Ordem Correta dos
Movimentos é uma estratégia de jogo usada no Mancala. Uma das aulas do Mancala
é só para esta estratégia, pois é na segunda lição e os alunos já conhecem as
regras do jogo.
No livro do professor, como sugestão
tem uma história para ser contada, sobre um aniversário. Contei como sendo o
Aniversário de Daniel. Achei importante ter contado a história, e junto com as
crianças tentar resolver todos os dilemas do tal aniversário. Ao ir contando a
história as crianças já perceberam que o Lucas estava indo as compras sem ter
lista de convidados, sem pensar nas quantidades, do que realmente precisaria.
Chegamos a conclusão que Daniel resolveu fazer uma festa, mas não se organizou.
Agiu por impulso. Não parou e pensou antes de agir.
Oralmente organizamos as ações que
deveriam ter sido realizadas pelo Daniel, antes de ir ao mercado:
- Decidir fazer a festa.
- Conversar com os pais (Daniel era uma
criança!)
- Ver a disponibilidade de dinheiro.
- Fazer a lista de convidados.
- Ver o local da festa.
- Organizar um cardápio do que seria
servido.
- Fazer a lista de compras.
- Ir ao supermercado.
Assim o assunto foi planejamento, a
importância de manter uma ordem de movimento em cada ação.
E no jogo Mancala? Trabalhamos com o
diagrama e com o livro do aluno antes de jogar.
Durante o jogo, a aula fluiu mais
pensada, os alunos estavam mais concentrados do que na primeira lição. Foram
mais cuidados com o movimento de cada jogada.
Mas é na transcendência que vemos o
real resultado. Lembraram até que para uma palavra ser escrita e entendida
existe a ordem das letras para formas as palavras, e para uma turma de segundo
ano, onde estão iniciando a apropriação da leitura e escrita isto foi muito
importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário