, fomos para nossa 2ª aula.
Preparei todo o material, planejei, estudei. Iniciamos com um mapa
de frota grande e os submarinos destacáveis. Coloquei minha frota seguindo as
regras de deixar espaços em volta. Jogamos, jogamos,jogamos.
Foram ao jogo, reunidos em duplas, cada um dos adversários com
seus mapas de frota e alvo em mãos. Iniciado os jogos, após o par e ímpar e os
cumprimentos, notei que nem todos conseguiam cuidar sua frota e tentar acertar
o alvo do colega, também enfrentavam dificuldade para localizar o ponto de encontro
entre a linha e a coluna. Pequena confusão formada, tive que agir rapidamente,
para que todo nosso trabalho anterior não se perdesse e para que os alunos que
estavam conseguindo jogar, não se frustrassem.
Na hora pensei em utilizar o piso da sala de aula para ser um
enorme mapa de frota. Utilizei o material que tinha no momento : papel ofício e
canetão. Marquei nas folhas de ofício de 1 a 6, e as letras de A a F. Coloquei
no chão e pedi que todos olhassem para o mapa de frota da Prô. Novamente expliquei
o que é frota, e que eu colocaria meus submarinos da maneira como eu decidisse,
assim como eles também fariam quando fossem colocar seus submarinos no mapa.
Fui então, com as folhas de ofício nos pisos, localizando os submarinos de uma
casa, de duas casas, de três casas e de quatro casas, pedindo mais auxilio
àqueles que tinham mais dificuldade. Minha frota disposta, cada um teve direito
a um "tiro". Em cada um deles eu enfatizava a ideia de coluna e linha
e me colocava sobre o piso de junção. E todos nós dizíamos "ÁGUA" se
não houvesse submarino ou "VOCÊ ACERTOU", caso houvesse. Jogamos mais
algumas vezes, só que agora, todos eles ficaram de costas para meu mapa de
frota., com direito a um "tiro" cada um , todos marcando em seus
mapas de alvo. Foi incrível, todos chegaram ao objetivo.
Terminamos nossa aula, fazendo as atividades do livro do aluno. O
Projeto Menteinovadora não vem pronto, mas ele dá direções para que você possa
encontrar seus próprios caminhos.
Todos prontos para a 3ª aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário