UVETES

UVETES surgiu como apelido carinhoso para um grupo de professoras que se deslumbraram pela Metodologia do Projeto Menteinovadora. Este Projeto sem a menor dúvida trouxe a tona toda a importância do trabalho do professor, já que está centrado na mediação. Não estamos preocupadas com o quanto foi gasto, estamos sim preocupadas em fazer valer o investimento. Pretendemos discutir publicamente o Projeto, trocar ideias, disponibilizar nossas impressões, avanços e dificuldades, soluções e estudos!!!

5 de jul. de 2012

RACIOCÍNIO AVANÇADO


              Nestas duas últimas semanas os 5º anos saborearam o “RA – Raciocínio Avançado”. São jogos de raciocínio que podem levar o aluno a participar das Olimpíadas de Raciocínio. Resumidamente, é um evento educacional que reúne alunos de todo mundo, para torneios com estes jogos.
                Claro que a culminância do evento, é o Torneio Internacional de Raciocínio, e que Tramandaí pode estar lá, ou não! Este pode ou não, é só um detalhe, porque no momento, o mais importante é a lição que os alunos estão tirando deste estudo.
                Iniciamos apresentando a Olimpíada de Raciocínio para os alunos, apresentando todo o processo, da sala de aula até as Olimpíadas Internacionais Mind Lab. Outros países, mapa do mundo na sala de aula!
                E as Regras de Ouro? Nossa, são regras de vida! Depois das Regras de Ouro, as Regras de Conduta! E é engraçado que mesmo os alunos que quebram regras, na simulação de torneio, acatam! Como se fosse simples para eles! Estamos pensando que o modo como é apresentado as Regras de Ouro, comove, mexe com o interior do aluno, e assim as Regras de Conduta, ficam simplificadas. Precisamos estudar mais para uma conclusão precisa!
                O primeiro jogo de RA aprendido é o QUORIDOR (Bloqueio). Com este jogo, usamos o Método do Semáforo (Sinalzinho    ),e durante o jogo, vamos percebendo as habilidades priorizadas, segundo a metodologia proposta.
                Agir de acordo com o planejamento (com flexibilidade), gerenciar recursos (ÓTIMO), identificar ameaças (durante o jogo somos constantemente bloqueados pelo oponente, e precisamos ir percebendo), e logicamente usando estratégias!
                O objetivo do QUORIDOR (Bloqueio), é ser o primeiro a chegar no lado oposto do tabuleiro, desviando, buscando uma maneira de passar pelas barreiras que o oponente pode (e deve) colocar. Mas, tem a regra do JOGO LIMPO : pode-se aumentar a rota e não fazer um bloqueio total!
                 Organizamos sorteio para formar as duplas (distribuí números e os iguais ficaram juntos). O aluno que ganhava trocava de lugar com o aluno de outra dupla que perdia. Organizamos três rodadas. Aprendemos bem as regras. Não marcamos os pontos! Ficou para outro momento.
                Duas aulas ricas em conceitos e conteúdos escolares e estamos recém iniciando!
                Podemos tirar lição para vida, tanto quando avançamos, bem como bloqueamos.
                Semana que vem, acabado as aulas do QUORIDOR(Bloqueio), postaremos nossas transcendências!
                O link abaixo é das Olimpíadas em Portugal , que está disponível no YOUTUBE, com a possibilidade de baixar e mostrar para os alunos! Mas se por acaso, achar que passar o videozinho pode acarretar em esticar muito a aula de Menteinovadora, passa em uma aula de Geografia, ou em uma aula de Lingua Portuguesa, os alunos terão muito que comentar e escrever!

                       E este é o link da Olimpíada de 2012, Sinaia - Romênia




Nenhum comentário:

Postar um comentário