UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

11 de set. de 2012

APRENDENDO ENQUANTO JOGA OU JOGANDO ENQUANTO APRENDE?

 

           Você já sentiu-se bloqueado, sem escolhas, sem saber o que fazer?
            Bloqueio foi o jogo da semana para o 3º ano.
            Este jogo, além de divertir, nos faz pensar que sempre haverá uma solução, uma saída, um novo caminho.
            Tomar decisões, escolher por onde, para onde ir.
            Ando com meu peão ou uso uma barreira para bloquear meu adversário? O que será melhor?
            Nas primeiras partidas, a maioria usa todas as barreiras de forma precipitada. Acabam sem reservas para conter o adversário quando realmente for necessário. Mas nas próximas partidas já pode-se notar o pensamento agindo, o raciocínio sendo convidado ao jogo. E então as partidas tornam-se mais interessantes.
            Semáforo é o método que se faz presente durante toda a partida = parar, analisar, agir.
            A regra do jogo limpo apresenta-se para que possamos entender que não vale tudo para chegar-se a vitória.
            Nesta regra, não se pode fechar totalmente os caminhos do oponente, até porque além dele perder as chances de movimento, fatalmente esta atitude acabaria por impossibilitar nossa própria caminhada. E aí a velha máxima " NÃO FAZER AO OUTRO O QUE NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM A VOCÊ". Regra básica da vida de todos.
            Regras a serem cumpridas no jogo. Regras a serem respeitadas na escola, em casa, na vida.
            Quais são elas mesmo? Este é um bom momento para lembrá-las.
            E os recursos? Neste jogo, 10 barreiras ou mariolinhas como gosto de chamar. A quantidade igual para ambos. Chances iguais. Como cada um gerencia estes recursos é a diferença.
            E este assunto vem para nossa vida, para o meio ambiente, para os tipos de energia que usamos.
            Um jogo. Tanto a aprender. Tanto a ensinar. Tanto a vivenciar. Tanto a transcender.

Um comentário:

  1. Maravilhoso. Todas as profs. deveriam acompanhar esse maravilhoso blog.Parabéns ao grupo!!!
    UM ABRAÇO
    CLÁUDIA NUNES

    ResponderExcluir