UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

28 de out. de 2012

ORDEM CORRETA DOS MOVIMENTOS









           Ordem Correta dos Movimentos é uma estratégia de jogo usada no Mancala. Uma das aulas do Mancala é só para esta estratégia, pois é na segunda lição e os alunos já conhecem as regras do jogo.

            No livro do professor, como sugestão tem uma história para ser contada, sobre um aniversário. Contei como sendo o Aniversário de Daniel. Achei importante ter contado a história, e junto com as crianças tentar resolver todos os dilemas do tal aniversário. Ao ir contando a história as crianças já perceberam que o Lucas estava indo as compras sem ter lista de convidados, sem pensar nas quantidades, do que realmente precisaria. Chegamos a conclusão que Daniel resolveu fazer uma festa, mas não se organizou. Agiu por impulso. Não parou e pensou antes de agir.

            Oralmente organizamos as ações que deveriam ter sido realizadas pelo Daniel, antes de ir ao mercado:

            - Decidir fazer a festa.
            - Conversar com os pais (Daniel era uma criança!)
            - Ver a disponibilidade de dinheiro.
            - Fazer a lista de convidados.
            - Ver o local da festa.
            - Organizar um cardápio do que seria servido.
            - Fazer a lista de compras.
            - Ir ao supermercado.

            Assim o assunto foi planejamento, a importância de manter uma ordem de movimento em cada ação.

            E no jogo Mancala? Trabalhamos com o diagrama e com o livro do aluno antes de jogar.

            Durante o jogo, a aula fluiu mais pensada, os alunos estavam mais concentrados do que na primeira lição. Foram mais cuidados com o movimento de cada jogada.

            Mas é na transcendência que vemos o real resultado. Lembraram até que para uma palavra ser escrita e entendida existe a ordem das letras para formas as palavras, e para uma turma de segundo ano, onde estão iniciando a apropriação da leitura e escrita isto foi muito importante.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário